Perguntas Frequentes Sobre Feng Shui: 10 Questões com Respostas

Feng Shui é Religião?

Embora seja popular entre diversas  pessoas não religiosa, não se pode ignorar o fato de que o Feng Shui representa religião. Porém, mesmo com o tom esotérico no qual a mídia trata o assunto, o Feng Shui está ligado com a ciência esotérica da China. O mundo ocidental não está acostumado com esta filosofia, embora esteja presente no mundo há milênios, pelo menos três mil antes de Cristo.

Feng Shui é Chinês?

Grande parte dos pensadores aponta que a naturalidade da filosofia é chinesa. Porém, outros críticos dizem que o pensamento pode ser considerado falso, visto que os métodos tradicionais da doutrina não foram criados em território chinês, mas sim por monges da seita do Chapéu Negro do Budismo Tântrico Tibetano, ignorando que a presença do Tibete na China. De qualquer maneira está ligada com seitas religiosas.

Feng Shui

Feng Shui

Como Funciona a Harmonia do Feng Shui?

A harmonia prometida pelo Feng Shui pode ser conquistada com o equilíbrio de cinco elementos distintos, consideráveis inclusive na acupuntura e outros métodos da medicina chinesa. Representam padrões de comportamento no sentido de fortificar a energia. De certa maneira o Feng Shui está composto por cinco ordens que todas as coisas do mundo são compostas. Os ambientes são curados por causa do uso dos elementos que possuem contrabalanço em excesso, ou mesmo estimular os elementos que estão em falta.

Feng Shui Sozinho é Viável?

Atenção! Especialistas contraindicam a utilização do Feng Shui na própria casa entre as pessoas consideradas leigas no assunto. Para aplicar as técnicas se faz necessário longos anos de estudos em níveis consideráveis para que as técnicas sejam consideradas pelo menos satisfatória. Quem não domina o conceito de maneira avançada corre risco de piorar a situação vivida. Pessoas intuitivas podem não sofrer com estes problemas, porém, elas não precisam do Feng Shui por causa do mesmo motivo.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Aplicar Feng Shui na Casa?

O Feng Shui possui orientação de construir pontos cardeais e a data de construção dos imóveis no sentido de estabelecer fluxos de energia positiva em cada setor dos cômodos e móveis. De certa maneira não existe a maneira correta de colocar o Baguá na planta baixa. Isso acontece por que cada residência possui combinações distintas de receber energia.

Determinar qual representa a frente da residência representa ponto elementar no Feng Shui de acordo com diversos livros traduzidos para a língua portuguesa. De acordo com a filosofia oriental, a parte da frente representa a parte Yang da casa, que está mais ativa. Nas casas ocidentais a região está ligada com a sala de estar, normalmente. A zona pode se confundir como o lado oposto da parte da fora da porta de entrada.

 Quais as Escolas de Feng Shui?

Os métodos principais do conceito estão divididos e três escolas: Forma, Oito Casas e Tempo-Espaço. Na forma acontece a observação do entorno no sentido de sentir qual influência provém da vizinha no sentido energético para com o imóvel, bem como observar as formas na parte interna das construções.

A escola das Oito Casas está baseada na data de nascimento dos ocupantes e da orientação do imóvel com relação aos pontos cardeais. Efeito que permite entender quais são as melhores direções pessoais e cômodos do imóvel. A terceira escolha, conhecida como Tempo e Espaço, representa nível complexo, visto que ela leva em conta as informações das escolas anteriores, acrescidas da dada de construção das casas, o que auxilia na construção dos mapas das energias dos imóveis, prevendo assim as variações que podem acontecer em cada ano.

Por Que o Feng Shui Contraindica Espelho Refletido na Cama?

Os espelhos são responsáveis por movimentarem os fluxos QI, que representa a energia vital dos ambientes. No momento de dormir a ordem principal significa repouso para que as funções do dia seguinte sejam feitas com disposição, aumentando as o nível de concentração e acertos. Neste sentido, a atividade é contraindicada, visto que os espelhos refletem a energia vinda da cama. Por este motivo que a presença dos espelhos pode trazer malefícios, tais como: Sono agitado, insônia, cansaço, entre outros.

Como Aplicar Feng Shui na Cabeceira?

De acordo com a doutrina das Oito Casas, as pessoas possuem funções na vida que são explicitadas nas datas de nascimento. São oito direções, quatro favoráveis e outros quatro desfavoráveis, dos quais podem receber energias melhores ou piores. Na hora de dormir, repouse com a cabeceira voltada para alguma das direções. Tenha em mente que as posições podem não ser corretas para o Norte, Sul, Leste e Oeste, como também Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste.

Tenha em mente que na parede onde se encosta a cabeceira não poder estar passando nenhum tipo de cano de água, elementos que podem prejudicar o sono quando estão em movimento. A perturbação da energia também fica evidenciada, fato que deixa o momento de dormir ainda mais complicado.

Você Conhece ?

Você Conhece ?

Espelho Atrás do Fogão?

Em termos gerais a técnica não está relacionada com os conceitos de Feng Shui. Nos setores da casa em que existem energias positivas podem ser utilizados espelhos no sentido de dinamizar o fluxo de QI. Porém, em locais negativos, espelho representa elemento contraindicado. Neste sentido, não precisam estar necessariamente na parte traseira do fogão.

Interessante notar que o Feng Shui afirma que os lixos não podem ficar próximos ao fogão. Os restos de comida possuem aspectos estagnados, sem vida e miseráveis. O fluxo negativo entra em conflito de maneira direta com a energia pura e viva.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando Surgiu o Feng Shui?

As culturas Hongshan fornecem a primeira evidência para a origem. Até a invenção da bússola magnética, Feng Shui foi utilizado no sentido de assessorar a astronomia para encontrar correlações entre os humanos e o universo. Uma sepultura em Puyang (4000 AC) contém mosaicos que verdade forma o mapa da estrela chinesa do dragão e do tigre.

Feng Shui Para Comprar Carros?

Interessante notar que as técnicas de Feng Shui também podem ser utilizadas no carro. Escolha as cores que você mais se identifica, ou mesmo, tenha a sensibilidade para entender qual cor chama mais a sua atenção.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>