O Estruturalismo de Titchener

Histórico

O Estruturalismo de Titchener

O Estruturalismo de Titchener

O Estruturalismo teve seu surgimento, com o inglês Edward Titchener, e apresenta como base teórica, o estudo das estruturas ou conteúdos da mente humana, e sua forma de conexão mecânica, diante do processo associativo, que descarta a hipótese de que o processo mental, que faz com que a pessoa interprete o mundo, ou seja a percepção, tenha alguma participação nesse evento.

Pressupostos Básicos

o Teórico Titchener, concentrou seus estudos nas estruturas propriamente ditas, e achava que a Psicologia, deveria tentar descobrir, o processo das experiências conscientes mais simples, para que pudesse assim determinar sua estrutura, através das unidades que a formam. A experiência consciente do indivíduo,depende de como ele a vivencia, que é diferente da que é estudada por outras ciências.

Como exemplo, tanto a psicologia, como a física, estão aptas a fazerem um estudo sobre o som ou luz, porém o profissional de cada área, terá terá uma orientação, um objetivo,e utilizará métodos completamente diferentes um do outro.Os especialistas em física, examinarão o fenômeno sob o enfoque dos processos físicos, enquanto que os psicólogos analisarão os mesmos processos, com base na observação e experiência pessoal,de quem os vivenciou.

Objeto de Estudo da Psicologia

Objeto

Objeto

De acordo com o estruturalismo de Titchener, a psicologia deve apresentar como objeto de estudo, a experiência consciente da pessoa,frente às varias situações a que é exposta. O conhecimento do indivíduo, é derivado de suas vivências humans, não havendo outra forma de se conhecer algo, ou seja, toda a experiência humana pode ser analisada por vários aspectos diferentes, dependendo do ponto de vista de cada um, não estando nenhum deles correto ou incorreto, pois cada ser humano apresenta suas próprias experiências de vida,e portanto sua própria gama de conhecimentos.

Experiência Consciente

No estudo da experiência consciente da pessoa, o estudioso chamou atenção, para a possibilidade de se cometer um erro, fato que ele denominou como erro de estímulo, que origina um conflito entre o objeto que está sendo observado, e o processo da mente do indivíduo que está envolvido. Como exemplo, Titchener, cita o fato de que, se for mostrada uma fruta a alguém, e for solicitado que a descreva, provavelmente ela dirá que se trata de uma fruta, porém não informará as características da fruta, como a forma, cor e brilho.

Essa ausência de descrição dos elementos, que a constituem, é que foi denominada pelo teórico, de erro de estímulo, já que as características não foram mencionadas, somente foi descrito o que era mais simples,e já conhecido, acontecendo nesse acaso, uma interpretação por parte do observador, e não uma análise.

Definição da Consciência

Estudo

Estudo

A consciência foi definida por Titchener, como sendo o somatório das experiências que existem num determinado momento, e a mente humana como a soma das experiências vivenciadas pelo indivíduo ao longo do tempo. Para esse teórico do estruturalismo, a única finalidade legítima da Ciência da Psicologia, deveria ser a descoberta, e o estudo dos aspectos estruturais da mente humana.

Salete Dias

2 comentários

  1. As ideias colocadas me ajudou mt a fixar melhor o assunto, pois a sintese colocada é bem mais clara e faceis de ser entendidas. Parabens pelo site.

  2. muito bom mesmo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>