Maneiras De Acabar Com o Chulé

O odor do pé, conhecido na profissão médica como bromidrose, pode ser atribuída a bactérias que se encontram em partes úmidas e quentes do corpo, meias e sapatos como lugar perfeito para se reproduzir e multiplicar.

Milhares de glândulas sudoríparas nas solas produzem suor composto de água, cloreto de sódio, gordura, minerais e vários ácidos oriundos de produtos finais da ação do metabolismo no organismo. Na presença de certas bactérias as secreções quebram e gera o mau cheiro, conhecido no Brasil como “chulé”.

01-Lavar Os Pés

Lavar bem. As glândulas sudoríparas na sola dos pés produzem suor composto de água, cloreto de sódio, gordura, minerais e vários ácidos que são produtos finais do metabolismo do corpo. Lave as bactérias com sabão desodorizante e seque bem. Na se esqueça de também fazer a indicação nos momentos em que não vai tomar banho também. Para quem está com o problema pode ser necessário realizar lavagem a cada três horas até o forte chulé desaparecer.

Lavar Os Pés

Lavar Os Pés

Quantas Vezes Lavar Os Pés?

Número suficiente para remover as bactérias ofensivas, mas não cuidado com o excesso para não prejudicar os óleos de proteção da pele. Para o chulé forte será necessário banhar os pés várias vezes ao dia. No entanto, se perceber eles se tornam escamosos e rachados pode ser necessário realizar corte nas lavagens.

2-Sal Kosher

Outra dica interessante no sentido de acabar com o chulé está em aplicar sal Kosher junto com solução composta de um litro de água. Este tipo possui cristais maiores que as soluções de cozinha. Após a imersão, não lave os pés, apenas seque bem. O sal tem um efeito de secagem sobre a pele.

Sal Kosher

Sal Kosher

3-Desodorantes Nos Pés

Acredite ou não, o desodorante usado às axilas também pode ser usado nos pés. Preste atenção ao rótulo do produto. Composições contêm agentes antibacterianos que podem matar as bactérias – elas não devem exterminar o suor, mas eliminar o odor que se segue na mistura entre transpiração e população bacteriana.

Agite pó desodorizante em solução com cloreto de alumínio hexahidratado. Use meias que deixam os pés respirarem. Algumas pessoas acham que as fibras naturais, como algodão ou lã são melhores, mas outras preferem acrílico. Tentar tecidos diferentes até encontrar um que parece manter o pé seco e confortável.

Se possível, altere suas meias pelo menos uma vez durante o dia e não use o mesmo par dois dias em sequência – seja para o lazer ou os pares utilizados na hora de dormir.

4-Opção Do Calçado

Escolha sapatos abertos como sandálias, sempre que possível. Eles permitem que o ar entre nos pés, o que ajuda a evaporar o suor e retardar o crescimento de bactérias causadoras de odor. Se elas não são opções viáveis, escolha sapatos de couro ou lona, que respiram pouco e evita com que os sapatos sejam revestidos com borracha sólida ou materiais sintéticos.

5-Lavar o Tênis

Lave o tênis! Modelos compostos por lona podem ir direito à máquina de lavar. Deixe secar ao ar, em vez de jogar no secador deixe os sapatos respirarem. Se você puder, use sapatos alternativos com base diária e evite o excesso de calor apenas para um par. Solte os laços e puxe a língua dos tênis que não estão sendo usados. Deixe secar ao sol. Polvilhe o interior dos calçados com amido de milho para ajudar a absorver a umidade e manter espécie de secador de pé.

06-Alimentos à Mesa

Coma com sabedoria. Evite sabor forte de alimentos como alho, cebola, cebolinha e pimentão, porque as substâncias fornecem sabor forte e aroma através da corrente sanguínea e concentração no suor. Embora este efeito não se restrinja a transpiração do pé, pode ajudar em diminuir a transpiração.

07-Problema De Estresse

Mantenha a calma. Estresse e ansiedade aumentam a produção de suor, dando às bactérias alimento para prosperar. Sem contar que os efeitos estressados podem causar diversas complicações na saúde. Especialistas aponta que esta representa doenças que mais matou pessoas na segunda metade do século XX.

08-Bicabornato De Sódio

A cozinha está cheia de remédios naturais que podem ajudar a banir o odor do pé. Ir para a página seguinte para saber mais. O bicarbonato de sódio pode desodorizar sapatos por aspersão. Aplique uma ou duas colheres de chá no interior para absorver a umidade e esconder odores. Para fragrância adicionada, misture três colheres de sopa de bicarbonato e folhas secas de sálvia.

Outra maneira de usar bicarbonato de sódio está no banho de pé. Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para uma bacia de água quente. Mergulhe os pés todas as noites durante um mês.

09-Sal e Vinagre

Adicione sal de cozinha à água ao pé de molho. Despeje algumas colheres de chá de sal em banheira de água morna. Deixe de molho por dez minutos. Faça o procedimento em cada momento que o odor estiver em níveis insuportáveis para não proporcionar desgastes prévios nos calçados.

Vinagre: Mergulhe os pés várias vezes por semana em um banho de cidra de maçã ou vinagre puro. Misture 1/3 de xícara de vinagre em bacia de água morna. Embebeda durante dez e quinze minutos.

10-Soluções Adicionais

Chá Preto: Pode ser a solução ideal para acabar com o problema do excesso de chulé. Ácido tânico que existe na composição possui propriedades adstringentes que impedem o excesso de transpiração. Para fazer a solução prepare cinco sacos de chá preto em 1 litro de água fervente. Deixe esfriar, acrescente os cubos de gelo (durante o verão) e mergulhe os pés em banho de vinte a trinta minutos.

Água Quente e Fria: Alternar a temperatura na hora de lavar o pé ajuda em reduzir o fluxo de sangue aos pés e transpiração. Após banho quente coloque os dedos em balde com água fria e cubos de gelo. Adicione duas colheres de sopa de chá de suco de limão (se disponível). Esfregue os pés com álcool após o banho. Tente este duplo tratamento uma vez por dia, especialmente nos meses quentes do ano.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.