Psiquiatra

O médico psiquiatra tem por especialidade lidar e tratar os problemas mentais que atingem os seres humanos sejam eles de origem orgânica ou funcional. São de responsabilidade do psiquiatra a prevenção, o diagnóstico, atendimento, e tratamento para a possível reabilitação do paciente. Esse profissional trata tanto dos casos de depressão, tão comuns nos dias de hoje com os problemas da modernidade que por vezes se tornam pesados demais fazendo com que as pessoas entrem em estados depressivos diante de problemas de resposta difícil e para os quais muitas vezes não encontram soluções.

Psiquiatra

Psiquiatra

Os psiquiatras tratam também de casos de doença bipolar, transtornos da ansiedade, esquizofrenia e tantos outros distúrbios do psiquismo que levam aos estados patológicos de grande sofrimento para o doente e também para familiares que convivem com esta pessoa. O objetivo principal do profissional dessa área da saúde é num primeiro momento aliviar o sofrimento e tratar para que se instale um bem estar psíquico do paciente e consequentemente dos familiares.

Clínica Psiquiatra

Clínica Psiquiatra

Para que se proceda a um tratamento adequado é necessária em cada caso uma completa avaliação das condições do paciente passando pela análise de seu comportamento sociológico, seu estado biológico e psicológico e somente depois de uma minuciosa avaliação é que o psiquiatra poderá indicar um tratamento psicoterápico. Também não esqueça que a história clinica do paciente também é de grande importância para a formação de um correto diagnóstico e todas as informações devem ser prestadas pelas pessoas ligadas ao paciente. Exames de laboratório, testes psicológicos e neurológicos podem ser exigidos, assim como exames de imagem e físicos. Os procedimentos a serem adotados pelo psiquiatra variam conforme a gravidade do caso e estão descritos nos manuais da Organização Mundial de Saúde. Cabe ao profissional em psiquiatria determinar se o tratamento será feito em casa ou não.

Psiquiatra Infantil

Psiquiatra Infantil

E casos mais graves de estados psicóticos em que a pessoa oferece risco a si próprio ou aos outros que com ela convivem pode ser indicado pelo psiquiatra o internamento do paciente e nestes casos eles podem se dar de forma voluntária ou não. Os médicos psiquiatras não têm receitas mágicas para resolver todos os casos patológicos que chegam até eles e em muitos destes é obrigado a realizar o internamento mesmo que este seja contra a vontade do doente que muitas vezes reage violentamente precisando muitas vezes de camisa de força para isso. Algumas doenças mentais têm um tratamento rápido e restaura com facilidade a saúde, porém tem casos dessas doenças para as quais ainda não existe cura e os pacientes necessitam de um longo tratamento, muitas vezes duram para toda a vida. Os psiquiatras são os profissionais mais conhecidos na área da saúde mental e podem também se especializar para conduzir, assim como o psicólogo, seções de psicoterapia e terapia em psicologia cognitiva e comportamental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.