Como Ter Uma Fan Page de Sucesso

Veja o que fazer e o que não fazer para que sua fan page seja um sucesso!

1- Webcenário

Antes de colocar a sua fan page ativa, faça uma pesquisa do mercado que ela tem dentro do Facebook. Anote os dados, crie uma planilha, observe os seus maiores concorrentes, assinale pontos negativos e positivos da página deles.

Com esses dados, crie a sua estratégia para superar o seu maior concorrente em número de fãs.

2- URL Personalizada

É muito importante que a sua página tenha uma URL personalizada e para tê-la você só precisar garantir 25 fãs como mínimo. Depois é só acessar o link: www.facebook.com/username e criar.

3- Identidade Visual

Não use imagens de baixa qualidade, quanto mais profissionais elas forem e bem alinhadas, melhor vai ficar a identidade visual da sua página.

Outra dica é ter um padrão visual nas postagens, sendo discreto para não comprometer a qualidade da identidade da sua página.

4- A Audiência Deve ser Construída

Se você gera muito conteúdo, mas não tem quem o leia, não adianta. Por isso, a dica é começar com pouco conteúdo e ir aumentando de acordo com o aumento da audiência.

As campanhas patrocinadas no Facebook também ajudam a aumentar a sua audiência. Porém, faça primeiro um investimento baixo, mas de forma contínua.

5- Relacionamento Com os Fãs

Gere um conteúdo que não seja só propaganda do seu produto e procure manter uma conversa com os seus fãs. Escute e responda sempre, o mais rápido possível.

O Que NÃO se Deve Fazer se Você Quer te Uma Fan Page de Sucesso

Não adianta só ver o que fazer para ter uma fan page de sucesso, é necessário também saber o que não fazer para que ela não só não chegue a ser um sucesso ou que comece a fracassar. Alguns erros são clássicos e constantes. Veja quais são para não cometê-los!

1- Página por um Longo Tempo sem Atualização

Quando você deixa de publicar por um longo tempo na sua fan page você perde o que é chamado de Edge Rank, isto é, aquilo que aparece no feed de notícias. Uma vez perdido é bem difícil recuperar essa “aparição” no chamado feed de notícias e isso fará com que alguns fãs não voltem a ler aquilo que você publicou de novidade depois desse longo período.

Então, procure estar sempre atualizando a sua página. Caso seja tenha cometido o erro, a dica é usar novamente os “promoted posts” e com conteúdo que estimule aos leitores voltarem a interagir.

2- Publicar Coisas que Não tem a Ver com o seu Nicho de Mercado

O seu conteúdo tem que ser relevante com quem você está buscando como público. Se você quer vender roupas e fica falando de acessórios, certamente não irá funcionar. E por mais absurdo que pareça, muitas pessoas cometem esse erro.

O sucesso não pode ser calculado pela quantidade de curtidas, mas na qualidade do que é escrito.

O melhor é compartilhar boas imagens e conteúdo que seja bem direcionado para o seu público algo. Se for para colocar algo que não tem nada a ver, é melhor não compartilhar a informação.

3- Vale a pena investir em Facebook ADS

Quer aparecer e não investir não é o melhor caminho ou melhor é um sonho. No início para que a sua fan page tenha sucesso será necessário investir, mesmo que não seja muito. Não tem como fugir dessa parte inicial se você tem um objetivo. Mesmo que os seus amigos curtam a página não será suficiente para alcançar um bom resultado.

Os especialistas aconselham a usar o Facebook Ads pelo menos nos 3 primeiros meses da sua fan page. Porém, alertam para que a publicidade seja feita de forma eficiente.

4- A fan page para funcionar precisa estar bem estruturada

A falta de uma boa estrutura é um erro muito comum em uma fan page que não vai para frente. Veja os pontos que são essenciais para não cair nesse erro:

  • Não deixe de preencher o sobre, descrição da empresa e informação.
  • Utilize a foto do perfil da sua empresa ou se produto se for o caso. Daquilo que está sendo promovido.
  • A imagem da capa deve ser bem apelativa para uma boa publicidade.
  • Se tiver um site ou blog não esqueça de manter o link do mesmo.

Segundo estatísticas, depois de clicar na fan page é muito raro que os fãs voltem até ela. Desse ponto, eles usarão as suas publicações para interagir, aquelas que surgem no feed de notícias.

5- Não ser consistente não é o caminho para o sucesso

A atualização das páginas de fãs do Facebook precisa ser diária. A média diz que as páginas que possuem mais de 10 mil fazem pelo menos 5 posts diários. O que significa o caminho para que a sua fan page tenha sucesso.

Para não cair no erro de publicar aqui e outra bem depois, faça um plano de Social Media, isto é, organize o seu trabalho. Coloque para você mesmo quantas serão as atualizações, em que espaço de tempo, o conteúdo, etc. Quanto mais organizado melhor será o resultado.

6- Você criou os objetivos, mas não consegue cumpri-los

É bem verdade que algumas pessoas até se organizam, mas não conseguem realizar. Seja persistente e procure analisar sempre as sua falhas. A estatística sempre ajuda a entender melhor onde está o erro para melhorar a fan page.

7- Quando as descrições não são relevantes

Se você não coloca coisas interessantes na sua fan page não dá para fazer milagres. Precisa colocar posts que “forcem” ou induzam os seus fãs a comentarem. Muitas vezes usar descrições pessoais e fortes gera um bom resultado no quesito interação. Precisa ser criativo para superar a monotonia.

Para isso, sempre que for atualizar, imagine como fazer a diferença com a imagem que será postada.

8- Muitas pessoas se focam somente nas curtidas e não nos comentários

É um erro clássico. É claro que ter muitas curtidas é uma ótima coisa para sua página, porém, são os comentários que fazem com que ela suba o seu EdgeRank.

Os espertos aconselham a publicar mais imagens do que atualizações de links ou textos. Segundo eles, as fotos são mais virais e as pessoas tendem a compartilhar mais do que link e textos.

9- Não se importar com as estatísticas

É outro erro muito comum. Fez a fan page e depois não controla como vai a estatística. Você precisa perceber que conteúdo os seus fãs gostam mais, a quantidade que cada link foi clicado, veja os comentários quantos foram mais negativos e quantos foram positivos. Enfim, a estatística serve para fazer uma análise e melhorar os resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.