Energia Futurista Vinda do Espaço

Energia Futurista Vinda do Espaço

O Japão, cuja origem do nome é: “terra do Sol nascente” se transformou, ao longo dos anos, em um país altamente industrializado. Não é atoa que o Japão se destaca na indústria, pois desde antes da Idade da Pedra Lascada, um povo nômade, os Jômon, desenvolveram a primeira cultura industrial da Cerâmica. Estes povos primitivos, não se dedicaram à agricultura e a criação de animais e atualmente suas Cerâmicas se encontram no Museu de Tóquio. Pioneiro em várias áreas industriais, hoje o Japão está voltado para um dos projetos mais arrojados de toda sua história, a energia futurista vinda do espaço através de um artefato equipado com painéis fotovoltaicos.

Energia Futurista Vinda do Espaço

Energia Futurista Vinda do Espaço

Este terá a função de transformar energia solar em energia elétrica e cujas bases de produção estão sendo estimadas em torno de dez vezes superiores a capacidade dos painéis utilizados aqui na terra. A energia a ser produzida, antes de enviada a terra, será transformada em fluxos energéticos, que por sua vez, serão transmitidos a terra, por raios ou microondas, captados por uma gigantesca antena parabólica e que os transformará novamente em energia elétrica. Isto não é fixção cientifica, é a ciência e os avanços tecnológicos a serviço da humanidade buscando novas fontes de energia.

Trabalho

Trabalho

A união de forças para alcançar o sucesso

O Japão, no mês de setembro corrente, promoveu a seleção de empresas que irão trabalhar no projeto que estuda construir uma central de energia solar no espaço. Destacam-se, o Grupo Mitsubishi Eletric, a NEC a Furistsu e a Sharp, entre outras, num total de l7 empresas, sob o comando do Instituto de Pesquisas de Dispositivos Espaciais Inabitados e a MHI. Neste projeto que teve inicio em l998, estão trabalhando duro 130 pesquisadores, separados em grupos. Para alcançar o objetivo final, previsto para 2030, com o lançamento do artefato gerador de energia, os trabalhos passarão por várias etapas a serem desenvolvidas. Nos próximos anos, será lançado um satélite experimental de transmissão de energia via microondas. Este satélite será colocado em órbita baixa, através de um foguete de construção japonesa.

Educação

Educação

Em busca de energia barata e limpa

O passo seguinte será em conjunto com a Estação Espacial Internacional, onde serão testadas peças e equipamentos para a construção de uma grande estrutura fotovoltaica flexiva, com 10 megawats de potencia. Finalmente, como todos os experimentos reveladores, será colocado em órbita Geoestacionaria, um protótipo de 250 MW para testes e estudos relativos a viabilidade financeira deste projeto cujo objetivo principal é produzir energia mais barata e limpa e que alcance no mercado, em 2030, um custo seis vezes menor que os atuais oito Ienes por Quilowat hora. Segundo uma pesquisa realizada pela TAXA, onde foram entrevistadas mais de mil pessoas, a segurança em primeiro lugar é a maior preocupação, pois as pessoas ficam temerosas com as palavras: Leiser e também microondas, quando se fala sobre o projeto de energia solar transmitida através desse processo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.