Ultrabook – Um Novo Conceito em Informática: O que é?

No mundo atual, os notebooks e os computadores, além dos smartphones e os tablets, estão muito presentes em nosso dia-a-dia. Num mundo onde o consumismo é crescente, o uso de tais eletrônicos é indispensável. O Notebook pode ser levado para qualquer lugar, sem contar as inúmeras atividades que podem ser executadas. O tablet e o smartphone são os significados da comodidade e praticidade, já que são pequenos, leves e bem potentes.

E, como a tecnologia se renova a cada dia, eis que surge o sucessor do notebook: O Ultrabook.Veja a seguir uma pequena introdução sobre essa fantástica idéia da Intel.

O Porquê da Criação do Ultrabook

A ideia do Ultrabook surgiu da empresa de chips e microprocessadores Intel Corporation (famosa por seus comerciais e, no fim de cada um, aquele barulhinho: Pam. Pam pam pam pam). A corporação quer, por meio de seu novo produto, acirrar a disputa de venda de notebooks ultrafinos com a rival Apple, dona do Macbook.

Para abocanhar uma boa fatia do mercado da Maçã Prateada, a empresa investiu nada mais nada menos do que 300 milhões de dólares em setores que ampliem a venda do Ultrabook. A empresa, para que seu plano dê certo, planejou 3 etapas para o Ultrabook. Em cada uma delas, o processador que estiver em alta é o que será utilizado no Ultrabook.

Imagem de Amostra do You Tube

Conceito de Um Ultrabook

A Palavra “Ultrabook” foi criada pela Intel, que você deve conhecer já que, certamente, ela faz parte de algum chip de seu computador. A criação da palavra quer dizer evolução, se comparada ao nosso notebook.

De acordo com informações da Intel, o Ultrabook vem abarrotado de novidades, coisa que o consumidor, nos tempos atuais, adora. De início, os ultrabooks se caracterizam por serem ultrafinos, proporcionando uma maior comodidade para o usuário. Eles terão tela sensível ao toque, uma das sensações do mundo tecnológico atual. Com ele, é possível diminuir ou cessar o uso do antiquado mouse. Outras novidades são o reconhecimento por meio da voz, outra sensação tecnológica, maior durabilidade da bateria (ideal para aqueles que o utilizam em lugares onde não há conexão com a energia elétrica),Entre outros aspectos.

A primeira etapa não apresentará grandes mudanças. Será apenas para a introdução da idéia de um notebook muito mais fino se comparado aos atuais. Além disso, ele mescla três equipamentos em um único: O notebook, o netbook e mais nova sensação do momento: O tablet. Visando isso, podemos esperar muita rapidez no processamento de dados.

Vantagens do Ultrabook

Vamos, agora, destacar as principais vantagens de um Ultrabook. São as seguintes:

-Velocidade: O Ultrabook liga tão rapidamente, que o sistema operacional já inicia quase que de imediato.

-Bateria: É um dos pontos fortes do aparelho. A durabilidade da bateria do Ultrabook é muito maior do que a de notebooks e também de celulares.

-Praticidade: O Ultrabook tem o design fino, além de ser bastante leve. Podemos concluir então que a facilidade de carregá-lo por aí é muito maior. Para se ter uma idéia, alguns Ultrabooks tem seis milímetros de espessura. Isso mesmo. Seis milímetros. E, para que um notebook seja considerado um Ultrabook, o limite da espessura é de aproximadamente 20 milímetros.

-Touch: A tela do Ultrabook é sensível ao toque, facilitando o manuseamento do aparelho, além de interligar o consumidor às novas tecnologias.

-SSD: É a famosa memória flash, que substitui o disco rígido. Como não há disco, o silêncio é dominante. Além disso, é o fator onde as máquinas ficam mais rápidas. Sem contar que a bateria também é favorecida.

E também as desvantagens…

Como nem tudo é uma maravilha, vamos listar agora algumas das desvantagens que mancham o aparelho. São elas:

-Preço: É um das desvantagens que mais desagrada os consumidores, já que é uma tecnologia com preços inacessíveis.

-Variedade: Escassez de marcas diferenciadas. Assim, o consumidor ficará apenas centrado em uma única marca.

-SSD: Apesar de o SSD ser superior ao HDD, a sua longevidade é inferior ao armazenamento antigo.

-Exclusão do leitor de CD/DVD: Como ele é bem fino, algumas opções foram perdidas, como o leitor de CD/DVD. Se você utiliza essa função, desconsidere a compra ou esteja sempre à disposição um pen drive ou outro dispositivo que armazena arquivos.

-Bateria: A bateria também entra nesta categoria “desvantajosa”, já que ela é embutida no próprio aparelho, impedindo a remoção manual do proprietário. Isso é uma triste notícia para aqueles que sempre carregam baterias extras caso o notebook pare de funcionar por falta de carga.

Ultrabook VS Notebook

Como você pode conferir nas vantagens e desvantagens acima, paira a pergunta: Atualmente qual é a melhor escolha: Notebook ou Ultrabook? Se você ver o preço, certamente que a vontade de ter um será adiada. Cedo ou tarde, esse novo equipamento substituirá o nosso notebook. Entretanto, o notebook ainda continua a ser uma ótima medida, já que, com o preço do Ultrabook, é possível adquirir um notebook melhorado e mais rápido.

O preço de um Ultrabook está em torno de 3.700 reais. Por isso, se estiver determinado a adquirir um, espere um tempo (2 anos, no máximo). Assim, a tecnologia do Ultrabook estará ainda mais aperfeiçoada, e o melhor: Mais barata. Além disso, com a popularização desta nova tecnologia (que irá ocorrer brevemente) o seu preço irá cair ainda mais.

Uma coisa é certa: O Ultrabook é um novo jeito de se trabalhar, comunicar, ouvir músicas, se divertir, enfim. Mas ainda é uma tecnologia prematura. Devemos esperar por mais lançamentos para que as indústrias se renovem a cada dia, buscando trazer novos produtos a preços e condições acessíveis para toda a população.

Imagem de Amostra do You Tube

Vamos destacar aqui algumas das marcas que já disponibilizam o Ultrabook nas lojas. São elas:

  • Sony
  • Samsung
  • Dell
  • Asus
  • Acer
  • HP
  • CCE (que é o mais barato entre as opções)
  • LG

Como já citado aqui, o preço é o fator mais desanimador na hora da compra. Nos EUA, um Ultrabook da LG custa cerca de 1500 dólares. No Brasil, chega a quase cinco mil reais. Por isso devemos ter paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>