Como Evitar Distrações Trabalhando Home Office

Trabalhar em casa já é uma realidade para muitas pessoas. A internet, aliada com a Cloud Computing, permite o compartilhamento e o armazenamento dos mais variados tipos de arquivos.

Obs: ainda não sabe o que é home office?

Ferramentas como, por exemplo, o Asana, permitem que o Home Officer trabalhe em conjunto com uma equipe de colegas, em casa ou em qualquer lugar que tenha conexão web. Isso é uma possibilidade que durante anos só seria concebida em um filme futurista.

Além disso, não podemos nos esquecer de um dos recursos que permite toda essa conexão entre sites e aplicativos: a hospedagem de sites. É ela quem permite a realização de negócios home office e online.

Sendo assim, com uma hospedagem WordPress, por exemplo, o empresário tem condições de criar um blog profissional para a sua empresa ou gerenciar uma loja virtual.

Tudo isso é possível porque esse tipo de hospedagem tem instalação rápida e fácil, bem como tem um bom espaço em disco e tráfego ilimitado.

Como você pode ver, as ferramentas estão aí, prontas para que o trabalho Home Office seja uma opção viável, rentável e capaz de trazer bons resultados. Trabalhar em casa representa economia de transporte e mais flexibilidade de horários.

Porém (sim, infelizmente sempre há um “porém”), ficar em casa é também abrir as portas para detalhes que podem tirar o foco do Home Officer em suas atividades.

Livre De Distrações E Concentrado No Trabalho

Um lanchinho aqui, um telefonema ali, os cachorros latindo na rua, os vizinhos conversando alto no apartamento de cima, enfim, esses são apenas alguns detalhes cotidianos que dificultam a vida de quem atua na modalidade Home Office.

No entanto, é possível driblar essas adversidades e assim conseguir fugir de tudo que pode atrapalhar o seu rendimento. Para isso, veja algumas dicas interessantes a seguir.

Crie Uma Rotina De Trabalho

Se organização é fundamental para quem trabalha em um escritório ou algum outro local, o mesmo vale para quem tem um escritório no seu apartamento.

Por isso, é importante estabelecer horários para realizar as suas atividades de Home Office. Nesses horários que foram estabelecidos por você, a sua única atenção deverá ser voltada para o trabalho.

Quem optar pelo Home Office acreditando que, por estar em casa, vai trabalhar menos, sinto muito trazer essa notícia, mas as responsabilidades continuam as mesmas e as metas estão aí para serem atingidas.

Sendo assim, estipular quais serão os horários dedicados exclusivamente ao trabalho já impedem de você se distrair com outras atividades.

Para algumas pessoas, o horário de expediente ideal é à noite, já para outras é mais acessível durante a tarde e pela manhã. Enfim, veja qual é o melhor para você estabelecer o seu ritmo.

Escolha O Local Mais Adequado

Ilustração de um Homem Focado Trabalhando Home Office

Ilustração de um Homem Focado Trabalhando Home Office

Quem escolhe em aderir ao lado “Home Office da força” deve ter em mente que estará suscetível a todo tipo de distrações como, por exemplo, convivência com outras pessoas e ambientes em que não haja concentração.

Quem divide a casa com a família ou amigos, é importante explicar para o pessoal que o silêncio é uma das matérias-primas do seu trabalho e por isso é fundamental não ter interrupções.

Quanto mais pessoas aparecem para conversar assuntos aleatórios ao seu redor, mais comprometida estará a qualidade das suas atividades.

Em relação ao local, a dica é separar um espaço da casa (ou apartamento) para ali montar o seu escritório. Não há a necessidade de ser um cômodo inteiro, pode ser apenas um espaço em que esteja a sua mesa e o seu material de trabalho.

Entretanto, é recomendado também não se sentir completamente em casa enquanto estiver trabalhando, assim você saberá dividir melhor a sua vida pessoal da vida profissional.

Atividades Apenas Do Trabalho

Um dos grandes equívocos que os adeptos do Home Office costumam cometer é não separar os momentos de trabalho das atividades domésticas.

Por isso, é errado interromper uma reunião em vídeo ou a redação de um documento para lavar a louça ou tirar a poeira dos móveis. Imagine, por exemplo, deixar um bolo assando enquanto você conversa online com um cliente. Isso desvia o foco da sua atividade.

Sabendo dessas situações, separe bem as atividades e saiba que, enquanto trabalha, você não está apto a realizar tarefas domésticas. Além disso, evite fazer as suas refeições na mesa onde está o seu computador ou outro material de trabalho.

Evite as Refeições em Sua Mesa de Trabalho

Evite as Refeições em Sua Mesa de Trabalho

Além de não fazer bem para a saúde, é também a melhor maneira de gerar confusão, sujeira e desordem em seu espaço de atividades.

Já imaginou aquele prato de arroz ou copo de suco todo derramado na sua mesa? Pois é, isso é muito comum para quem decide comer no ambiente de trabalho.

Utilize a Tecnologia

Para evitar distrações, é importante estabelecer uma rotina de trabalho, certo? Pois então, para tais situações, há softwares apropriados para quem quer organizar o seu dia a dia.

Ilustração Com o Software Evernote

Ilustração Com o Software Evernote

O Evernote, por exemplo, é excelente para criar anotações, marcar compromissos e estabelecer horários.
Da mesma forma, programas como o Wrike e Trello também são excelentes ferramentas para fazer a gestão de projetos e tarefas. Até mesmo as ferramentas do Google já são suficientes dependendo das atividades exercidas.

Conclusão

Que é possível produzir e ter bom desempenho por meio do Home Office ninguém duvida. Porém, assim como em qualquer modalidade de trabalho, os bons resultados só serão vistos mediante boas doses de dedicação e concentração.

Portanto, siga essas dicas e torne o seu Home Office uma experiência realmente compensadora e rentável. E não se esqueça: trabalhar em casa não deve ser motivo para amadorismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.