Ginástica para Portadores de Necessidades Especiais

Ginástica Inclusiva

Ginástica para Portadores de Necessidades Especiais

Ginástica para Portadores de Necessidades Especiais

A preocupação com a melhoria da qualidade de vida, dos deficientes físicos, vem sendo alvo de muitas discussões e debates atualmente, gerando mudanças na forma como as outras pessoas percebem e, se relacionam com os portadores de necessidades especiais. Uma nova modalidade de exercícios físicos está sendo oferecida às pessoas com deficências físicas, e também para as não deficientes, com o objetivo de promover a interação e inclusão, de todos os que gostam de praticar atividades físicas.

Como foi Desenvolvida a Nova Modalidade

Um professor de educação física e de Tae-Kon-do, sofreu um acidente, em que perdeu as duas penas, e teve um dos braços reconstruído por cirurgia. Depois de onze meses de ocorrido o trágico acidente, ele elaborou uma aula de ginástica, para que os portadores de necessidades especiais, pudessem freqüentar as academias de ginástica, pensando nisso ele idealizou a Moving Chair (Cadeira móvel, traduzido do inglês).

Moving Chair

Cadeirantes

Cadeirantes

A atividade física conhecida como Moving Chair, é composta de exercícios que trabalham a rotação do tronco, e os membros superiores, através de movimentos de pilates e boxe. A aula de ginástica, tem a duração de quarenta e cinco minutos, nos quais são feitos vários movimentos de equilíbrio e força, através da utilização da resistência do corpo, além de elásticos e bolas.

A aula é direcionada para todos, cadeirantes e não cadeirantes, pois um dos objetivos principais é promover a união de todas as pessoas, pois os exercícios são funcionais, além da inclusão dos portadores de necessidades especiais. Com um trabalho mais individualizado, a pessoa consegue controlar melhor o tronco,e consequentemente a cadeira.

Quando esse controle acontece, é como se ela tivesse de volta sua independência, com seu direito de ir e vir, só que de uma forma adaptada. Para os que não são cadeirantes, a aula proporciona um fortalecimento da coluna vertebral, que melhora a postura corporal, facilitando as ações do dia a dia, como fazer compras, passar roupas, ou carregar o filho no colo.

Outros Benefícios Para os Cadeirantes

Para as pessoas portadoras de necessidades especiais, outros benefícios do Moving Chair, é a melhora de autoestima que a pessoa apresenta. Quando ocorre um grave acidente, e a partir dele, a pessoa fica com alguma deficiência física, ela pode desistir da vida, e se entregar a depressão, ou então levantar a cabeça e seguir adiante. Se ela opta pela segunda opção, tem como ferramenta o exercício físico, que além de proporcionar um maior bem estar, ainda auxilia na força física que o cadeirante deve ter, para sair da cadeira e ir para cama, por exemplo.

Kranklcycling

Benefícios

Benefícios

O nome pode ser difícil, mas a idéia é muito boa. Criada pelo mesmo sul-africano que inventou o Spinning, a Kranklcycling, está focada também, assim com a Moving Chair, nos membros superiores.

O equipamento é semelhante a uma bicicleta, sendo que a pessoa realiza o movimento somente com os braços, sendo por isso, ideal para cadeirantes, ou para quem sofre com artroses, osteoporose, lesão no joelho,e que não pode fazer atividade física de grande impacto. Essa nova modalidade investe nos movimentos da parte superior do corpo humano, para realizar com o tronco exercícios cadiorrespiratórios, além de ser uma prática segura e que pode ser feita por indivíduos portadores ou não de necessidades especiais.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>