Ginástica Rítmica

A ginástica Rítmica nasceu durante a segunda guerra mundial, ela vem de origem da ginástica artística. Na década de 1930 o professor de ginástica Heinrich Medau, resolveu inovar a ginástica, sendo assim ele começou a utilizar outros objetos nas apresentações, entre eles, as maças, o arco, a bola, etc. O seu objetivo era deixar os movimentos com toques femininos, mais delicados e menos bruscos, uma coisa mais leve, com ritmo e música.

Desportiva

Desportiva

A palavra em si, ou seja, o termo técnico “rítmica”, nasceu em 1946 na antiga União Soviética. Foi em 1975 que a ginástica rítmica ganhou o seu nome completo, de acordo com a Assembléia técnica do 53ª Congresso da FIG, começando oficialmente a ser chamada de Ginástica Rítmica Desportiva. Em 1980 passou a fazer parte dos Jogos de Moscou, a partir daquele ano, a ginástica rítmica deixou de ser um desporte voltou a ter o nome apenas de Ginástica Rítmica. Para quem pratica de verdade, é preciso treinar praticamente todos os dias, portanto, fica sendo literalmente classificado dentre os esportes.

Ginastica Ritmica

Ginástica Rítmica

A partir daí a ginástica rítmica não parou mais de crescer, começou a aparecer em programas de TV, foi motivo de exemplo em escolas, tem sites só sobre o assunto na internet e etc. Esse “esporte” exige muito treino e principalmente preparo físico, os ginastas fazem posições estranhas, estranhas pra nós, pois pra eles é completamente normal, os movimentos são incríveis e o sincronismo na dança praticamente exato, quase sem erros.  A ginástica tem muitas e muitas possibilidades de movimentos corporais, ela é um tipo de sincronização em grupo de acordo com o ritmo da música, daí que se teve a idéia de usar o termo rítmica. Quando a ginástica rítmica foi lançada no Brasil, era praticada principalmente por mulheres, devido aos movimentos e maior feminilidade do esporte. Com a evolução desta modalidade, hoje em dia surgiram outros objetos a serem usados na ginástica rítmica, como por exemplo a fita, que é muito usada nas apresentações e dá um lindo efeito aos movimentos.

Foto

Foto

Como o esporte é bastante feminino, no Japão, criaram uma modalidade do mesmo tipo, porém masculina, e ao contrário da ginástica rítmica feminina, que é pra ser delicada e graciosa, a masculina exige resistência e muita força. As ginastas rítmicas parecem, sinceramente ser bailarinas sem coluna, pois a forma que elas dançam e se contorcem nas apresentações é impressionante. Essas meninas também tem muita agilidade, pois as apresentações são em grupo, e é necessário muita sincronia por causa da coreografia e a maioria das coreografias são agitadas e requerem muito movimento. Hoje, com o enorme crescimento da ginástica rítmica, passou a ser um marco na maioria das olimpíadas, e com isso mostrou o sucesso de muitas meninas. Um esporte sempre presente que proporciona beleza e saúde e que com sua graciosidade agrada a maioria das pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.