Fisioterapia Domiciliar

A chegada do século XXI colocou em pauta uma questão muito importante, a qualidade de vida das pessoas e também suas limitações, com imposição de condições quanto à socialização e aos tipos de atividades que o desprendam de suas tarefas laborais. Desta forma, a preocupação com a saúde vem através de um meio repleto de informações e de sensação de perda de tempo. Mas como se preocupar com a saúde sem acabar deixando de lado a harmonia da vida social? Desse questionamento advém a Fisioterapia Domiciliar.

O Que é a Fisioterapia Domiciliar?

Da procura pela conservação de sua qualidade de vida, a Fisioterapia Domiciliar sugere ao paciente que use suas comodidades e técnicas necessárias para atingir seus resultados, acrescentando benefícios como a probabilidade de alteração de horário e a não obrigação do deslocamento da pessoa em escalas maiores.

A cumplicidade com o responsável pela terapia e ainda pela aplicação de suas técnicas é observada com uma afinidade maior determinada pela relação paciente – médico, concedendo um estudo melhor das condições reais do paciente e os temas de aprimoramento do atendimento.

Tratamento Personalizado

A partir do acompanhamento e do estudo direto das ocupações e das atividades do paciente, o profissional se torna capaz de traçar as técnicas melhores a serem usadas, considerando assim que a Fisioterapia Domiciliar acaba sendo aplicada no conforto do lar do paciente, garantindo o conhecimento de sua rotina por parte do médico.

Ainda que seja rotulada como uma aplicação apenas necessária para aqueles pacientes que se encontram acamados ou se, possibilidade de realizar locomoções maiores, a Fisioterapia Domiciliar tende a se destacar por oferecer muitas vantagens em seu emprego, sendo uma das mais importantes, a de não precisar esperar em longas filas de hospitais e clínicas.

O destaque fica para a observação da vida cotidiana do paciente, encontrando assim as dificuldades que possam vir a impedi-lo de ter uma vida saudável, liberta de riscos como acidentes pequenos e quedas. Além disso, há a vantagem do avanço tecnológico, que acabou favorecendo o tratamento com o uso de aparelhos nas sessões, fazendo com que as mesmas se tornassem leves, seguras e assim, o responsável pela Fisioterapia terá em mão todas as formas de cuidar adequadamente de seu paciente, seja onde for.

Mais Sobre a Fisioterapia Domiciliar

A fisioterapia domiciliar acabou por se tornar uma tendência muito mais presente e crescente na vida das pessoas, fazendo com que o atendimento se torne mais individualizado e mais humanizado. Conhecida também como fisioterapia home care, ou ainda como fisioterapia em casa, ela apareceu com a finalidade de oferecer ao paciente um ambiente que fosse mais confortável, aliado a um tratamento mais privado.

Os pacientes que pedem a presença do profissional de fisioterapia diretamente em seu lar o fazem por motivos diversos, tais como a impossibilidade de locomoção, a flexibilidade nos horários, mas, sobretudo em situações nas quais as pessoas estão acidentadas ou apresentam uma idade mais avançada, e ainda, pela praticidade e conforto de estarem em suas casas.

Vantagens da Fisioterapia Domiciliar 

Os médicos têm com frequência, recomendado a seus pacientes a Fisioterapia Domiciliar, já que, em determinados casos a figura familiar e de seus acompanhantes no decorrer das sessões podem ajudar bastante na reabilitação. Na fisioterapia home care, há a possibilidade de se usar todos os recursos para que o paciente possa se recuperar de enfermidades ou lesões.

As técnicas usadas, aliadas a recursos como equipamentos e aparelhos, são levados até a casa do paciente, fazendo com que a casa se transforme num consultório, com tudo o que há de melhor a ser oferecido visando o restabelecimento pleno de sua saúde.

A fisioterapia home care traz ao paciente:

  • Tratamento especializado e individual
  • Praticidade, comodidade, e bem-estar
  • Economia de recursos financeiros e de tempo
  • Praticidade para adaptar às necessidades do paciente ao ambiente domiciliar necessidades
  • Maior rapidez na recuperação

Informações Complementares

A fisioterapia é uma parte do ramo da saúde que oferece métodos e técnicas com o propósito de reabilitar, prevenir e curar. Não trabalha apenas com o processo patológico, mas ainda com as limitações e incapacidades imposta ao paciente.

A fisioterapia domiciliar está recomendada a pessoas que ainda não precisam de uma iminente internação, sendo uma modalidade de programada de atendimento e relacionada à atividade ambulatorial. A sua particularidade fica por conta da readaptação do paciente ao ambiente em que está inserido. Tem como prioridade a reabilitação para que se alcance a independência funcional e o readapte a realização das atividades cotidianas.

Além das ações preventivas, a fisioterapia domiciliar desempenha os cuidados paliativos causando uma melhoria na condição de vida, acarretada por meio de doenças que rementem a uma interrupção na continuidade rotineira de vida e que, em muitos casos, o deixam limitado ao leito. Desta forma, permite ao paciente uma reabilitação, sem que precise abrir mão do ambiente familiar, oferecendo uma interação família/doente, modificando o momento ruim, deixando-o assim mais seguro e confortável.

O tratamento com a fisioterapia acontece por meio de métodos e técnicas manuais, baseado num conhecimento científico e ainda através de diversos tipos de aparelhos que conseguem proporcionar inúmeros métodos terapêuticos. Atualmente o uso de aparelhos nos tratamentos residenciais esta mais habitual.

A tecnologia tem ajudado tanto, que é possível que se transporte uma clínica para a casa do paciente, visto que a aparelhagem pode ser encontrada de forma portátil e compacta, sem que haja a privação de algum tipo de recurso terapêutico ofertado em clínicas físicas.

Atuação da Fisioterapia Domiciliar

É ampla a atuação da fisioterapia, não estando limitada ao atendimento em domicilio, já que os profissionais dispõem de capacitação e conhecimento tanto para as clinicas quanto para as residências, em áreas diversas como: a fisioterapia traumo-ortopédica, respiratória, neurológica, geriátrica, reumatológica,  e também no caso da reabilitação cardíaca. Essa forma de reabilitação abarca tanto crianças, quanto o paciente adulto.

No caso das crianças, em razão de sua prematuridade, podem vir a adquirir sequelas respiratórias e neurológicas, por isso é fundamental que o tratamento intensivo seja feito o quanto antes, influenciando assim no futuro e na qualidade de vida di paciente.

Dentre as vantagens proporcionadas pela fisioterapia domiciliar proporciona, podemos citar:

  • Atendimento personalizado e priorizado.
  • Atendimento com flexibilidade nos horários.
  • Diminuição dos custos locomotivos e intra-hospitalares.
  • Exposição menor aos riscos de infecção.
  • Convivência e participação familiar.
  • O conforto de ser tratado em sua própria casa.

Quando falamos em fisioterapia domiciliar, muitos pensam em um tratamento feito somente com aqueles que têm dificuldade em se locomover, ou acamados. E apesar destas pessoas ainda serem as principais usuárias da fisioterapia ‘Home Care’, e devido às vantagens oferecidas por esse tipo de tratamento, a cada dia há um maior crescimento de interesse das pessoas em geral a utilizá-lo. Com a evolução da tecnologia e o lançamento de aparelhos modernos e portáteis no mercado, esse estilo de intervenção é tão semelhante quanto um tratamento em uma clínica.

Fisioterapia Domiciliar

Fisioterapia Domiciliar

Ao utilizar este tipo de intervenção, o profissional pode verificar as verdadeiras dificuldades e necessidades dos pacientes, por se tratar de uma sessão individualizada. Só o fato de não ter a necessidade de aguardar seu horário em salas de espera já traz uma maior comodidade, e não se perde tempo com deslocamentos já que o paciente não precisará se locomover até o estabelecimento. Este tipo de tratamento também proporciona mais contato e afinidade com o fisioterapeuta, e até a recuperação torna-se mais rápida, já que a terapia é personalizada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.