Treino Intervalado Por Segmento

Musculação

A musculação, também conhecida tecnicamente como treino de força, é uma modalidade de exercício contra a resistência, que geralmente é praticado em ginásios e academias, e ele tem como principal objetivo o desenvolvimento e a definição dos músculos esqueléticos.

A musculação utiliza a força da gravidade e pesos externos – barras, pilhas de pesos, halteres – ou mesmo pesos do próprio corpo, e a resistência dos equipamentos que sustentam esses pesos – como elásticos e molas – opõe forças aos músculos do corpo, que por sua vez, acabam por gerar forças também, por meio das contrações musculares.

Esse tipo de modalidade esportiva é utilizado principalmente para fins voltados ao atletismo, já que melhora o desempenho do atleta. Além disso, a musculação também é usada para fins estéticos, desenvolvendo e definindo os músculos de modo a se enquadrar em um “padrão de beleza” e também por motivos de saúde, já que a musculação ajuda no tratamento e na prevenção de doenças musculares, ósseas, melhorias na mobilidade e na postura.

Treinamento Intervalado

O treino intervalado tem como principal característica a alternância dos períodos da recuperação depois que são dados estímulos muito intensos aos músculos. Esses treinos podem ser realizados com diferentes combinações, como por exemplo carga, peso, distância a se percorrer, frequência, entre outras coisas. Esses parâmetros devem ser escolhidos conforme o objetivo do aluno e com orientação e auxílio de um profissional.

Outra característica bastante importante do treinamento intervalado é que ele sempre é realizado com alta intensidade. Assim, caso o objetivo da pessoa que está realizando o treinamento seja melhorar seu sistema cardiorrespiratório e deixar sua frequência cardíaca em um nível elevado, as atividades devem ser executadas em uma área chamada zona de treinamento, onde a porcentagem da alta intensidade varia entre 80 e 90% e o tempo para a recuperação é menor. Já, caso o objetivo seja aumentar o trabalho do sistema anaeróbio, o exercício precisa ser praticado em um nível de intensidade entre 90 e 100%, mas aí, com o tempo para recuperação maior.

Há dois principais tipos de treinamentos intervalados, o intensivo e o extensivo. O treinamento intensivo é caracterizado por sua aplicação de períodos com intensidade máxima e com tempos relativamente maiores de descanso, gerando assim uma recuperação completa. Um bom exemplo disso é o treino de uma pessoa que faz um exercício como agachamento ou supino, utilizando cem por cento de sua carga máxima. Após isso, o indivíduo conta com um intervalo de dois minutos – ou mais, se for necessário – para sua recuperação. Ele tem como objetivo a melhoria da força, agilidade e potências máximas e da velocidade mínima.

Mulher Fazendo Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Mulher Fazendo Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Já na modalidade de treino intervalado extensivo, a principal característica é um estímulo maior com menor tempo para recuperação. Algumas pessoas optam por usar a relação um por um, onde se tem o mesmo tempo de estímulo e de recuperação. Há também o método chamado Tabata, onde se dá um estímulo bastante intenso em um período de cerca de vinte segundos e após isso, há um tempo para recuperação de dez segundos. Nesse tipo de treino a modalidade também é alta, mas dentro de certos limites, já que nele o objetivo não é exclusivamente o desenvolvimento da capacidade física, mas sim, benefícios em aspectos cardiorrespiratórios, e também da resistência da velocidade, força, potência e agilidade, mantendo assim, constante intensidade no sistema aeróbio.

O número de treinos semanais deve ser escolhido e adaptado pensando em cada pessoa, já que para aqueles que treinam na academia, é indicado que se realize o treino intervalado um ou dois dias na semana – escolhendo entre o intensivo e o extensivo conforme o objetivo – e sempre  os realizando em dias alternados, evitando assim qualquer tipo de lesão.

É importante estar preparado para “sofrer” quando se realiza esse tipo de treino, já que sua característica é a alta intensidade, e isso exige muito esforço, principalmente no treino extensivo. Nele o sofrimento acaba se tornando maior, porque se utiliza o sistema glicolítico, onde a produção do ácido lático aumenta e consequentemente o Ph do músculo fica mais ácido.

É necessário que se tenha em mente que as pessoas devem estar adaptadas ao treino imposto. Se uma pessoa nova entra na academia ser ter hábitos de esportes anteriores, ela deve passar por um tempo de adaptação, onde a carga é reduzida e o descanso é maior, aumentando gradativamente conforme o indivíduo vai se sentindo mais confortável. Além disso, a técnica correta é muito importante, principalmente para evitar lesões e machucados. Por isso o auxilio e a orientação de um personal trainer ou de um professor de educação física é fundamental.

Treino Alternado Por Segmento

Esse é o tipo mais comum de treinamento em academias, que é bastante indicado para iniciantes. Suas principal vantagem é o estímulo de várias áreas do corpo em um único treino, e suas principais desvantagens são a monotonia e a não possibilidade de especialização, mas isso é totalmente suportável, já que como foi citado acima, os treinos tendem a evoluir com o passar do tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.