3 Dicas para Começar um Site

Ter uma presença na web é fundamental nos dias de hoje. Seja um blog, um site profissional ou de negócios – ter seu lugar na web com certeza trará benefícios pra você.

Com as ferramentas atuais, qualquer pessoa pode criar um site, ainda que sem conhecimento técnico em informática ou desenvolvimento de sites.

Neste artigo, trazemos algumas dicas que vão te ajudar a criar o seu site e começar a sua jornada na web.

1. Contrate uma boa hospedagem de sites

Para que o seu site fique disponível para acesso na web 24 horas por dia, 7 dias por semana, você precisa colocá-lo em algum lugar projetado especificamente para isso. O papel da hospedagem de sites é garantir que o seu site esteja sempre acessível para seus visitantes, por meio da infraestrutura oferecida pelo provedor de hospedagem.

São vários os planos de hospedagem oferecidos pelas empresas, por isso é importante saber qual tipo de hospedagem é o melhor pra você. Para quem está começando e não espera receber uma grande quantidade de visitas logo no início, a hospedagem compartilhada é a melhor opção para quem quer economizar.

Pesquise sobre as empresas de hospedagem, veja as avaliações e as opiniões dos clientes dessas empresas, procure saber se a empresa recebe muitas reclamações e se os problemas são resolvidos. Consulte também o atendimento da empresa, pois a partir das respostas do atendimento, você poderá ter uma ideia da qualidade do suporte.

Com essas dicas, você conseguirá escolher a melhor hospedagem de sites para o seu site.

2. Escolha um bom nome de domínio

O nome de domínio é o nome que aparece no endereço do seu website, por exemplo, no endereço http://www.culturamix.com, o domínio é culturamix.com, e a extensão do domínio é .com.

Existem várias extensões de domínio, a extensão .com é apenas uma das possibilidades. A extensão de domínios voltada para os brasileiros é a .com.br. As extensões de domínio com .com indicam um site com fim comercial, mas podem ser usadas para qualquer tipo de página.

Muitas vezes os domínios que você quer usar já estará registrado, duas alternativas são:

  1. Escolher uma extensão de domínio diferente;
  2. Usar um gerador de nomes de domínio;

Se o domínio que você quer já está registrado com a extensão .com, você pode escolher a extensão .net, por exemplo. São mais de 280 extensões de domínio para você escolher, e uma delas poderá te agradar. Existem extensões de domínios indicadas para uso específico – se você pretende fazer uma loja online, você pode escolher um domínio .store ou .shop. Quer fazer um blog? Você pode escolher a extensão de domínio .blog.br. Então basta procurar uma extensão que combine com a ideia do seu site.

As empresas de hospedagem também oferecem o serviço de registro de domínio, você pode escolher um plano que já ofereça o domínio gratuitamente e economizar com o valor do registro de domínio.

Dicas para Começar um Site

Dicas para Começar um Site

Note que os valores para registro de domínio podem variar a depender da extensão de domínio escolhida.

Mas se você já decidiu qual extensão de domínio usar, e não consegue encontrar um nome para o seu site, usar um gerador de nomes de domínio para te ajudar com sugestões de nomes para o seu site. Um gerador de domínio vai fazer várias combinações com palavras e sugerir um nome de domínio disponível para registro.

3. Use um sistema de gerenciamento de conteúdo

Um sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS (Content Management System) é um tipo de plataforma que vai te ajudar a gerenciar o seu site em vários aspectos. Com um sistema de gerenciamento de conteúdo você poderá construir o seu site e deixá-lo da forma que quiser.

Um CMS possui opções que vão desde a organização de menus, categorias, páginas, artigos e criação de formulários de contato, realizar configurações de temas e aparência do seu site, e até criar uma loja virtual.

WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular na Internet – além disso, ele é completamente gratuito e extensível. Por ser CMS mais popular da Web, é muito fácil encontrar temas, plugins e materiais de aprendizado – sendo assim, uma das plataformas mais recomendadas. A interface de gerenciamento do WordPress é muito amigável e intuitiva, o que torna muito mais fácil aprender como usar o sistema para gerenciar o seu site.

Existem diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo, e você pode testá-los facilmente através de um instalador de aplicações que é disponibilizado nos planos de hospedagem de sites. O instalador de aplicações permite que você instale plataformas de e-commerce e sistemas de gerenciamento de conteúdo com poucos cliques, poupando o trabalho de ter que instalar essas aplicações manualmente na hospedagem.

Conclusão

Com essas dicas, você já tem o caminho para começar o site. Criar um site não é difícil, e você pode começar investindo muito pouco ao escolher um plano de hospedagem compartilhada.

Se você quer se informar mais ainda mais sobre criação de sites, existe muito conteúdo sobre o assunto para te manter atualizado.

Gostou da ideia de começar o seu próprio site? Então siga essas dicas crie a sua presença na web!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.