O Que é Hidroquinona?

Cada vez mais a necessidade de produtos que deixam a nossa pele mais bonita e mais sadia são procurados em farmácias e consultórios médicos no mundo inteiro. Ainda existem aqueles que são vendidos sem contraindicação e que prometem verdadeiros milagres. Entre os mais variados produtos eficientes, vamos encontrar o composto hidroquinona.

Se você nunca ouviu falar sobre a hidroquinona ou conhece, mas ainda tem muita dúvida, mais abaixo você encontrará os principais detalhes sobre este produto e como de fato você pode utilizá-lo de forma correta e eficiente para sua saúde. Conheça um pouco mais sobre a hidroquinona.

O Que é Hidroquinona?

Este composto é na verdade um produto cosmético muito utilizado no tratamento de diversos problemas da pele. Na química, a hidroquinona é também conhecida como benzeno-1,4-diol, 1-4 dihidroxibenzeno ou ainda quinol. Este composto orgânico aromático apresenta-se com a fórmula química C6H4(OH)2 e é considerada um tipo de fenol muito eficiente para qualquer pessoa.

Em 1993, a International Union of Pure and Applied Chemistry, a IUPAC, autorizou o uso deste composto no tratamento de diversos problemas estéticos e desde então consta como produto da “Recommendations for the Nomenclature of Organic Chemistry”. Diversos motivos levam um médico indicar aos seus pacientes, o uso da hidroquinona, fato que levou este composto a ocupar o cargo do ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas nos dias de hoje.

O Que é Hidroquinona

O Que é Hidroquinona?

Indicações De Uso

As principais prescrições médicas para tratamentos utilizando a hidroquinona são em cuidados com manchas na pele, principalmente aquelas causadas por acnes. O uso da hidroquinona manipulada também é utilizada no tratamento de clareamento da abdominoplastia e também mamoplastia, sendo esta utilizada mais recentemente então, pouco popular entre os médicos.

Problemas Com o Uso Da Hidroquinona

Todo medicamento existe uma contraindicação, mas no caso da hidroquinona, problemas reais com o uso desse produto são bem comuns e pode até ser confundido com uso não indicado do medicamento. O mais comum de se ouvir entre as pessoas que usam a hidroquinona é que o produto não é tolerado por todas as peles, causando facilmente alergia à substância.

Outro problema que pode aparecer com a aplicação tópica da Hidroquinona, é a leucomelanodermias em confete. Este problema é um pequeno transtorno da pigmentação da nossa pele onde aparecem pequenos pontos devido a ausência total de melanina. Pode ainda aparecer um escurecimento de cor negro-azulado na sua pele que chamamos deocronose exógena.

Existem ainda alguns casos de câncer de pele, mas nesse caso ainda são feitos estudos para saber o que ocasionou o problema de fato.

Problemas Com o Uso Da Hidroquinona

Problemas Com o Uso Da Hidroquinona

Como a Hidroquinona Age Na Pele

A hidroquinona age diretamente nos melanócitos, as células que produzem a melanina, que é muito importante na recomposição da nossa pele.  Durante a ação da hidroquinona nos melanócitos, estas células ficam bloqueadas para produzirem mais células e também aumenta a degradação dos melanossomos, que são os corpúsculos intracelulares responsáveis por armazenarem a melanina no nosso corpo. Além destas duas principais ações no corpo, a hidroquinona ainda bloqueia a ação da tirosinase, uma enzima muito importante na formação da melanina.

Resultados

Quando se passa a utilizar qualquer tipo de medicamento, o que mais queremos é que os resultados apareçam, não é verdade? Isso acontece principalmente quando o que buscamos é retirar manchas ou qualquer outro detalhe exposto em nosso corpo. No caso da hidroquinona, apesar desse composto ser bem potente, os seus resultados não são muito imediatos.

Voce levará ainda cerca de dois meses em média, de aplicação da hidroquinona na pele para perceber as mudanças que esse composto está fazendo em seu corpo. Os médicos indicam geralmente o uso da hidroquinona por no máximo 8 meses seguidos, então atente-se ao uso prolongado do medicamento porque isso pode gerar outras manchas pelo seu corpo ou gerar algum tipo de alergia.

Outro detalhe muito importante a se ressaltar sobre a hidroquinona, é que esse medicamento não elimina todas as manchas do corpo, mesmo aquelas as quais o produto é indicado. Tudo depende do tipo de mancha, tempo e principalmente, estilo de vida que você leva. Algumas manchas são difíceis de se tirar do corpo porque estão diretamente ligadas ao funcionamento incorreto do seu organismo. Então ao usar a hidroquinona, você pode se bater com uma mancha ou outra que vai apenas clarear e não desaparecer totalmente.

Contraindicação

Mesmo tendo citado alguns problemas gerados pela hidroquinona, estes não podem ser considerados contraindicações porque acontecem esporadicamente e depende muito de cada organismo. As contraindicações do remédio é para pessoas que possuem um histórico de hipersensibilidade, alergia ou intolerância ao componente químico. Também é expressamente proibido o uso de hidroquinona para mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação, pois altera diretamente a formação de hormônios importantes para o desenvolvimento do seu bebê.

Mesmo não estando dentro do perfil de contraindicações da hidroquinona, indicamos que você só faça uso do medicamento se estiver sendo acompanhado por um médico dermatologista. Procure um profissional de sua confiança tanto para saber mais sobre o produto, quantidade de aplicação e nível de manipulação da hidroquinona em seu organismo, como também para saber se não existe nenhum bloqueio do medicamento em seu corpo.

Considerações Finais

Podemos concluir que apesar de eficiente, a hidroquinona pode trazer outros problemas para o seu corpo então o seu uso deve ser feito apenas sob prescrição médica, já que casos são bem específicos para  seu uso. Jamais saia comprando medicamentos com este composto para evitar aparecer com mais manchas em sua pele ao invés de eliminá-las.

É importante também manter uma rotina controlada de uso. Evite o excesso ou usar uma dosagem além daquela que seu médico indicou. Lembre-se que o composto pode gerar outros problemas para seu corpo e não é isso que você busca, com certeza.

Atente-se principalmente ao uso em conjunto com outros produtos de tratamento dermatológico. Muitos compostos são bem fortes e não combinam quando misturados e como a sua pele é algo muito sensível, pode gerar um problema maior. Você também pode ver a possibilidade de usar outros produtos cosméticos com a mesma funcionalidade e resultado da hidroquinona.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.