Por Que Sentimos Cãibra?

Cãibras são desagradáveis, muitas vezes resultantes das sensações dolorosas causadas pela contração muscular. As causas mais comuns de cãibras esqueléticas podem incluir fadiga muscular, baixo teor de sódio, potássio e magnésio. Entre as mulheres também acontecem devido à menstruação ou gastroenterite.

Diagnóstico Diferencial da Cãibra

Causas de cólicas incluem hiperflexão, hipóxia, exposição a grandes variações de temperatura, desidratação, entre outras. Motivos musculares também pode ser sintoma ou complicação da gravidez, rins, tiroide, hipocalcemia, síndrome da perna inquieta, varizes e esclerose múltipla. Perturbação pode causar dores musculares, em particular a hipocalemia e hipocalcemia. Essa perturbação surge como o corpo e perde grandes quantidades de líquido intersticial através de suor. Esse fluido intersticial está composto em principal de água e sal. A perda de partículas ativas fora do músculo leva a perturbação do equilíbrio osmótico, portanto, cada vez menor de células musculares uma vez que contêm mais partículas ativas. Já em 1965, os pesquisadores observaram que as cãibras nas pernas resultam da síndrome da perna inquieta de excesso de insulina.  A hipoglicemia se associa com o excesso de insulina e baixo nível de sangue de glicose.

Cãibras Musculares Lisas: Definição Principal

Contrações musculares lisas podem ser sintomáticas de endometriose ou de outros problemas de saúde. A cólica também ocorre antes e durante o ciclo menstrual da fêmea.

Cãibras Musculares Esqueléticas: Características Gerais

Os músculos esqueléticos podem ser controlados de modo voluntário. Câimbras surgem nas panturrilhas, coxas e os arcos do pé – associada com a atividade muscular constante e que pode ser doloroso, embora dores ósseas possam ocorrer enquanto se relaxa do estiramento no músculo. Cerca de 40% das pessoas que sofrem de dores ósseas são suscetíveis de suportar a dor muscular extrema e não podem usar o membro afetado. Pode levar até sete dias para o músculo retornar ao estado livre de dor.

Cãibras Musculares Esqueléticas: Características Gerais

Cãibras Musculares Esqueléticas: Características Gerais

Cãibras Noturnas nas Pernas

Cãibras são contrações musculares involuntárias que ocorrem nas panturrilhas, solas dos pés e outros músculos do corpo durante a noite ou enquanto se descansa. A duração é variável e também acontecem na forma de cólicas, de alguns segundos a vários minutos. Essas cólicas são mais comuns em pessoas mais velhas.  Acontecem com bastante frequência em adolescentes e em algumas pessoas durante o exercício à noite. A causa precisa é incerta. Fatores que contribuem incluem: Desidratação, baixos níveis de determinados minerais (magnésio, potássio, cálcio e sódio) e redução do fluxo sanguíneo através dos músculos atendente em sessão prolongada. Cãibras nas pernas noturnas são consideradas “normais” durante os estágios finais da gravidez. Elas podem, no entanto, variar em intensidade de leve a doloroso de modo extremo. O ácido lático pode se construir em torno dos músculos que provocam cólicas. No entanto, acontecem durante a respiração anaeróbica quando uma pessoa se exercita ou se engaja em atividade na qual acelera o batimento cardíaco. Condições médicas associadas com cãibras nas pernas são as doenças cardiovasculares, cirrose, gravidez e estenose do canal lombar. Alongamento e massagem colocam pressão sobre a perna afetada, andando, a pé, tomando um banho ou ducha quente suave para ajudar a acabar com a cólica. Se a cãibra é no músculo da panturrilha, tente puxar o dedão do pé de modo suave para alongar e em alguns casos causar alívio quase imediato. As estatinas, por vezes causam mialgia e cãibras. O raloxifeno representa medicamento associado com uma elevada incidência de cãibras nas pernas. Outros fatores que aumentam a probabilidade dos efeitos colaterais são exercícios físicos intensos, idade, sexo feminino, história de cólicas e hipotireoidismo.  Até 80% dos atletas que utilizam estatinas sofrem efeitos adversos significativos musculares, incluindo cãibras. A taxa parece ser entre 10-25% da estatina na população. Em alguns casos os efeitos adversos desaparecem após a mudança para uma estatina diferente, no entanto, não se devem ser ignorados se persistir, pois pode em casos raros evoluir para problemas nas graves. Coenzima Q10 é útil para evitar alguns efeitos adversos relacionados com a estatina, mas não há provas suficientes para comprovar a eficácia em evitar a mialgia.

Fisiopatologia: Cãibra

Os músculos esqueléticos funcionam como pares antagônicos. Contratação requer o relaxamento do músculo oposto do par. Ocorrem quando são incapazes de relaxar de modo correto devido às fibras que não se destacam dos filamentos. Alongamento e beber bastante líquido como água são práticas úteis no tratamento de cãibras musculares simples.

Medicação

Quinina é provável que seja eficaz. No entanto, devido aos efeitos colaterais, seu uso deve ser considerado apenas quando falham os outros tratamentos. A vitamina do complexo B, lidocaína e bloqueadores dos canais de cálcio podem ser eficazes para cãibras musculares.

Cãibra Muscular: A Dor Comum

Cãibras afetam qualquer músculo sob seu controle. As cólicas podem envolver a totalidade, parte de um músculo ou vários músculos de um grupo. Os locais mais famosos para cólicas são as panturrilhas, coxas e arco do pé. Cãibras nas mãos, braços, abdômen e ao longo da caixa torácica também são comuns.

Desconforto e Cólicas

Algumas mulheres podem experimentar apenas um leve desconforto que não interfere nas rotinas diárias, enquanto outras mulheres experimentam dor tão intensa que não podem ir ao trabalho ou escola. Na verdade, cólicas menstruais dolorosas são principais causas de absenteísmo ao trabalho ou à escola às meninas adolescentes e mulheres nos vinte anos.

Quando Consultar o Médico das Cólicas Menstruais

Quando as cólicas ocorrem varia de mulher para mulher. Algumas têm cólicas menstruais que começam antes da menstruação, enquanto outras iniciam no exato momento. A intensidade diminui à medida que abaixa o sangramento menstrual. Muitas mulheres ficam surpresas ao saber que as cólicas por vezes trazem dor ou desconforto menstrual. Por vezes pode ser um sintoma de gravidez precoce! As mulheres que estão tentando engravidar sentem desconforto no estômago ou dor nas costas Às vezes, cólicas leves é um dos primeiros sinais de gravidez e por vezes ocorre em torno do tempo de ciclo menstrual de uma mulher. Hiperflexão, hipóxia, exposição a grandes variações de temperatura, desidratação são causas das cãibras musculares, que também pode ser sintoma ou complicação da gravidez, rins, tiroide, hipocalcemia, síndrome da perna inquieta, varizes e esclerose múltipla.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.