Mitos e Verdades Sobre Germes

Muita coisa que se lê por aí ou escutamos falar é verdade, porém, entre verdades tem muito mito e com a internet, logo “viram realidade”. Por isso, de vez em quando é bom parar e procurar respostas, para não perder tempo com o que é um mito.

Vamos falar sobre os germes, muita coisa se fala, como por exemplo, da descarga que deve ser dada com a tampa do vaso abaixada. Será um mito ou uma verdade? A seguir, você descobrirá alguns mitos e verdades sobre os germes. Confira!

1- O que dizem: Toalhas de pano são mais indicadas para secar mão do que as de papel, que podem ter germes.

Mito – O papel toalha é mais higiênico e tem menos chance de provocar a propagação de germes.

Como lavar as mãos: Abra a torneira, molhe as mãos e feche novamente, use sabonete líquido para ensaboar as mãos, em seguida, enxague com água corrente. Depois pegue o papel toalha descartável e seque bem.

O ideal é depois de lavar as mãos não tocar em mais nada no banheiro, mas, na maioria dos casos, você terá que usá-las para abrir a porta.

2- O que dizem: Basta lavar as mãos somente depois de usar o banheiro.

Mito – As mãos devem ser lavadas antes e depois do uso do banheiro. Lavá-las antes é importante para que você não contamine as partes íntimas. Assim como é necessário lavá-las quando chega em casa e antes de qualquer refeição. É correto também, depois de tossir ou respirar, lavar as mãos e após brincar com qualquer animal.

3- O que dizem: Quando for dar descarga a tampa do vaso deve estar abaixada.

Verdade. Quando você dá descarga com a tampa abaixada está automaticamente mandando para o ar vários germes e eles permanecem até 2 horas vivos e contaminando tudo. Principalmente, o que foi deixa sobre a pia.

4- O que dizem: Para evitar germes é necessário trocar as escovas de dentes mensalmente.

É verdade, no caso dos adultos, a troca deveria ser feita a cada 3 meses. Além disso, é necessário higienizá-la antes da troca, pelo menos a cada 15 dias, tirando o excesso de água e usando uma solução de gluconato. Porém, antes de usá-la novamente, ela deverá ser lavada bem com água corrente.

5- O que dizem: As hortaliças e frutas que estão na temperatura ambiente devem ser muito bem lavadas antes de consumidas.

Mito, pois na verdade é bem o contrário, quando elas estão em temperatura ambiente ficam mais “frágeis” e a água pode acabar levando os germes para dentro delas. Tanto frutas quanto hortaliças devem ser lavadas somente depois de serem resfriadas.

6- O que dizem: As frutas quando compradas, devem chegar em casa e ir direto para geladeira.

Sim é verdade, porém, considere a banana uma exceção. O ideal antes de consumi-las seria lavá-las em uma solução de 1 litro de água com uma colher de água sanitária. Depois lavar bem em água corrente.

7- O que dizem: Alimentos quentes não devem ir para geladeira em vasilhas abertas, é necessário esperar que esfriem para guardá-los.

Essa regra serve tanto para comida fresca quanto para os restos, seria necessário tampar e deixar duas horas antes de colocar dentro da geladeira. A explicação é que a geladeira gasta mais energia quando tem algo quente dentro dela, porém para a saúde é uma boa solução.

8- O que dizem: A carne não pode ser lavada.

É uma verdade, quando lavamos a carne aumentamos a água nela e isso faz com que fique mais fácil ainda para os germes atacá-la. Sem falar que ao lavar a carne você poderá estar perdendo nutrientes.

9- O que dizem: É melhor cortar os alimentos em superfícies plásticas ao invés de usar as tradicionais tábuas de carne.

Sim, é uma verdade, pois elas evitam a contaminação cruzada, muito comum, com o uso de tábua de carne de madeira. Porém, elas precisam ser trocadas quando já possuem muitas manchas e riscos, pois neste caso, também começam a virar um bom lugar para os germes se instalarem.

10- O que dizem: Esponjas de cozinha devem ser trocadas a cada 30 dias.

Isso é um mito, apesar de ser uma fonte de contaminação de germes da cozinha, a esponja, pode sim ser usada mais vezes, caso seja limpa e desinfetada todos os dias. Caso contrário, deve ser descartada a cada 7 dias.

11- O que dizem: As louças não podem ser secas com pano de prato.

Sim é verdade, mesmo parecendo que é um mito. O ideal é que as louças sejam secas na máquina de lavar ou no escorredor. Se tiver que enxugar, o pano deverá ser descartável. Pano úmido então, nem pensar, pois estão cheios de germes prontos para atacar.

12- O que dizem: Não importa qual o tipo de lancheira o seu filho use, todas elas são permitidas e não representam nenhum risco de contaminação.

É um mito, pois nada que esteja na geladeira poderá ser colocada em uma lancheira comum e ser enviado para escola. É necessário ser uma lancheira que resfrie também. Esse frio e quente deixe o alimento sujeito a vermes.

13- O que dizem: O ovo não deve ser consumido com a gema mole.

É verdade sim, essa não é a maneira correta de consumir ovos, aliás, se trata de um alimento que não deve ser consumido cru e nem semicru, pois apresenta risco de acabar contraindo salmonelose.

Sempre que preparar um ovo, lembre-se que gema e clara devem ser firmes e bem cozidas e que os ovos também tem prazo de validade.

14- O que dizem: Não devemos assoprar velas em cima do bolo.

E sim, não é mito é verdade. Você assopra a vela e sua saliva estará com germes que podem acabar contaminando o bolo. Sem falar que não é correto deixar doces e bolos mais de duas horas expostos em temperatura ambiente, pois ficam sujeitos a contaminação por germes.

15- O que dizem: Formigas são perigosas na cozinha.

É verdade, apesar de parecerem bem inofensivas, elas “carregam” muitos microrganismos que podem contaminar a comida. Até porque eles vão do lixo ao banheiro e a a cozinha, por exemplo.

16- O que dizem: É bom misturar água sanitária e detergente para fazer a limpeza.

É um mito, primeiro se usa o detergente e depois a água sanitária, poré, os dois não devem ser usados juntos para não diminuir a eficácia de higienização da água sanitária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.