Qualidade de Vida

Qualidade de vida é uma expressão muito em voga ultimamente. Abre-se o jornal, liga-se a televisão ou mesmo às paginas da internet e lá está “qualidade de vida”. Notícias de que a qualidade de vida dos brasileiros melhorou, ranking das cidades brasileiras que proporcionam aos seus moradores melhores índices de qualidade de vida, etc. Mas na realidade o que é considerado qualidade de vida?  Ter uma casa um emprego e um carro? Ter amigos, família e não ser sozinho?  Ter saúde e gostar de se divertir?Será que uma pessoa que não contemple um desses itens pode ter qualidade de vida?

Saúde

Saúde

Por qualidade de vida conceitua-se uma série de fatores que agrupados podem oferecer ao indivíduo condições satisfatórias de vida, sendo as principais: saúde, educação, bem estar psicológico, físico, mental, emocional, expectativa de vida, etc. também respondem diretamente pela qualidade de vida do indivíduo elementos como a família, emprego, amigos e muitas outras circunstâncias naturais de vida.  Por ser subjetivo o conceito de qualidade de vida não pode ser definitivo nem fechado, para algumas pessoas a falta de qualquer um desses itens pode representar um grande problema, que se traduzem em depressão e tristezas sem fim, no entanto para outras pessoas esse mesmo problema pode se transformar num estimulo para que levem a vida adiante com maior valorização de todas as coisas, e consequentemente muito mais prazer.  Muitas pessoas durante uma doença terminal, por exemplo, conseguem manter uma qualidade de vida que servem de modelo para todos nós, são mensagens de vida e de alegria que nos fazem refletir sobre os valores que damos as coisas e a vida.

Trabalho

Trabalho

Mas no mundo contemporâneo qualidade de vida é um termo muito mais especifico e que serve para definir vários índices estatísticos, um deles é o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, tanto que a Organização Mundial da Saúde – OMS, desenvolveu um formulário com 100 questões que tem por objetivo aferir a qualidade de vida das populações em determinados locais. Os questionários são divididos em 6 etapas que tratam respectivamente de fatores físicos e psicológicos e versam ainda sobre o meio ambiente, mas relações sociais e sobre aspectos de cultura religiosa.Quanto ao IDH, ele trata-se também de um indíce de qualidade de vida, mas refere-se especialmente ao bem estar das crianças. Ele mede fatores como esperança média e vida, natalidade, educação, alfabetização e a riqueza.

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida

A expressão qualidade de vida foi utilizada e registrada pela primeira vez em um discurso do então presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson, no ano de 1964, quando dizia em uma reunião política que os objetivos do governo não podiam ser medidos através dos resultados enconomicos, mas antes pela qualidade de vida de seu povo. Desde então a expressão vem sendo largamento utilizada, e hoje é o centro de interesse de diversos areas de estudo, como filósofos, politicos, cientistas sociais e médicos, que se preocupam em melhorar a qualidade de vida da população, através de pesquisas e ações engendradas em todas as áreas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário