Educação, Tecnologia e Mudanças

Com o avanço da tecnologia, que passa por uma explosão de proporções incontroláveis neste início de século 21, vários setores da sociedade precisam se adaptar para trabalhar com os novos meios digitais. A educação não pode ficar de fora. As salas de aula em que os estudantes apenas faziam suas notações em cadernos e depois as liam para estudar para as provas estão ultrapassadas. Hoje em dia, os professores precisam buscar novas formas de ensinar seus alunos, de se atualizar, de oferecer conteúdo extra. Não é fácil utilizar com sabedoria todos os benefícios que o avanço tecnológico oferece. É necessário muita experimentação para buscar os caminhos mais corretos.

Avanco Tecnologico

Avanco Tecnologico

O sistema tradicional de ensino foi consolidado há muitos anos e sofreu poucas mudanças. Basicamente funciona com um professor que explica conteúdos preestabelecidos por um programa e para alunos passivos que, no máximo, questionam a partir de sua visão de mundo. As novas tecnologias surgem mudar esse paradigma, embora ainda não haja uma fórmula consolidada para que sejam utilizadas. Com isso, as escolas acabam apenas oferecendo salas de informática, que praticamente não são utilizadas. Nas faculdades cresce o número de estudantes que levam seus notebooks para as aulas e os trabalhos em casa raramente são feitos sem consulta à internet.

Educacao e Tecnologia

Educacao e Tecnologia

Será que não é possível fazer mais com as tecnologias de informação? Com certeza as mudanças vão muito além do fato de que alunos pesquisam seus trabalhos através do Google. O uso de computadores individuais começa a se tornar mais comum, embora ainda esteja longe de ser uma realidade. Essa prática facilita e torna mais rica a discussão de temas nas salas de aula, pois os professores ao exporem opiniões podem ser contestados pelos estudantes que fazem pesquisa a qualquer momento durante as aulas. Além de enriquecer a cabeça dos estudantes, também faz com que os professores passem a se preparar mais para as aulas, pois ele deixa de ser o “dono da verdade” e passa a ser um orientador do estudo.

Tecnologia

Tecnologia

Os custos para que escolas aproveitem as mudanças no ensino proporcionadas pela tecnologia são altíssimos, o que faz com que poucas instituições abusem de computadores, internet, entre outros. As maiores e mais importantes universidades tomam a frente nesse aspecto e contam com internet sem fio (wireless) gratuita para seus acadêmicos, bem como tomadas para o uso de notebooks em salas de aula. Projetores são cada vez mais comuns para que os alunos e professores exponham visualmente suas aulas e trabalhos.

Nas escolas públicas o esforço do governo é para a instalação de laboratórios de informática com acesso à internet. Recentemente, o Ministério da Educação anunciou uma futura distribuição de tablets para os estudantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.