Como Usar o Decibelímetro?

O medidor de nível de som é um dispositivo que mede o nível em um ambiente de pressão sonora. É importante saber alguns conceitos básicos quando for usar para não ter dores de cabeça no futuro.

Como Usar o Decibelímetro?

Como Usar o Decibelímetro?

Passos Para Usar o Decibelímetro

Passo 1 – Abra o compartimento da bateria

Pegue a chave de fenda e solte o parafuso que prende a tampa do compartimento da bateria. Em seguida, retire a tampa de forma correta.

Passo 2 – Meça sua bateria

Você pode pular esta etapa se a sua bateria é nova. No entanto, se a bateria tiver trabalhado antes, use o seu voltímetro e procure medir o seu potencial. Isto é feito colocando o voltímetro nas duas pontas da bateria. Se o valor medido está perto de 9V, siga para a etapa 3, caso contrário, compre uma bateria nova.

Passo 3 – Coloque a bateria

Com uma bateria de trabalho em suas mãos, insira no compartimento. Lembre-se que é muito importante que a bateria tenha um grande potencial, caso contrário, não se pode contar com medidas corretas.

Passos Para Usar o Decibelímetro

Passos Para Usar o Decibelímetro

Passo 4 – Feche o compartimento da bateria

Coloque a bateria no lugar, depois, de volta a tampa do compartimento e aperte o parafuso que estava segurando.

Passo 5 – Ligue a câmera

Com uma fonte de alimentação, agora se pode pressionar o botão de ligar e desligar o medidor de nível de som.

Passo 6 – Escolha a frequência

Hora de afinar o seu medidor de nível de som. Comece por escolher uma ponderação adequada. A frequência é utilizada para medir os níveis de áudio em ambientes residenciais tradicionais uma vez que representa o espectro do ouvido humano. Possível medir ruídos altos com frequências baixas predominantes.

Passo 7 – Selecione o tempo de resposta

O tempo de resposta define o quão rápido o medidor irá responder às mudanças bruscas no nível de som. Para ruídos curtos e rápidos se faz necessário mudar para o tempo de resposta rápido (cerca de 200ms), enquanto o tempo de resposta lento (cerca de 500ms) é adequado para ruídos com nível consistente.

Passo 8 – Calibrar o medidor

Necessário calibrar o medidor de nível de som em cada vez antes de tomar medidas. Aponte o microfone ao calibrador externo e ligue. O medidor deve indicar um nível igual ou perto o suficiente para a saída. Se os valores não coincidem, pode ser problema de unidade velha. Se a bateria é nova, então envie para o ajuste em um laboratório competente.

Passo 9 – Tomar suas medidas

Para fazer medições aponte o microfone do medidor de nível de som diretamente contra a fonte de ruído. Você vai começar imediatamente um valor em decibéis em seu display digital.

Passo 10 – Use o medidor

Quando terminar de usar o medidor, desligue, retire a bateria e feche o compartimento.

Características Gerais Do Decibelímetro

O medidor de nível de som consiste em sinal do microfone AC convertido para DC por uma raiz quadrada média no circuito (RMS) e, portanto, deve ter um tempo constante de integração, hoje referido como o tempo de ponderação.

A saída do circuito de RMS é linear em tensão e foi passada através de um circuito logarítmico para dar uma leitura linear em decibéis. Isto é 20 vezes além do logaritmo de base 10 da razão de uma dada pressão de som de raiz quadrada média para a referência da pressão. Raiz quadrada pode ser obtida com uma ponderação de frequência e tempo padrão.

Um medidor trabalha de forma exponencial com média de som, o que dá um instantâneo nível de ruído atual. É de uso limitado para causa de medidas de risco de dano. O medidor integra a média em geral obrigatória. Um contador integra apenas ou em outras palavras a frequência do ruído ponderada para dar exposição sonora e a métrica utilizada à pressão.

Padrões Internacionais Para Sonômetros

As seguintes normas internacionais definem sonômetros, PSEM e dispositivos associados. A maioria dos países de normas nacionais seguem as regras, a exceção dos EUA. Em muitos casos, o padrão europeu equivalente, acordado pela UE, é designado, por exemplo, como: EN 61672.

  • IEC 61672: 2003 – “Eletroacústica – medidores de nível de som”;
  • IEC 61252: 1993 – “Eletroacústica – especificações para medidores de exposição sonora pessoal”;
  • IEC 60942: 2003 – “Eletroacústica – calibradores de som”;

Até 2003, existiam normas separadas para integrar metros exponenciais e lineares de nível de som, mas desde então, IEC 61672 descreveu ambos os tipos. O medidor exponencial clássico foi originalmente descrito no IEC 123 para medidores industriais, seguidos pelo IEC 179 para melhorar a ‘precisão’. Ambos foram substituídos por IEC 651, mais tarde renomeados a IEC 60651, enquanto os medidores integradores lineares foram descritos por IEC 804, renomeados em IEC 60804. Ambos IEC 60651 e 60804 incluíam quatro classes de precisão.

Na IEC 61672 as classes foram reduzidas a apenas dois modos: “1” e “2”. A norma IEC 61672 é um requisito mínimo linear extensão “Z”. Isso torna improvável que um medidor de nível de som seja projetado para o mais antigo 60651 e 60804 e preencha os requisitos da norma IEC 61672: 2003. Estas normas ‘retiradas’ não devem mais ser usadas, em especial para todos os requisitos oficiais de compra, pois têm requisitos mais pobres na precisão IEC.

Padrões Militares Para Sonômetros!

  • MIL-S-1474: Esta norma estabelece limites de ruído e os requisitos de teste e técnicas de medição para determinar a conformidade com os limites de ruídos especificados. Aplica à aquisição e melhoria do produto. Sistemas concebidos ou adquiridos, subsistemas, equipamentos e instalações que emitem ruído acústico entram na lista. Esta norma se destina a abordar os níveis de ruído emitidos durante toda a gama de condições operacionais típicas.
  • TOP-1-2-608: Descreve os procedimentos para a medição dos níveis de som transmitida através do ar de material de desenvolvimento à produção, como forma de avaliar a segurança do pessoal, a inteligibilidade da fala, a segurança da detecção acústica e aborrecimento comunidade. Abrange os testes para o ruído de estado estacionário de veículos e equipamentos militares em geral.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.