Tecido Muscular

A ciência estuda os seres vivos através da biologia, e sendo esta uma área de estudo imensamente abrangente que divide-se em vários segmentos. Assim a histologia animal de diferentes especies é a parte da biologia que estuda os tecidos, ou seja, o conjunto de células que possuem a mesma natureza, mas diferenciam-se em algum sentido para realizarem as funções que lhe são próprias. Assim os tecidos podem ser divididos quanto a função que desempenham no organismo em: tecido epitelial, tecido nervoso, tecido sanguíneo, tecido conjuntivo e tecido muscular.

Liso

Liso

Constituição do tecido muscular

Segundo a área da saúde o tecido muscular é formado pelo agrupamento de células que tem a mesma função, e que possuem a forma alongada formando fibras, que por sua vez são agrupadas formando feixes de músculos. São os músculos que proporcionam ao corpo a capacidade de locomoção e de movimento e também sustentam a ação de diversos órgãos do corpo, uma vez que tem o poder de se contraírem voluntariamente e também involuntariamente, e para isso utilizam as moléculas ATP como fonte de energia que impulsiona essa contração, que são provenientes da respiração das células, quando transformam a energia química em energia mecânica. O tecido muscular dos animais perigosos ou não e ainda vertebrados, entre eles o homem, se divide de acordo com suas características funcionais e morfológicas em tecido muscular liso, tecido muscular estriado e tecido muscular cardíaco. Os três tipos de tecidos musculares têm em comum sua constituição assimétrica com o eixo longo disposto na direção do movimento.

Estriado

Estriado

Tecido muscular liso

O tecido muscular liso é composto de células com um único núcleo, ou seja mononucleadas, de forma alongada e com as extremidades afinadas. Esses feixes de músculos são conhecidos como músculos involuntários, ou seja, sua contração não depende não vontade, e formam a parede de diversos órgãos como a bexiga, os vasos sanguíneos, o intestino, vias aéreas e as glândulas salivares.

Tecido Muscular

Tecido Muscular

Tecido muscular estriado

O tecido muscular estriado se contrai vigorosamente sob a ação e o controle da vontade e assim é capaz de contrações muito rápidas em atividades físicas ou em simples funções do dia a dia. O tecido muscular estriado é denominado também tecido esquelético uma vez que é preso aos ossos. As células que compõem esse grupo muscular são cilíndricas e alongadas, possuem vários núcleos e não se ramificam. Esse grupo apresenta além das fibras musculares tecidos conjuntivos de sustentação que se organizam como endomísio, perimísio e epimísio, que transmitem a força necessária para a contração e contém também vasos linfáticos, vasos sanguíneos, fibras nervosas e são responsáveis pela nutrição dos músculos através de processos de difusão.

Tecido muscular cardíaco

O tecido muscular cardíaco é semelhante em sua estrutura ao tecido esquelético, no entanto suas células são mais curtas e tem apenas um ou dois núcleos, fundindo-se com as demais células pelas extremidades formando assim uma rede. As contrações do tecido muscular cardíaco são involuntárias, rítmicas e vigorosas muito importante para qualidade de vida.

Um comentário

  1. este saite é muito boom !!felho é o melhor que eu naum acho nada kkk!to brincando é boom mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>