Síndrome XYY

Síndrome XYY

A síndrome XYY é uma síndrome genética decorrente de uma aneuploidia de cromossomas sexuais, ou seja, acontece quando um homem recebe em suas células um cromossoma Y extra, formando o cariótipo 47 – XYY. Essa síndrome também é conhecida por trissomia XYY, que é quando há o aumento do numero dos pares de cromossomos, aneuploidia 47 – XYY, porque a células tiveram alterado seu material genético, fazendo com que o portador tenha um numero de cromossomos diferente do normal, ou também simplesmente sindrome do super-macho.

Síndrome XYY

Síndrome XYY

Síndrome ou Doença?

Em saúde sempre que se fala em síndromes e doenças há algum tipo de confusão, porque para muitos leigos as duas denominações tem o mesmo significado, mas não, síndrome e doença são profundamente diferentes entre si, e uma pessoa portadora de uma síndrome pode ou não ser portador de uma doença, mas não o é obrigatoriamente. Para melhor compreender vamos explicar a diferença entre síndrome e doença. Doença é quando uma pessoa apresenta um problema em sua área saúde de ordem física ou mental, que podem ser decorrentes de agentes exógenos, como uma infecção, ou de um agente endógeno como o câncer ou outras doenças auto-imunes.

Cariotipo

Cariotipo

Já a síndrome são um conjunto de sintomas ou sinais, determinados por um único fator, que na maioria das vezes é genético, ou seja, quando um único fator ou alteração genética acarreta uma série de problemas. Um exemplo de síndrome é causado pela trissomia do 21, quando a pessoa apresenta 3 cromossomas quando o normal seria o par 21, surgindo a Síndrome de Down, que determina no indivíduo uma série de problemas de saúde e beleza, como retardo mental, problemas cardíacos, fraqueza muscular, etc. Enfim, em decorrência da síndrome o paciente pode ou não vir a desenvolver uma doença.

Trissomia

Trissomia

Características da Síndrome

A síndrome XYY foi descoberta nos Estados Unidos em 1961, pelo médico americano Sandberg. A partir daí muitas pesquisas foram realizadas para se descobrir as causas e as consequências dessa síndrome, uma vez que não existe um efeito solucionador para o problema. A síndrome XYY, atinge 2 em cerca de mil homens nascidos vivos, e suas principais características são o crescimento rápido na primeira infância, homens com altura acima da média, anomalias nos genitais, distúrbios na fala e distúrbios na motricidade fina, imaturidade no desenvolvimento, QI abaixo do normal, problemas de aprendizado e também quanto a inteligência emocional que gera uma agressividade acima do normal na infância e no inicio da adolescência, provavelmente pelo aumento da taxa de testosterona no sangue, além de pés, mãos e orelhas mais compridos do que o normal.

Imagens

Imagens

Considerações Finais

Homens com a sindrome XYY podem ter uma vida normal e tambem podem ter filhos, e o risco de um portador da sindrome XYY ter um filho com problema semelhante é igual a de um homem normal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Síndrome

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário