Probióticos: Para que Servem?

As bactérias podem ter funções bastante positivas no intestino humano, pelo menos aquelas que se enquadram na categoria de ‘probióticos’ ou bactérias do bem como também são chamadas. O organismo humano é povoado por bactérias e o que determina se o indivíduo terá sua saúde fortalecida ou prejudicada é o caráter predominante desses seres microscópicos.

Dentre as funções dos probióticos estão proporcionar o melhor funcionamento do intestino bem como a manutenção da saúde do organismo de uma forma geral. Essas bactérias agem melhorando o processo digestivo e auxiliando na absorção mais assertiva de nutrientes. Há um grande risco para o organismo na falta ou desequilíbrio dos probióticos.

Problemas decorrentes da falta de probióticos

Algumas situações podem acarretar em desequilíbrio da flora intestinal como, por exemplo, manter uma alimentação derregada ou fazer uso de antibióticos por tempo prolongado. Na falta das bactérias boas o intestino se vê povoado apenas por bactérias ruins que favorecem o desenvolvimento de algumas doenças assim como reduzem a efetividade do sistema imunológico.

Para que servem os probioticos

Para que servem os probioticos

Para que servem os probióticos?

Para quem ainda tem dúvidas a respeito da importância que os probióticostêm para o organismo humano listamos algumas de suas principais funções abaixo:

– Prevenção e combate de doenças intestinais

Como citamos os probióticos são responsáveis por regular o trânsito intestinal de maneira que contribuem para combater e prevenir doenças decorrentes de seu mau funcionamento como doença de Chron, colite, síndrome do intestino irritável entre outras. Vale destacar que os probióticos ainda ajudam no combate e prevenção de outros tipos de doenças como candidíase, câncer, infecção urinária e hemorroidas.

– Fim da prisão de ventre ou diarreia

Grande parte dos problemas intestinais como prisão de ventre ou diarreia são decorrentes da falta de probióticos que agem regulando o trânsito do intestino.

– Melhora da azia

Algumas pessoas sofrem com a sensação de azia após comer determinados alimentos, esse mal estar pode ser amenizado com o aumento da flora de probióticos.

– Digestão de lactose

Os probióticos são excelentes auxiliares no processo de digestão da lactose em especial no organismo de pessoas que apresentam intolerância.

– Prevenção de alergias alimentares

Ter uma flora rica em probióticos é uma forma de prevenir problemas futuros de alergias alimentares.

– Aumento da produção de macrófagos

As células de defesa chamadas macrófagos são os ‘soldados’ utilizados pelo sistema imunológico para defender o organismo de potenciais invasores. A presença de bactérias boas contribui para o aumento da produção dessas células.

– Melhor absorção de nutrientes

Os probióticos contribuem para a melhora da saúde como um todo porque atuam contribuindo para o aumento da absorção de nutrientes como vitaminas e minerais.

– Combate das bactérias ruins

Uma função muito importante dos probióticos é auxiliar no combate a proliferação das bactérias ruins no intestino.

– Prevenção da obesidade

Já faz alguns anos que a ciência vem realizando estudos a respeito da ação efetiva dos probióticos na perda de peso bem como na redução dos riscos de desenvolver problemas de saúde como Hipertensão e Diabetes tipo 2 (falaremos mais abaixo).

Quais as fontes de probióticos?

Agora que você conhece os benefícios que probióticos deve estar se perguntando como ingeri-los e fortalecer o seu organismo. A ingestão pode ser feita através de alimentos e também por meio de suplementos.

Alimentos que são fonte de probióticos

Kefir

Trata-se de um produto que possui textura e sabor semelhante ao do iogurte natural e que tem como diferencial ser fermentado com bactérias e leveduras.

Iogurte

A versão natural é a melhor para quem deseja aumentar a sua quantidade de probióticos, contudo, já existem versões saborizadas que mantém os benefícios.

Kombucha

Uma opção de bebida fermentada para que não gosta particularmente do leite fermentado, por exemplo. Normalmente é utilizada a base de chá preto para desenvolver a kombucha.

Leite fermentado (como o Yakult)

Nesse produto são adicionados os Lactobacillus que são de grande ajuda para o fortalecimento do sistema imunológico.

A dica dos nutricionistas é que por dia seja consumido pelo menos um alimento probiótico melhorando assim a flora intesntinal. Quem tiver realizado um tratamento médico com antibióticos deve ter uma atenção redobrada, pois pode estar com a quantidade de bactérias boas bastante reduzida.

Suplementos probióticos

Uma opção interessante para quem acha difícil manter o consumo dos alimentos fontes de probióticos é a suplementação. Atualmente, no mercado é possível encontrar versões líquidas, em cápsulas e em sachês. Além da facilidade para ingerir podem ser transportados para todos os lugares com você.

Suplementos Probioticos

Suplementos Probioticos

Suplementos que emagrecem?

Durante muito tempo os suplementos probióticos tiveram como função central regular o trânsito intestinal com o objetivo de melhorar a sensação de bem estar e fortalecer o sistema imunológico dos indivíduos. Contudo, após a realização de alguns estudos foi descoberta a relação das bactérias da flora intestinal com o emagrecimento. Verificou-se que pessoas magras tinham uma flora probiótica diferente daquelas das pessoas acima do peso.

Ao passo que aqueles que estavam acima do peso emagreciam a sua flora se tornava mais semelhante a das pessoas dentro do peso considerado saudável. A partir desse conhecimento foi desenvolvido o Lactobacillus gasseri, um suplemento que contribui para a eliminação de peso assim como ajuda na prevenção de problemas de saúde como Hipertensão e Diabetes tipo 2. Não subestime o poder dos probióticos de transformar o seu organismo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.