Veias Saltadas Após Treino de Musculação

Quem gosta de malhar e frequenta academias ou mesmo quem tem um perfil mais sedentário e não sai das redes sociais já deve ter visto pessoas que após os exercícios ficam com as veias saltadas. A imagem pode chocar um pouco quem não está habituado a esse universo fitness e então fica a dúvida, isso é normal? Faz algum mal a saúde? A seguir vamos falar um pouco mais sobre o tema buscando esclarecer as dúvidas a esse respeito.

Mudança de Padrão de Beleza

Quando observamos os diferentes padrões de beleza que a humanidade já teve percebemos que as tendências e os desejos mudam bastante com o passar do tempo. Há alguns anos ser esquálida como as modelos de passarela era o grande sonho de muitas mulheres. Porém, houve uma verdadeira invasão das mulheres mais curvilíneas e saradas que mesmo mantendo o perfil magro tem pernas e abdômen definidos.

Muitas mulheres tem procurado aulas de muay-thai e musculação para turbinar o corpo, seguindo a tendência dos corpos supermalhados das Panicats da TV. Além das mulheres os homens também tem buscado aumentar a quantidade de exercícios e ficar ainda mais bombados. O que se percebe é que esses corpos sarados tem se tornado cada vez mais comuns, mas será que isso é realmente saudável?

Felipe Franco e Juju Salimeni

Um exemplo claro de como esse novo padrão de beleza tem chocado um pouco as pessoas em geral é o casal Felipe Franco (Mister Fitness Brasi, atleta e educador físico) e Juju Salimeni (ex-Panicat e assistente de palco do Legendários) que recebem duras críticas no Instagram quando postam fotos mostrando a sua rotina de exercícios e o corpo cada vez mais malhado e com mais veias aparentes.

Paradoxo

Se as veias saltadas são motivo de estranheza e comentários negativos nas redes sociais da população em geral, para os fisiculturistas é motivo de sobra pra comemorar. A busca desses profissionais é pelo novo padrão estético. O que esses atletas alegam é que uma pessoa que já é grande e definida vê nessas veias o grande ápice do seu esforço.

Entendendo o Fenômeno

Para começar é necessário entender o fenômeno, ou seja, porque algumas pessoas ficam com as veias dos braços saltadas. Para que os braços fiquem fortes é necessário que haja um percentual baixo de gordura no organismo. As veias que saltam após o treino são apenas um processo de vascularização que, de acordo com especialistas, depois de terminar a prática de exercícios as veias voltam ao normal.

O processo de vascularização consiste naquele em que a gordura está no organismo num percentual baixo e retido, com isso as veias realmente ficam aparentes. Trata-se de um processo que é benéfico para os praticantes de esportes e que pode ajudar a aumentar o seu aporte sanguíneo. Através desse processo é possível que maiores quantidades de sangue cheguem a musculatura que recebe então uma quantidade maior de nutrientes.

Os músculos se tornam muito desenvolvidos e por isso precisam ter mais pressão sanguínea para que possam ser corretamente irrigados, assim se terá certeza de que receberão a quantidade de nutrientes necessária. Há ainda a questão do baixo teor de gordura presente no corpo desses atletas que torna os músculos ainda mais aparentes e com isso as veias também passam a ter mais destaque.

Acompanhamento Médico

Contudo, é muito importante que pessoas que estão realizando a prática de musculação em busca de um corpo mais definido tenham a orientação de um médico. A função do médico é analisar o que está acontecendo metabolicamente no corpo da pessoa. Não se pode ir além do que o seu metabolismo suporta em busca de resultados mais rápidos.

Sendo assim se você se sentir mal enquanto realiza algum exercício físico ou mesmo perceber que há algo errado na forma como o seu corpo reage deve procurar imediatamente um médico. Muitos atletas enfrentam sérios problemas de saúde somente por não terem o devido acompanhamento médico.

Muito Trabalho e Dedicação

O que os especialistas deixam bem claro acerca desse tema é que para chegar ao tão sonhado corpo perfeito é necessário se dedicar e entender que pode ser um processo que vai demorar e exigir muito suor. Para conseguir ter as veias saltadas é necessário passar longos períodos treinando pesado e manter uma alimentação balanceada. Sendo assim é importante ter todo um estilo de vida voltado para o corpo.

Outros fatores como a genética também ajudam a facilitar ou dificultar o processo. Como já dissemos as veias aparentes são um processo de vascularização que são a consequência de treinamento pesado.

Cada Qual Com a Sua Vascularização

Navegando pela internet é possível encontrar grupos e fóruns de discussão a respeito de musculação e algumas pessoas comentam que mesmo treinando duro e tendo baixos índices de gordura no corpo a vascularização não está como desejavam. O desenvolvimento dos músculos é individual, ou seja, cada qual tem um desempenho de acordo com o seu limite assim como com o treinamento que realiza.

Não Use Anabolizantes

O que mais tem nas redes sociais é fotos de antes e depois em que após algumas poucas semanas uma pessoa saiu de um visual normal para um supersarado com veias saltadas. Saiba que isso não é natural e que para chegar num resultado assim é bem provável que a pessoa tenha feito uso de substâncias conhecidas como anabolizantes.

Obviamente existem exceções e pode acontecer de uma pessoa ter uma boa genética por trás dos resultados rápidos. Contudo, se você está malhando e achando que os resultados estão demorando deve evitar a tentação de usar essas substâncias, os malefícios são muito maiores do que os benefícios.

Suplementos, os Vasodilatadores

Alguns profissionais estão combinando os seus treinos com suplementos conhecidos como vasodilatadores. Esses suplementos são derivados da arginina e agem como precursores da vasodilatação auxiliando a chegada de nutrientes. Contudo, você não precisa usar suplementos já que alimentos como a beterraba possuem essa substância naturalmente. Procure orientação médica para fazer uso desse tipo de suplemento e se possível procure essa substância em alimentos naturais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.