Itajaí se destaca pela sua participação na Volvo Ocean Race

A região de Itajaí recebeu reconhecimento público devido ao seu envolvimento positivo na promoção da limpeza dos oceanos e a participação da população local no evento. 

A Volvo Ocean Race, é uma corrida marítima que se destaca como uma das mais exigentes para os atletas envolvidos, já que cobre uma jornada de exaustivas 45.000 milhas náuticas. No entanto, a visão dos organizadores para este ano, foi compartilhar uma mudança de mentalidade em relação ao uso excessivo de plásticos, e aumentar a conscientização sobre o assunto em todo o mundo, ao mesmo tempo de limpar os mares em seu caminho.

Esta regata visita 12 cidades a cada ano e, de mãos dadas com as Nações Unidas, busca ampliar sua campanha por mares limpos, por meio de programas educacionais e pesquisas sem precedentes em algumas das águas mais remotas do mundo.

Corrida Marítima Volvo Ocean Race

Corrida Marítima Volvo Ocean Race. Fonte: Pixabay.com

Nesta ocasião, como apresenta o site NSC Notícias, a Volvo Ocean Race impulsionou a economia de Itajaí, já que hotéis, restaurantes e o aeroporto local, tiveram um aumento de até 70% na ocupação, devido aos turistas atraídos pela regata.

Itajaí respondeu positivamente ao evento, destacando-se entre as outras cidades sede, devido ao apoio recebido pelos organizadores locais, e os habitantes da região, que ampliaram a mensagem oferecida por esta campanha, e deram um enorme apoio ao evento.

A cidade e o porto de Itajaí já eram conhecidos mundialmente pela Liga Catarinense de Poker, e também pela participação bem-sucedida em eventos que aparecen em sites de apostas esportivas e vários outros tipos de competições. Agora, a participação dos atletas e da comunidade de Itajaí num evento dessa magnitude, gera um impacto ainda mais positivo para a região.

Os resultados da corrida em busca de reduzir seu impacto ambiental e levar uma mensagem de conscientização sobre a importância de manter os mares limpos foram bem-sucedidos. De acordo com os organizadores da regata, o impacto ambiental positivo deste evento foi a coleta de um total de 21,3 toneladas de plástico, incluindo 17,7 toneladas de plástico recuperado, e 2,6 toneladas de plástico mole também fora dos oceanos.

Além disso, mais de 20.000 pessoas em todo o mundo assinaram o compromisso para os mares limpos da Organização das Nações Unidas – isto apenas nas cidades visitadas pela regata.

Já os resultados deste evento a nível científico terão um impacto de anos, já que as amostras de água recolhidas pelos iates que participam na regata ajudam a revelar os diferentes níveis de microplásticos que existem em todo o mundo. Além disso, esses barcos plantaram 30 bóias deslizantes que fornecem informações constantes de forma remota, para a análise das condições da água em diversas regiões do planeta. 

Corrida Marítima com três atletas

Corrida Marítima com três atletas. Fonte: Pexels.com

Após a sua recente visita ao Brasil em 2018, a Volvo Ocean Race está agendada para ter sua próxima competição em 2021, e os organizadores pretendem atrair ainda mais patrocinadores que se comprometam a realizar programas de sustentabilidade em seus processos de produção, além de apoiar as campanhas de limpeza dos oceanos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.