Herpes Labial

A herpes labial também chamada de herpes simples é uma doença contagiosa e que pode atacar os lábios, toda a boca ou somente as gengivas. Se trata de uma infecção causada por um vírus e a característica que confirma a sua presença é a aparição de bolhas doloridas e pequenas sobre os lábios.

As Causas Da Herpes Labial

Como foi dito, a herpes labial tem como agente responsável um vírus, herpes simples do tipo 1 (HSV-1). Porém, em alguns casos, o vírus pode ser outro, o mesmo, herpes simples, mas tipo 2. Esse vírus é o mesmo que provoca a herpes genital e acaba em alguns casos, provocando aquela labial também.

As bolhas sobre os lábios nem sempre aparecem logo no início da doença. A principal característica desse tipo de vírus é ficar no que os médicos chamam de “estado latente”. Dessa forma, o vírus do tipo 1 fica no tecido nervoso da face e o tempo em que ele se “hospeda”, antes de aparecer os primeiros sintomas da doença é variado.

A Transmissão Do Herpes Labial

A grande parte das pessoas está protegida do vírus que provoca a herpes labial graças aos anticorpos. Sendo assim, essas pessoas dificilmente apresentarão os sintomas da doença. Em compensação, outras desenvolvem mais de uma vez a doença e quando ela volta os lábios acabam ficando com feridas. Normalmente, sempre no mesmo lugar.

O vírus que provoca a herpes é muito contagioso e ele é transmitido pelo contato direto e também através do uso dos mesmos objetos, como compartilhando utensílios, louças, toalhas, entre outros. O infectado uso, o vírus permanece e a pessoa que usa pela segunda vez será infectada. Isso acontece, porém, quando ela tem predisposição à doença.

Fatores de Risco e Sintomas da Herpes Labial

  • Para evitar a contaminação não compartilhe com pessoas que tenham a doença objetos. Normalmente, é o modo mais fácil de ser contaminado. Lembre-se que é um doença considerada de alto risco de contaminação.
  • O sinal mais comum da existência da herpes são as bolhas avermelhadas, pequenas e que são levemente doloridas que aparecem sobre os lábios.
  • A primeira aparição da herpes pode ser leve, mas também pode ser mais grave. O caso com mais incômodo pela primeira vez é comum em crianças entre um e cinco anos.
  • Os sintomas da herpes labial costumam durar somente alguns dias logo depois que a pessoa é contagiosa.
  • Febre e dor de garganta também são sintomas da presença da herpes labial, porém, são menos frequentes. Esses sintomas costumam aparecer antes das bolhas sobre os lábios e chegando a provocar gânglios no pescoço.
  • Quando as lesões aparecem também é comum que as pessoas sintam formigamento próximo a elas, coceira e local  pode ficar bem sensível.
  • Outro sintoma, não tem comum, é a dificuldade e dor na hora de engolir durante a manifestação da herpes labial.
  • Normalmente, depois da primeira vez, o paciente sofre menos com os sintomas, eles são mais brandos.
  • Alguns fatores podem fazer com que a herpes apareça, entre eles: estresse, exposição ao sol e no caso das mulheres, durante o período menstrual.

Tratamento E Diagnóstico Da Herpes Labial

Quando procurar um médico:

  • Os sintomas da herpes labial sendo branda ou grave não passam de duas semanas.
  • Podem aparecer feridas perto dos olhos.
  • A baixa imunidade deixa a pessoa mais propensa a herpes.

Sobre O Diagnóstico Da Doença:

  • O diagnóstico da herpes labial é bem fácil para o médico.
  • Caso o médico tenha alguma dúvida, somente observando os sintomas, ele pode recolher algumas amostras das feridas dos lábios do paciente. Depois enviar para fazer no laboratório os testes que comprovam o não a presença do vírus da herpes labial.
  • Através de exames é que o médico pode avaliar os linfonodos na virilha e no pescoço.
  • Também pode solicitado ao médico um teste cultural viral, avaliando as lesões que a doença provoca na boca.

Como É Feito O Tratamento Da Herpes Labial

Mesmo sem tratamento, quando se trata de herpes labial branda e o paciente não está com o sistema imunológico comprometido, os sintomas desaparecerão em duas semanas. Porém, para diminuir os sintomas podem ser usados remédios antivirais e pomadas sobre as feridas para aliviar o incômodo das mesmas.

Porém, as feridas das herpes podem voltar. Para evitar que isso aconteça é melhor que os remédios antivirais sejam tomados logo no início da doença. Você pode identificar o momento quando as primeiras feridas começaram a surgir. Porém, não é normal que os sintomas sumam e aparecem com grande frequência. Se isso acontecer, o médico deverá ser informado e os remédios deverão ser tomados com maior frequência.

As pomadas são necessárias para aliviar as dores provocas pelos sintomas e devem ser aplicadas de duas em duas horas. Porém, esse medicamento não é barato. Mas, vale a pena por que o uso do medicamento reduz o tempo em que os sintomas aparecem.

Outra dica para aliviar os sintomas da herpes labial são compressas com loções antissépticas. E mais, não retire as crostas dos machucados provocados pela herpes labial. A retirada das crostas faz com que o ferimento sangre e fará com demore mais para cicatrizar.

Cuidado: Complicações

A herpes labial pode se complicar. Veja o que pode acontecer!

  • A herpes labial pode passar dos lábios para outras partes do corpo, como olhos e pele.
  • A doença pode voltar várias vezes com um período breve entre uma e outra.
  • Pode provocar infecções de bactérias na pele.
  • Pode provocar uma infecção generalizada e neste caso, quanto antes for dado o diagnóstico, melhor.

Prevenir A Doença De Herpes Labial

  • Não tenha contato direto com as feridas da herpes.
  • Cuidado com os utensílios compartilhados, principalmente, caso seja de alguém infectado.
  • São desencadeadores da doença o sol em excesso e se já tiver apresentado os sintomas, evite-o ainda mais.
  • Evitar o sexo oral caso esteja com os lesões nos lábios e também não receba caso a pessoa esteja infectada.
  • Usar preservativo para evitar o contágio da herpes genital e oral. Caso a pessoa esteja infectada o preservativo faz a proteção.

Tanto o vírus da herpes genital e o da herpes oral podem ser contagiosos quando o paciente não apresentar os sintomas, não tiver a doença ativa.

Herpes labial é uma infecção causada por um vírus, que pode ser adquirido na infância e se manifestar em algumas épocas da vida. Ele se dá em forma de bolha no local afetado e  é uma doença contagiosa pelo contato com o líquido da bolha que se forma nos lábios, através de beijos, copos e utensílios contaminados.

Na infância a pessoa pode ter adquirido o vírus e nunca mais desencadear na vida adulta, assim como pode ter o vírus e por algum fator desencadeante, como baixa imunidade, o vírus volta a atacar e surgem as erupções.

Herpes Labial

Herpes Labial

Algumas pessoas possuem o vírus, porém não manifestam os sintomas.

Os lugares em que o vírus mais se manifesta: lábios e genitais, onde ele forma bolhas com ardência e coceira no local. Quando as bolhas se rompem, surge o contágio, que forma feridas no lugar e dura até 10 dias.

O tratamento é feito a base de pomadas e antibióticos específicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.