HTML 5

Sobre o HTML

html5O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem de marcação padrão para criação de páginas na internet. Os navegadores que usamos, como o Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e etc, são os interpretadores dessa linguagem. Qualquer página da internet está codificada por essa linguagem, que é interpretada por um navegador e mostrada adequadamente ao usuário, tal como você está vendo essa página agora. Resumidamente, esta é a mágica por trás de sua navegação.

O HTML, que teve sua primeira versão em 1993, começou a dar mais um importante passo evolutivo no começo deste ano, 2009, quando o W3C (consórcio de empresas de tecnologia responsáveis pelos padrões da Web) anunciou a primeira especificação do HTML 5. Esta primeira especificação é resultado de um trabalho de cinco anos, e ainda é uma versão de teste. A versão final está prevista para 2012.

Tá, e daí?

Depois desta introdução envolvendo história e conceitos você deve estar se perguntando: “Ok, mas o que irá mudar com a chegada do HTML 5?”. Muitas mudanças estão previstas com a nova versão da linguagem e é disso que vamos falar agora.

Com o HTML 5, novas API’s foram desenvolvidas. Entre elas, destaque para a nova tecnologia Canvas, que permite o desenvolvimento de aplicações gráficas poderosas. Além disso, agora teremos tags específicas para áudio e vídeo (controle embutido de conteúdo multimídia), aprimoramento do modo offline e melhoria na depuração de erros.

O uso de tags para exibição de vídeos já está sendo utilizada pelo próprio youtube, em uma página de testes. Acesse http://www.youtube.com/html5 e confira. Recomendo o uso do Google Chrome para visualizar corretamente os recursos do HTML 5, pois ele é o navegador que possui maior suporte para a nova especificação da linguagem.

Youtube com HTML 5

Página do Google utilizando o recurso de tag de vídeo do HTML 5 para exibição de seu player. Na página comum, o player é um aplicativo em Flash.

O Google inclusive, mantém um site, o Chrome Experiments, onde desenvolvedores do mundo inteiro podem divulgar suas experiências no desenvolvimento de páginas utilizando recursos do HTML 5. Lembrando que os aplicativos podem não serem vistos corretamente na utilização de navegadores que não sejam o Google Chrome.

Chrome Experiments

O Chrome Experiments divulga aplicativos criados por desenvolvedores do mundo inteiro que utilizam recursos do HTML 5

Alguns dos recursos realmente impressionam, e nos fazem acreditar que plugins utilizados para aplicações multimídia em navegadores, como o Flash, o Silverlight e o JavaFX, passarão a ser utilizados somente para aplicações com um apelo visual extremamente sofisticado.

Enfim, após dez anos com a linguagem estagnada, o HTML 5 promete oferecer uma experiência na web bem mais interativa e enriquecedora, e apesar do lançamento estar previsto somente para 2012, os navegadores mais populares como o Internet Explorer 8, Firefox 3.5, o Google Chrome e o Safari 4 já suportam partes da linguagem, incluindo as tags vídeo e o suporte à tecnologia Canvas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.