Tudo Sobre a Esgrima

Praticar um esporte sempre foi muito bom para o corpo. Seja lá qual for de sua opção. O que importa são os benefícios, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. E são vários, isso podemos garantir. Alguns preferem o futebol; outros já têm aptidão pelo vôlei; outros já são simpatizantes pelo basquete e assim vai.

Mas há outros esportes que também são bastante praticados, como a esgrima, que é o assunto do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai saber absolutamente tudo sobre a esgrima, onde e quando surgiu, enfim. Informações relevantes sobre esse esporte. Vamos lá?

A Esgrima

A esgrima se assemelha muito a uma luta de espadas. Mas se difere, porém, em vários aspectos. Primeiro, que a espada usada nesse tipo de luta não tem uma ponta afiada, sendo substituído por uma pequena bola de ferro na ponta. Há uma roupa especial para ser usada por quem luta esgrima, para não ferir partes do corpo.  Não podemos nos esquecer, é claro, do capacete que protege o rosto, em especial, a região dos olhos. As armas brancas, que são utilizadas no torneio são a espada, obviamente, o sabre e o florete.

Onde e Quando a Esgrima Surgiu?

De acordo com fontes, as primeiras aparições da esgrima datam do século XVI, no continente europeu. Essas fontes são na verdade manuscritos, que descrevem muito bem o esporte praticado naquela época. Quando o absolutismo reinou na França, período entre os séculos XVII e XVIII, combates envolvendo sabres e espadas eram bastante comuns.

E, logo em 1896, ano em que os Jogos Olímpicos foram realizados em Atenas, na Grécia, a esgrima entrou para as modalidades esportivas.

O esgrima só veio a chegar em solo brasileiro no período do império. Ele chegou a ser usado no treinamento de militares cariocas, isso no início do século XX.

As Regras Para a Prática da Esgrima

Como todo esporte, a esgrima também contem regras. Vamos conhecê-las.

  • Cada combate de esgrima tem três assaltos, com cada um durando três minutos.
  • As armas que cada combatente deve usar são as já citadas acima (sabre, espada e florete), sendo que o florete e a espada tem a medida de 1,10 m. O uso dessas armas só valem para tentar atingir o oponente usando a ponta.
  • Uma forma de angariar pontos na luta é o acerto da região do tronco do oponente, utilizando o florete. Munido da espada, qualquer local do corpo do oponente pode ser atingido. Se a arma em questão for o sabre (com aproximadamente 1,05m) a área do corpo do oponente a ser tocado deve estar da parte da cintura para cima.
  • A cada vez que o colete do oponente é alvejado pela espada, o ponto é marcado de modo automático, pela presença de sensores. É a tecnologia a favor do esporte. Ou seja, devemos pensar que ganha a luta o lutador que tiver mais pontos.
  • Como também já foi citado acima, os combatentes utilizam roupas especialmente para os combates, a fim de evitar acidentes e ferimentos. Luvas, máscaras de metal e colete de proteção são obrigatórios, isso para os homens.  Já no caso das esgrimistas, uma proteção para os seios também são indispensáveis.

Onde as Competições Esgrimistas são mais Importantes?

A Esgrima, apesar de praticado geralmente como um hobby, também possui competições profissionais. As mais importantes são realizadas durante as olimpíadas, de quatro em quatro anos. Mas isso não significa que ela não seja realizada em eventos comuns, sem tanto prestígio.  Em 2012, por exemplo, a esgrima fez a sua aparição durante os jogos olímpicos que foram disputados em Londres, na Inglaterra.

Quais São os Benefícios Para Quem Pratica Esgrima?

Para quem pratica esgrima, seja profissionalmente ou somente por um passatempo, adquire consigo vários benefícios, que podemos destacar a seguir:

  • A resistência do músculo aumenta consideravelmente;
  • O equilíbrio, as habilidades e a força do corpo também ganham um reforço bastante grande;
  • O raciocínio, o modo de tomar decisões e a agilidade é melhorado;
  • A coordenação motora também é beneficiada com a prática da esgrima;
  • A concentração, que é muito importante, também é fortalecida com a prática desse esporte.

Entre muitos outros benefícios.

A Esgrima Internacionalmente e no Brasil

Há, mundialmente, uma organização esgrimista que tem por objetivo organizar torneios que envolvam todo o mundo. É a FIE (Federação Internacional de Esgrima)

Já em território brasileiro, a instituição que cuida de competições de esgrima nacionais é a CBE (Confederação Brasileira de Esgrima).

Algumas Curiosidades Acerca da Esgrima

A esgrima foi incluída como modalidade olímpica em 1896 (como já dito acima). Deste então, nunca mais esteve fora desse evento. Ou seja, a esgrima foi realizada em todas as Olimpíadas da chamada Idade Moderna.

Os países que são ‘’craques’’ na esgrima são a China, Itália e Coreia do Sul.

O Campeonato Mundial de Esgrima é o evento principal do esporte. Em 2012, ele foi realizado durante os dias 14 e 15 de abril. As modalidades que foram competidas eram as que não iriam ser disputadas nas Olimpíadas de Londres.

Esgrimistas Brasileiros

O Brasil não é um país somente de futebol. Ele também possui vários representantes em outros esportes, como na esgrima. O país conta com vários nomes, e veremos alguns a seguir.

Alexandre Alves Teixeira

Atualmente um professor desse esporte, Alves já representou o Brasil durante os anos de 1986 até 1994. Ele, depois de parar sua atuação, começou a auxiliar outros grupos de novos esgrimistas, os orientando, enfim.

Ana Beatriz Bulcão

Nascida em 1993, Bia, como é chamada, atua como esgrimista do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, isso desde 2003. Ela já faturou várias medalhas, em campeonatos nacionais, e também internacionais. Ela já figurou entre as seis melhores esgrimistas do planeta entre o ano de 2012 e 2013.

Gabriela Cecchini

Outra representante brasileira de esgrima, Gabriela conseguiu vários feitos. Entre eles, é a segunda esgrimista brasileira da história a conseguir uma medalha nos campeonatos promovidos pela FIE. Ela atua pelo Clube Grêmio Náutico União.

Apresentamos aí, informações relevantes sobre a esgrima, bem como alguns atletas brasileiros dessa modalidade esportiva.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.