Noz Moscada

Produto de uma árvore de grande porte, a moscadeira, da família das Myristicaceae, seu fruto, a Noz Moscada, quando consumida em grandes quantidades, se torna um alucinógeno. A moscadeira é uma planta originária da Indonésia, que logo foi levada para a Índia. Ao Ocidente, foi levada pelos árabes. A noz moscada, como tantos outros produtos considerados condimentos, também, em tempos passados, percorreu o Caminho das Índias para completar a culinária dos europeus, seus maiores consumidores ainda nos dias atuais.

Alucinógeno

Alucinógeno

A noz moscada é uma planta de sexo separado, ou dióico, e por isso existe a planta fêmea e a planta macho. A polinização é cruzada pelas flores, através dos ventos ou dos insetos. O sabor da noz noscada é como se fosse uma mistura da canela com a pimenta do reino, e por isso é muito utilizada na culinária, tanto de doces como de pratos salgados. Rica em hidrocarbonatos, possui uma substância alucinógena, o que a torna tóxica quando consumida em grandes quantidades, principalmente na forma de chás. No Brasil, a moscadeira encontra no Sul da Bahia suas condições ideais de produção, onde alcança a frutificação já a partir do quarto ano, quando o normal nos países de origem se dá aos seis anos.

Chá

Chá

A noz moscada tem um processo de beneficiamento muito simples. Consta da secagem em galpões, onde os seus frutos são abertos para a retirada das sementes, permanecendo ali, durante um prazo de dez a quinze dias, para que se complete o processo de secagem das sementes. Completado este ciclo, faz-se a retirada das nozes, então colocadas em vasilhames próprios e armazenada em locais muito bem arejados para a perfeita conservação do produto, com os devidos cuidados visando à Área Saúde, que é hoje, um dos grandes objetivos a ser alcançado pelas indústrias do setor alimentício como é o caso da noz moscada, produto de mil e uma utilidades, tanto na Saúde e Beleza, como na alimentação.

Noz Moscada

Noz Moscada

A noz moscada alcança hoje, no mercado mundial de consumo, um alto valor comercial devido aos seus valores nutritivos e medicinais, que a cada dia, surge como um novo elemento na composição de novos medicamentos para uma série de manifestações no desequilibro da saúde humana. Sem esquecer, é claro, a sua alta procura como elemento essencial à culinária mais sofisticada e principalmente nas ceias natalinas, onde tem um destaque e uma importância fundamental para os mestres da A Arte de Cozinhar e de decorar com bom gosto seus pratos sofisticados e prediletos.

A alta culinária europeia, sem Medo do Desemprego Com a Crise, usa e abusa da noz moscada em seus cardápios com tendências afrodisíacas e medicinais que tanto agrada a gregos e troianos, principalmente os bem aquinhoados de nossa sociedade, cada vez mais exigentes, não só na sua alimentação, mas também na qualidade de vida pela reciprocidade do intercâmbio das relações humanas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário