Eleições 2010

Barack Obama foi o primeiro a utilizar com sucesso os recursos das redes sociais na web na sua campanha para a presidência dos Estados Unidos no ano de 2008, o democrata foi eleito e políticos do mundo inteiro passaram a ficar atentos a esse importante nicho, um mundo que se situa entre o real e o virtual. Barack Obama não somente inscreveu seu perfil nas redes sociais AsianAve, Facebook, Flickr, MySpace, Twitter e YouTube e como também postava seguidamente sobre assuntos diversos e respondia alguns comentários mais interessantes, e assim foi conquistando a confiança dos usuários dessas mesmas redes, que passaram a se sentir a vontade, íntimos daquele que viria a ser o novo presidente dos EUA, o mais aclamado dos últimos tempos. Barack Obama levou tão a sério essa nova ferramenta de comunicação que anunciou o nome de seu Vice também através da internet.

Eleições 2010

Eleições 2010

As eleições que aconteceram na Angola em 2008 também serviram de laboratório para publicitários e políticos, e o partido que usou as redes sociais ganhou com 80% dos votos, superando muito as expectativas. Chefes dos governos da Alemanha, Itália e França também aderiram o novo conceito e tem seus perfis nas redes sociais da internet, através das quais interagem com as pessoas, em sites seguros e com ampla visibilidade. O Brasil também entra na onda e podemos encontrar o perfil do Senhor Presidente Lula no Orkut e Twitter. Agora é a vez dos candidatos a candidatos a Presidência da República que já começam a demonstrar seu intento de seguir esse mesmo caminho, que já é considerada como marketing estratégico para as eleições 2010.

Pesquisa

Pesquisa

Além do Presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais já estão na rede, participando e interagindo com as pessoas. As redes sociais são o grande advento em comunicação dessa década, as pessoas se conhecem, se tornam intimas, formam vínculos fortes, se apaixonam e até se casam pela internet. A pseudo-proximidade sem estar próximo dá liberdade, derruba barreiras e as pessoas se expõem, assim acabam criando intimidade, e esse é o grande trunfo das redes sociais nas campanhas eleitorais, através destas ferramentas as pessoas sabem mais sobre o marketing pessoal dos candidatos, seus gostos pessoais, e até a letras de música que estão escutando no momento, isso os torna mais humanos e aproxima, cria vínculos de confiança que podem fazer a diferença nas urnas.

Presidencia

Presidencia

Alguns políticos ainda não acreditam que as redes sociais possam fazer a diferença em uma campanha eleitoral, mas é preciso lembrar que são mais de 50 milhões de brasileiros que viajam por essas redes, e que poderão ter contato pessoal com os candidatos que estiverem usando a rede social, um numero que não pode ser desconsiderado, ou seja, mais agilidade. Assim o uso das redes sociais na internet por partidos políticos e pelos próprios políticos deve ser o diferencial da eleição de 2010, e pode se transformar em palanque virtual. Para evitar o abuso e estabelecer normas o Congresso deve começar a discutir em breve as regras para a utilização da internet já na próxima eleição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.