Patinação de Velocidade em Pista Curta

Patinação

A patinação de velocidade realizada em pistas curtas remete os patinadores a se estabelecerem com maior dificuldade de patinar, principalmente em pistas com muitas curvas, já que se trata de uma pista oval com aproximadamente 111, 12 m de comprimento e 30 até 60 m de ringe. O esporte é regulamentado pela União Internacional de Patinagem (ISU) e assumiu sua identidade individual conforme a realização das competições da patinação de velocidade, que através do tempo foi incorporando novas características até surgir o novo esporte com a pista curta. Umas das características que diferencia essas duas modalidades é especialmente o tempo, que na pista curta já não tem tanta importância como na patinação de velocidade. Dentro da categoria das provas Olímpicas são calculados exatamente 500 m de pista para a efetivação da corrida, mas há também pistas com 1000m e 1500 metros, dependendo da categoria, individual ou equipe e também do masculino e feminino.

Corrida

Trabalho em Equipe

Os patinadores da patinação em pista curta quando competem em equipes unem-se em grupos de no máximo seis atletas, compondo assim os revezamentos que serão realizados conforme o desempenho de cada patinador. Para todo trabalho em equipe nada mais sério do que se manter bem preparado e confiante na realização de sua prova, que ocasionará pontos positivos ou negativos para a equipe. Nas competições de revezamento há a possibilidade de homens e mulheres assumirem a composição da equipe, já nas individuais ou duplas, a regra é que se mantenha dividido das modalidades em masculino e feminino. No momento das curvas os competidores que estão em equipe devem se preocupar quanto a um bom desempenho, já que apenas um deslize pode acarretar em perdas de ponto na equipe. O mais correto é que o mesmo toque com os dedos o chão quando for realizar qualquer movimento mais difícil.

Gelo

Jogos de Inverno de 2010

Nas competições que envolveram as pistas de gelo nos Jogos de Inverno de 2010, a patinação em pistas curtas obteve grande sucesso e audiência mostrando-se como uma categoria inovadora e muito bem aplicada. As competições envolvendo a patinação em pistas curtas foram realizas em períodos curtos, já que as modalidades e categorias atingiram um número restrito de participantes, que deram o máximo para atingir seus objetivos e tempos dentro da Competição.

Patinação de Velocidade em Pista Curta

No quadro de medalhas a grande potência China saiu como vencedora com apenas quatro medalhas de ouro, alcançando o primeiro lugar nessa categoria em meio à velocidade nas pistas de gelo. Em segundo lugar o destaque ficou com a Coréia do Sul, mostrando enfim como os orientais sentem-se preparados para as corridas em pistas de gelo, até mais que os famosos canadenses, que antes eram os melhores no ranking.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.