O que é Efeito Sanfona? Saiba como Evitá-lo

Emagrecer é um desejo de muitos brasileiros e eis que alguns conseguem depois de se impor uma disciplina alimentar e de exercícios. Porém, depois que se chega ao peso desejado pode ser que haja um relaxamento com a alimentação ou com os exercícios de forma que começa o chamado efeito sanfona, emagrece, engorda, emagrece e assim por diante.

Vale ressaltar que o efeito sanfona se refere a pequenas ou a grandes oscilações de peso, pode ser que haja uma variação de 3 a 5 kg ou mesmo uma de 10 a 20 kg. De qualquer forma esse ciclo de perda e ganho de peso não faz nada bem para o organismo. Podemos dizer que o corpo precisa ser educado para se manter no peso ideal, é como se você estivesse programando uma máquina.

Exatamente por depender de uma rotina para se adaptar aos novos hábitos pode ser que demore até que se possa observar os resultados da dieta e dos exercícios físicos. Os especialistas alertam que o corpo possui um tipo de memória metabólica de forma que tem a tendência de voltar a ser como era antes depois de passar por uma alteração.

Adaptação

Depois de conseguir chegar ao peso ideal a pessoa precisa de mais um período de tempo para que o seu organismo se habitue as novas condições, algo entre dois e três anos. Dessa forma para conquistar o corpo sonhado é necessário deixar de lado dietas esporádicas e investir numa reeducação alimentar.

O seu corpo precisa de tempo para esquecer os antigos padrões, quando você muda os seus hábitos de alimentação e passa a se exercitar garante que os novos padrões sejam vivenciados todos os dias com menos chance de o organismo se recordar de como era antes.

Dicas Para Evitar o Efeito Sanfona

Engane o Seu Organismo

O grande problema que as pessoas enfrentam quando estão tentando emagrecer é conseguir enganar o organismo para que ele não sinta falta do que está sendo deixado de lado. A melhor forma de fazer isso é evitar seguir dietas muito rigorosas e prolongadas, mude os seus hábitos de alimentação e tente descobrir o prazer em comer de forma mais saudável.

no images were found

Tenha Horários

Para evitar comer demais e errado mantenha uma rotina de horários para se alimentar. Estipule os horários de todas as refeições e se comprometa em cumpri-los. Faça as principais refeições do dia como café da manhã, almoço e jantar além de pequenos lanches que fiquem intercalados entre elas.

O mais importante é evitar a sensação de fome, pois se ela aparecer muito forte pode fazer com que você acabe escolhendo uma refeição maior e mais calórica para se saciar. Mantenha o equilíbrio na hora de escolher o que vai para a mesa, frutas e verduras são importantes, mas proteínas e carboidratos também.

Prato Colorido

Os alimentos que são mais amigos da sua dieta são com certeza as verduras e legumes, em especial as saladas cruas. Esses alimentos quando consumidos crus tem mais fibras o que ajuda a oferecer uma sensação de maior saciedade. Quanto mais saciado você se sente menos irá comer. O seu prato deve ser colorido para que você tenha em sua dieta uma boa variedade de nutrientes.

Doces na Dose Certa

Não corte de vez os doces e guloseimas, pois, com o tempo elas irão fazer falta no seu cardápio. Tente incluir o seu doce favorito na dieta mesmo que somente um pouco, deixar o sorvete ou o chocolate totalmente de fora pode acabar aumentando o desejo de comer doces e num momento de fraqueza isso pode levar a sua dieta e esforço por terra. Estabeleça um dia e um horário na semana para consumir em pequena quantidade essas guloseimas.

Evite o Sal

O sal em excesso cria uma sensação de inchaço e mais peso então evite consumir alimentos muito salgados. Na hora de salgar os alimentos reduza a quantidade.

Beba Muita Água

Uma dica que faz muito bem para a saúde é beber água o dia todo, evite refrigerantes e outras bebidas industrializadas que tem muito sódio e aditivos químicos. A água ajuda no bom funcionamento do intestino, a deixar a pela mais bonita, a promover a limpeza do organismo, a melhor a circulação e também no emagrecimento saudável.

Mastigue

Comer com pressa nunca é bom, é importante mastigar bem os alimentos para que a digestão possa ser feita no tempo suficiente para que o estômago passe uma mensagem para o cérebro de que está saciado.

Quando você come muito rápido faz com que o seu organismo nem perceba que você se alimentou. Se alimentar enquanto está na frente do computador ou no celular também pode contribuir para o efeito sanfona uma vez que o cérebro também não é avisado de que o estômago está saciado.

Pratos Variados

Para garantir uma alimentação completa é importante fazer pratos variados com um pouco de cada grupo alimentar. Sendo assim não adianta comer apenas alface, é importante ter um pouco de carboidrato, proteína e gordura na sua dieta. Para se ter uma ideia comer um prato de macarronada com queijo e carne engorda menos do que comer apenas a macarronada.

Isso acontece porque as gorduras e proteínas ajudam a fazer com que a digestão fique regular o que diminui a absorção de amido que está presente no macarrão de forma a deixar o organismo com uma sensação de mais saciado.

Atividades Físicas

Quem deseja manter o peso ideal e ficar mais saudável deve incluir atividades físicas no seu dia a dia. Os exercícios ajudam a fazer com que o metabolismo esteja sempre ativo evitando assim o aumento de peso. Mantenha uma rotina de exercícios físicos equilibrados com uma dieta rica em vários grupos de nutrientes.

no images were found

Seja Menos Crítico

Uma parte do efeito sanfona pode ser psicológica, pois quando a pessoa começa a se cobrar muito em relação a perder peso e se sentir bem com o seu corpo isso se reflete na sua saúde. Nos momentos em que você está chateado com o seu peso pode ser o momento em que mais acaba comendo.

O Efeito Sanfona

Quem não conhece alguém que estava acima do peso, emagreceu, mas, pouco tempo depois, engordou novamente? Esse é o chamado efeito sanfona, também denominado pela Medicina como “ciclismo de peso”. Isso acontece quando a pessoa consegue perder peso com regime, que pode ou não ser somado aos exercícios, no entanto, volta a ficar com o mesmo peso ou até mais em um curto espaço de tempo.

O que é Efeito Sanfona? Saiba como Evitá-lo

O que é Efeito Sanfona? Saiba como Evitá-lo

Esse tipo de problema é muito comum entre moradores das grandes cidades, pois devido ao ritmo agitado, é difícil modificar certos hábitos. Também é comum que as pessoas fujam dessas mudanças, e não tenham interesse de modificar seus hábitos alimentares. Percebemos que normalmente as pessoas pretendem emagrecer para usar roupas de banho no verão ou então para usar um vestido especial para alguma festa. Terminado o verão, ou o evento em que precisou comparecer, a pessoa volta a engordar, pois voltou a comer de forma errada.

A opção por alimentos mais práticos e saborosos, ao invés dos saudáveis, somada com uma vida mais sedentária, mais comum entre habitantes das grandes cidades, colabora em aumentar a tendência de ganho de peso (chamada de “obesogênica”) na população.

Quando Ocorre?

Emagrecimento

Emagrecimento

O efeito sanfona ocorre porque quando resolvemos fazer uma dieta muito radical, com uma redução drástica de alimentos (e também de calorias), o corpo reduz a produção de leptina no sangue, e aumenta a concentração de grelina. A leptina é um hormônio gerado no tecido gorduroso, que encaminha os sinais da saciedade para o cérebro. Esse hormônio foi descoberto em 1994, e foi batizado com um nome derivado da “leptos”, que significa “magro” em grego. No caso da grelina, descoberta recentemente pelos japoneses, ela é produzida pelo estômago e visa enviar sinais de fome para o cérebro. Ela é considerada como o hormônio da fome, por estimular o apetite no cotidiano.

Quando uma pessoa está de regime, tem uma baixa quantidade de leptina e alta de grelina. Isso a deixa mais propensa a cometer exageros na próxima refeição. Como os dois hormônios têm a função de regularem o metabolismo, as alterações hormonais fazem uma diminuição no gastos de calorias pelo corpo, o que facilita o efeito sanfona. Nosso corpo possui um sistema programado para se defender da falta de comida. Quando emagrecemos com dietas muito rígidas, o organismo imagina que vamos morrer de fome porque falta comida e nos protege deixando o ganho de peso mais fácil, para que possamos armazenar comida mais facilmente.

Sobre as Dietas

Causa

Causa

Sendo assim, o ideal é não fazer dietas muito radicais. Quanto mais elas forem restritas no número de calorias, maiores são os riscos para o surgimento do efeito sanfona. O ideal é fazer uma combinação de uma alimentação equilibrada, somada com a prática de exercícios físicos. Vale lembrar que as mulheres são mais propensas a sofrerem o efeito sanfona, por terem maior facilidade em ganhar peso, por terem estatura menor, pouca massa magra e baixo metabolismo (gastam menos calorias do que os homens).

Por isso, para evitar o efeito sanfona, procure seguir uma dieta balanceada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma dieta equilibrada deve ser composta por 60% de carboidratos, 30% de gorduras e 20% de proteínas. Ela deve ser dividida em refeições principais e intermediárias. O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e de duas a três refeições intermediárias, como lanche da manhã e lanche da tarde, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.