Provas de Atletismo

O atletismo pode ser considerado entre os Esportes, o mais antigo do mundo sendo que os registros existentes dão conta de que os gregos já por volta do século 14 ac. costumavam praticar esportes como: corridas, saltos em altura e lançamento de objetos sendo que todas essas modalidades de esporte costumavam ser disputadas em encontros esporádico. Não existiam competições pré-determinadas, eram encontros ocasionais onde aconteciam as corridas, os saltos ou os lançamentos de objetos, todos sem caráter oficial, porém com a continuação das disputas esses acontecimentos acabaram originando os Jogos Olímpicos.

Todas essas Provas De Atletismo são disputadas em pistas dentro de estádios tendo exceção apenas para algumas provas de atletismo que são de longa distância e por isso são praticadas em via pública ou no campo, como é o caso da maratona que nas grandes cidades são disputadas nas vias públicas com percursos determinados com antecedência e isolados pra que o evento possa acontecer com tranquilidade.

Campo

Campo

Para quem quer ter Beleza com Saúde nada melhor do que praticar um destes esportes que hoje em dia são felizmente muito considerados e praticados por muita gente. As corridas, em especial, são as mais famosas e temos grandes provas de atletismo desta categoria, sendo que muitos atletas brasileiros já conquistaram inúmeros títulos em diferentes categorias neste esporte e todos eles muito comemorados, pois o Brasil É Um País Festeiro e como tal é claro que seu povo não perde oportunidade de comemorar e os esportes costumam dar muitas chances de realizar boas festas, pois que as vitórias que temos nesse sentido são fartas uma vez que temos atletas que valem ouro e prata.

Pista

Pista

Na categoria das corridas é onde ocorre à disputa para determinar qual o homem mais rápido do mundo e isso acontece em 100 metros rasos, uma prova de atletismo muito disputada. As provas de atletismo fazem parte dos Jogos Olímpicos desde a Era Moderna e na modalidade das corridas, também denominadas de provas de pista, temos as disputas em curta distância que são as corridas de 100, 200 ou 400 metros, seguindo-se as de média distância que são disputadas com 800, 1.500 e 3.000 metros, e por último temos as de longa distância que são de 5.000 metros, 10.000 metros e a corrida de 42,95km. Existem também, fazendo parte das corridas, as disputas com barreiras ou obstáculos colocados no percurso.

Provas de Atletismo

Provas de Atletismo

Além disso, temos a marcha atlética e os revezamentos, sendo que todas estas provas de atletismo são realizadas dentro do estádio, em pistas com oito raias e cada uma delas com um metro e vinte e cinco centímetros de largura, em formato oval e tendo 400 m de comprimento. No Brasil não temos somente Músicas Que Fazem Sucesso ou então Artistas nas Quadras, nas pistas de corridas também temos muitas Celebridades Instantâneas que têm trazido muitos títulos ao Brasil.

Atualização sobre provas específicas:

Em atletismo, no mundo todo acontecem provas nas mais diferentes modalidades e temos a considerar em primeiro lugar. Por ser a mais tradicional, as corridas de pista que envolvem várias provas que são: a corrida em curta distância, de velocidade ou o chamado tiro rápido que é feito em pistas ovais divididas em raias sendo que cada atleta tem que correr numa raia e a distância oficial é de até 400 m, inclusive nesse tipo de corrida existe uma posição especial de largada na qual o atleta precisa apoiar os pés sobre um bloco fixo no chão e o tronco deve descansar nas mãos que também se apóiam no chão, posição de quatro.

Isto acontece porque em curta distância é muito importante a explosão muscular que se dá no início da corrida, explosão esta que geralmente é responsável pelo desempenho alcançado na prova. Depois temos a corrida de média distância ou também chamada de meio fundo e cuja distância vai de 800 à 1500 m e seguindo-se a esta temos ainda nesta modalidade as corridas de longa distância também denominadas de corridas de fundo que são aquelas de 3000 metros ou mais podendo em casos de grandes maratonas chegarem a 100 quilômetros.

Como nas corridas de longa distância, o impulso de largada não tem tanta importância para o resultado final, e não existe uma posição especial de largada, sendo que esta é feita de pé na posição que cada um acha mais conveniente. As corridas de longa distância ou maratonas são realizadas total ou parcialmente fora dos estádios, em geral nas ruas das cidades e com roteiro pré-determinado.

É muito comum que o ponto de chegada aconteça em um estádio, normalmente este tipo de disputa proporciona momentos incríveis, pois como a maratona é demorada aumenta-se a expectativa. A maratona, corrida de longa distância que requer grande resistência e preparo físico, tem como medida característica 42 quilômetros, 195 metros, medida esta que segundo conta a lenda, um soldado grego teria percorrido com a finalidade de avisar que os helenos teriam ganhado uma batalha na luta contra persas.

Ainda nas corridas de pista, temos aquelas com obstáculos, que podem ter várias alturas diferentes e que o atleta deve saltar durante o percurso que se divide em quatro modalidades: feminino de 100 metros; masculino de 110 metros; feminino e masculino de 400 metros; feminino e masculino de 3000 metros. Neste tipo de corrida o atleta tem que estar muito bem preparado e saber como vencer obstáculos.

Ainda na categoria de corridas de pista existe a modalidade de revezamento que são corridas disputadas em grupos de 4 atletas nas quais cada um deles precisa ser rápido e esperto, pois cada um corre um quarto da pista e tem que passar um bastão para o companheiro seguinte que continua por mais um quarto de pista, assim se revezando até o final da corrida. Cada um dos tipos de corridas de pista tem suas normas, porém vencem os que têm o menor tempo.

Uma segunda modalidade de atletismo não menos importante do que as corridas e cuja demonstração de perseverança por parte do atleta é a mesma, são os saltos que podem ser: em distância ou altura. No salto em distância, o atleta salta em uma caixa com areia depois de percorrer uma distância mínima de 40 metros, tendo uma tábua de 20 centímetros como limite para o salto e que não deve ser tocada.

Quando o atleta cai na areia é medida a distância da primeira marca. Já o salto em altura acontece por cima de uma barra horizontal. Nesta prova, após percorrer uma pista com 20 metros em que ele corre com uma vara na mão, terá de saltar por sobre a barra que vai sendo levantada à medida que ele vai vencendo. Ele pode tocar na barra, porém não pode derrubá-la. Vence quem salta a altura maior e não derruba o sarrafo.

As provas de atletismo não param por aí, além das que já citamos temos ainda os arremessos e lançamentos e aí temos quatro tipos de provas que são: arremesso de peso que consiste em arremessar uma esfera metálica com 7,26 kg para homens e 4 kg para mulheres; o arremesso de martelo que é similar, mas por possuir um cabo permite se posicionar melhor no lançamento, atingindo distâncias maiores; o disco tem um arremesso mais fácil, pois pesa 1 kg para mulheres e apenas 2 kg para homens; e o dardo pesa apenas 800 gramas para o sexo masculino e o feminino lança apenas 600 gramas. O peso, o martelo e o disco devem ser lançados de dentro de um circulo que é marcado no solo enquanto que o dardo é lançado antes de uma linha também demarcada no solo. Normalmente os atletas podem fazer várias tentativa onde aproveitam as melhores marcas.

Esporte é saúde e com a intenção de premiar o atleta mais completo, ou seja, o que pratica maior número de modalidades surge à ideia das provas que se constituem em uma combinação destas várias modalidades, e aí temos o decatlo para os homens que integra dez tipos de provas de atletismo, entre elas estão corridas, lançamentos e saltos; e o heptatlo para as mulheres, com sete provas também de corridas, saltos e lançamentos sendo vencedor quem consegue maior numero de pontos no total.

Atletismo – Parte II

Atendendo os nossos leitores vamos falar mais um pouco sobre o atletismo, que é um conjunto das atividades esportivas que tiveram origem nos primeiros Jogos Olímpicos que aconteceram na Grécia antiga. As competições de atletismo podem acontecer em locais abertos, como as maratonas e em estádios fechados, onde existem pistas e demarcações específicas para cada uma das provas a serem realizadas, assim como equipamentos específicos, como no caso do salto com vara.

O atletismo se divide em provas de campo e provas de pista. As provas de campo são os arremessos e lançamentos, e os saltos e as provas de pista que são as corridas com barreiras, com obstáculos e corridas rasas. Além dessas existem as provas combinadas que são o Heptatlo para as mulheres e o Decatlo para os homens.

Corrida de Pista

É uma das competições do atletismo considerada como mais tradicional, envolvendo várias modalidades diferentes de corridas: 400 metros rasos, 200 metros rasos e 100 metros rasos. Todas elas disputadas em pistas de formato oval, com cada atleta ocupando uma faixa da pista. Tem ainda as corridas de Meio Fundo de 1.500 e 800 metros em que os competidores não precisam manter-se em suas faixas. As corridas de fundo de 10.000 e 5.000 metros em que os atletas correm dentro das pistas e a Maratona com um percurso de 42,12 quilômetros e que é disputada nas ruas.

Corridas com Obstáculos

As corridas de obstáculos são divididas em quatro diferentes modalidades a saber: 3.000 e 400 metros para os atletas masculinos e femininos e 100 metros para atletas femininos e 110 metros para atletas masculinos. Essas provas são realizadas dentro de estádios, em pistas preparadas e especificas.

Corridas de Revezamento

As corridas de revezamento são realizadas em pistas próprias e são disputadas por equipes com 4 integrantes, onde cada um deles corre uma quarta parte da competição e deve passar o bastão para o outro companheiro que o espera na marca. Podem ser corridas de 4 vezes 100 metros e de 4 vezes 400 metros.

Saltos

As provas de saltos se dividem em saltos em distância e saltos em altura. No salto em altura o atleta corre numa pista de no mínimo 20 metros para então saltar com a ajuda de uma vara sobre um obstáculo, ele pode tocar com o corpo no sarrafo, desde que este não caia. Cada salto que ele consegue a altura vai aumentando, vencendo o atleta que saltar mais alto sem derrubar o sarrafo. No salto em distância o atleta corre 40 metros em uma pista e pula sem auxílio de nenhum instrumento em uma caixa de areia. A distância do salto é medida do início da caixa até sua primeira marca na areia. Nessas modalidades não existe diferença entre homens e mulheres, apesar de competirem em categorias separadas.

Arremessos e Lançamentos

Essa prova do atletismo se divide em quatro modalidades a saber: lançamento de disco, de dardo e de marte e arremesso de peso. A regra é a mesma para todas elas, o vencedor é o atleta que conseguir lançar o objeto na maior distância.

Decatlo

O Decatlo é considerada uma das mais importantes competições olímpicas, pois o vencedor desta prova é considerado como o atleta mais completo do planeta. O Declato é uma competição composta de 10 provas diferentes de atletismo, praticada exclusivamente por homens nos jogos olímpicos. As provas que compõe o decatlo são corrida de 100 metros rasos, salto em altura e salto em distância, lançamento de peso, corrida de 400 metros rasos no primeiro dia, e no segundo dia corrida de 110 metros com barreira, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e corrida de 1.500 metros.

As competições acontecem sempre em dois dias consecutivos e na mesma ordem aqui apresentada. O vencedor do Declato é o atleta que obtiver maior soma de pontos no conjunto de todas as provas, avaliado de acordo com uma tabela que já foi alterada diversas vezes para acompanhar os diversos recordes dos atletas. Essa modalidade esportiva exige dos competidores uma resistência física excepcional além do desenvolvimento de diferentes aptidões físicas de forma harmônica. Nos jogos olímpicos da Grécia antiga o Decatlo incluía também uma luta.

Heptatlo

O Heptatlo a exemplo do Decatlo revela as melhores atletas do planeta, as mais completas e resistentes, pois também trata-se de uma competição que reúne diversas modalidades de provas de atletismo, só que nesse caso são sete provas direcionadas somente para atletas mulheres que acontecem obrigatoriamente em dois dias na ordem pré-estabelecida: no primeiro dia de competição temos a corrida de 100 metros rasos com barreiras, prova de salto em altura, prova de arremesso de peso e corrida de 200 metros rasos, e no segundo dia da competição os atletas disputam a prova de salto em distância, arremesso de dardo e corrida de 800 metros rasos.

O Decatlo e o Heptatlo exigem atletas bem preparados e treinados, por isso as duas modalidades revelam os melhores atletas do mundo, visto a necessidade do um excepcional condicionamento físico para chegar ao final da competição, que assim como as demais provas de atletismo, são consideradas como o ponto nobre dos Jogos Olímpicos.

183 comentários

  1. Mi nombre es Alfonso, tengo 15 años de edad y Paraguay, me encanta el atletismo, no ha sido la respuesta a mi pergunta.Para los polluelos Soy soltera y tengo el pelo castaño claro, yo estoy bombeado y tengo los ojos verdes, siempre y

  2. Me olvidé de registro, yo vivo en Brasil y el estudio de la privada Instituto Colegio de Santa Amaral de Fernando de Noronha

  3. EU GOSTEI MUITO DOS TEXTOS CONTINUEM ESCREVENDO MAIS E MAIS

  4. o altetismo e um dois melhores meios de se imagreçe e faz bem a saude

  5. uma coisa atletismo é bom mas tem um problema eu não gosto coandu tem que decorar coisas

  6. eu nao gostei de nadaaaaaaaaaaa

  7. Isso e mt bom vcs deviam fazer faz bem pra saude *-*

  8. muito bom ele ajuda os ossos fortalecerem

  9. isso é muito besta nem me ajudo na lição

  10. olha eu adorei esse site poque fiz meu trabalho em paz
    nao fiquei proucupada e tambem fiquei muito contente e
    filiz nao tive probrema nium e

    bijus de gosta

  11. eu gostei desse textinho pq eu fiz meu trabalho rapidinho
    e tambem o atletismo e um esporte muito legal e divertido e faz bem para nossa saude

    xaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuu
    beijooossssssssssss

  12. e o maximo praticar esportes.sou crack em alguns…………

  13. q lixop tirei 1 no trabalho pegando informassoes desse sit

  14. tomara que eu tire 3nessa bosta de educação física..

  15. adorei esse site com ele pude fazer o trabalho com meus colegas arthur e valeria bjim ate o proximo

  16. adorei d + esse sim e site certo pra fazer trabalho sobre atletismo como adoro praticar esportes cm volei :) xauu

  17. eu naw gosto de atletismo ghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  18. eu adoro atletismo e o esporte que eu mais amo é nataçao e volei e futsal

  19. eu adoro fazr atletismo quase todos os dias eu caminho e corro e de vez em quando eu jogo futsal e volei mais o que eu gosto mesmo de atletismo é a corrida de fundo

  20. odiei tem muitas coisas kkkkk

  21. odiei essaa poha toma no cu kkkk kety e brenda

  22. suellyn falou bando de cornos kkkkk

  23. e muito bom ensina muito

  24. gostei vo continuar pratycando*_*

  25. Gostei muito foi muito ir formativo ME AGUDOU BASTATE OBRIGADO

  26. não tinhamuita coisa enão gostei

  27. isso e muito interesanteo ATLETISMO E MUITO LEGAL

  28. esse site não me ajudou em nada mas o conteúdo do site é muito bom

  29. Eu fasso atletismo e amo me cinto hotima e só tenho 9 anos !! É bom para as pernas e muito mais !!! ♡♥♡♥

  30. Adorei esse SITE.. MUITo obrigado, fiz meu trabalho de Educação fisíca amei…. Bkss OBG :D

  31. adorei essa pagina pudi fazer meu trabalho tirei um 10 bem bonito e conseguir passar no primeiro bimestre
    graças a essa pagina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>