O Estado Emocional E O Câncer

O câncer é uma das doenças mais temidas pelas pessoas, sendo bastante comum que em alguns casos, especialmente entre os idosos, nem se queira falar o nome da doença, ou seja, as pessoas dizem “aquela doença”, como se isso fosse definir ou agravar seu estado de saúde. Com certeza o fato de falar ou não o nome da doença não fará diferença alguma em seu diagnóstico, porém é correto dizer que o estado emocional e o câncer tem uma intima ligação. Hoje em dia é muito usual que os médicos digam ao paciente qual o seu estado real de saúde e beleza, ou o diagnóstico completo em casos de câncer, e há uma grande preocupação na forma como este paciente vá receber esta noticia, ou seja, como vencer a crise emocional que virá decorrente de um diagnóstico de câncer, especialmente se for maligno?

O Estado Emocional

O Estado Emocional

Não há como negar que como o agravamento do estado emocional o câncer ganha força, já existem muitas pesquisas que comprovam este fato. Um mesmo fato na vida de duas pessoas diferentes pode ter proporções totalmente diferentes, isso vai depender da forma como cada um de nós percebe os fatos, a maneira como encara a vida, a cultura religiosa de cada um, suas crenças, fé, etc. Da mesma forma acontece com um diagnóstico de uma doença grave como o câncer, para algumas pessoas, ainda que esta seja uma situação critica, há esperanças, possibilidades, saídas em sua fé, seu otimismo em ver a vida e geralmente são estas pessoas que nos dão grandes lições com uma mensagem de vida baseada na certeza de dias melhores, que na maioria dos casos culmina com excelentes recuperações comprovando que o estado emocional e o câncer estão muito interligados.

Câncer Doença

Câncer Doença

Em compensação para outros pacientes uma simples requisição de um exame para averiguar suas condições de saúde, onde haja uma suspeita de câncer, já é motivo de desespero, como se a vida já tivesse se acabado. Pesquisas referentes a doenças psicossomáticas e estudos referentes ao afeto comprovam a teoria de que o estado emocional e o câncer são aspectos muito relevantes em um paciente. É normal que os pacientes se sintam tristes, tenham medo de enfrentar a doença, de morrer, etc. De acordo com as emoções, as doenças tem maior ou menor possibilidades de se desenvolver no organismo.

Vida

Vida

Todos nós já passamos por alguma situação em que o médico nos diz que baixamos a resistência e portanto adquirimos esta ou aquela doença, geralmente ocasionada por vírus oportunistas. Ao estarmos com nosso estado emocional abalado, depressivos, pessimistas, etc., ficamos mais propensos à doenças. Drogas não são a resposta que irá resolver os quadros depressivos, apesar de ajudar é preciso que o paciente queira melhorar, que ele acredite na sua recuperação, pois assim ele terá melhores chances de recuperação, comprovando a estreita relação entre o estado emocional e o câncer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.