Combinado Nórdico

É uma modalidade do esqui que está nos jogos Olímpicos de inverno desde a primeira edição, que foi em 1924, esta modalidade mistura esqui de salto e cross-country.

História

No século XIX a Noruega precisava patrulhar sua fronteira e para isso recrutava esquiadores experientes que conseguiam ultrapassar os obstáculos saltando com seus esquis, então, o que era, para os militares, um meio de locomoção acabou tornando-se esporte.

O esporte

O combinado nórdico tem duração de dois dias, no primeiro os competidores fazem os saltos. São três saltos e são contados os dois melhores, a plataforma possui 90m, onde é considerada a distância e a técnica do atleta. No outro dia é realizada a corrida em um percurso de sete quilômetros ou quinze quilômetros para equipe. O que conseguir melhor pontuação no conjunto é o vencedor.

Combinado Nórdico

Combinado Nórdico

Para avaliar os competidores no salto são necessários vinte e quatro juízes, sendo distribuídos da seguinte forma: um na torre, vinte na pista, um de partida, um de supervisor e uma para avaliar a técnica.

A prova participou da primeira competição das Olimpíadas de inverno que foi realizado na França, em Chamonix. A competição é realizada apenas por homens e possui três estilos:

  • Individual.
  • Equipe, com revezamento 4×5 km.
  • Velocidade.
Anúncio do Esporte

Anúncio do Esporte

Agora existe a competição individual de salto em pista curta ou longa. No quadro de medalhas os três primeiros são:

  • Noruega, no total com vinte e seis medalhas.
  • Finlândia, com quatorze medalhas.
  • Áustria, com doze medalhas.

Os Estados Unidos da América aparecem em nono com apenas quatro medalhas. Itália, Polônia e Rússia aparecem em décimo quarto com apenas uma medalha de bronze cada um.

Estilo

No esqui de salto, combinado nórdico ou cross-country os participantes podem utilizar dois tipos de estilos diferentes para esquiar, aquele que ele melhor adaptar.

Uma das formas de patinar utilizadas por atletas é o estilo livre onde o atleta patina na diagonal, usando a parte interna do esqui para poder impulsionar, as botas devem ser rígidas para ir contra a pressão lateral do tornozelo.

Modalidades Radicais

Modalidades Radicais

A outra maneira é o estilo clássico, o atleta desliza reto em solo adequado, usado em etapa de ziguezague de escalada, as botas são flexíveis para melhor movimento do competidor.

Os esquis clássicos devem ser lubrificados com cera para melhor o deslize, no mercado é possível encontrar uma grande variedade de lubrificantes. O estilo livre os esquis deve ser usados apenas com cera.

No deslocamento os atletas usam muito os braços e as pernas para locomover-se diferente do esqui alpino que tem a ajuda da gravidade.

Outro ponto que diferencia o combinado nórdico do alpino é o equipamento, as botas dos competidores do combinado nórdico tem apenas a parte da frente presa ao esqui e a parte do calcanhar solta, assim o atleta não desperdiça energia ao ganhar velocidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Radical

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.