Ginástica Localizada Alternada por Segmento

Vivemos uma época em que boa parte das pessoas tem o hábito de fazer ginástica para conquistar o corpo dos sonhos e fortalecer a saúde. Se você está querendo embarcar numa rotina mais fitness recomendamos que conheça os diferentes métodos dessa prática, com destaque para os benefícios da versão localizada alternada por segmento. Encontrar o método mais indicado para você é uma forma de garantir que se manterá firme e forte nessa prática.

Um Pouco da História da Ginástica no Brasil

Antes de falar a respeito dos diferentes métodos é interessante destacar um pouco da história dessa atividade que se tornou presente na vida de tantos brasileiros nas últimas décadas. A precursora da ginástica em nosso país foi a professora Gretch Hillefild que no ano de 1930 começou a investir nessa prática.

Em 1933 já era realizado o programa “Comece bem o dia” transmitido pela Rádio Sociedade Mayrink Viega em que era dado a população incentivo para a prática de ginástica visando ter uma vida mais saudável. A época se mostrou profícua para a difusão da ginástica em nosso país e assim surgiram alternativas na Escola de Dança de Ballet Municipal e Associação Cristã de Moços.

Podemos dar um salto na história da ginástica para os anos 1990 quando foram desenvolvidos métodos como o step training que tinha como objetivo melhorar as respostas cardiovasculares e neuromusculares. Foi nesse momento da história que as pessoas passaram a focar suas preocupações ao condicionamento físico.

Métodos de Ginástica Localizada

Para quem tem preguiça só de ouvir as palavras ‘ginástica localizada’ temos que ressaltar o quanto é importante que as aulas sejam dinâmicas para que os alunos não fiquem entediados e os resultados sejam realmente observáveis. A escolha e a combinação de métodos de ginástica localizada tem grande influência para que os interessados continuem frequentando a academia.

Método Dinâmico de Ginástica Localizada

Trata-se de um método em que se tem bons resultados em termos de benefícios para o seu sistema neuromuscular. Permite aumentar a sua força física bem como desenvolver a coordenação motora.

Método Estático de Ginástica Localizada

Consiste num método em que o indivíduo contrai alguns músculos enquanto se mantém parado. Não é exatamente o método favorito de quem gosta do ritmo dinâmico da academia pela monotonia, contudo, oferece ótimos resultados para a hipertrofia dos músculos. Lembrando que a potencialidade dos resultados depende da observação da biomecânica do ser humano assim como a criação de atividades condizentes com a mesma.

Método de Ginástica Localizada Alternada por Segmento

Esse método tem sido a escolha de muitas pessoas que tem buscado por resultados mais rápidos a partir das suas atividades físicas. A mecânica do método alternado é bastante simples sendo que enquanto se descansa os membros inferiores o indivíduo realiza movimentos com os membros superiores e vice-versa. Isso garante que sempre se esteja realizando uma atividade muscular conquistando mudanças no corpo com mais efetividade.

Método de Ginástica Localizada por Segmento ou Bombeado

Nessa forma de prática de ginástica localizada se tem ao menos dois exercícios consecutivos destinados ao mesmo segmento corporal. É possível ainda observar subcategorias dentro desse método:

Simples

Nesse método é feita a alternância entre diferentes grupos musculares e articulações.

Direto

Opção mais indicada para quem já está avançado na prática de ginástica localizada porque consiste em levar os músculos até o estágio de pré-exaustão.

Agonista/Antagonista

Consiste numa prática sucessiva dos músculos que são contraídos e depois alongados, oferece mais harmonia entre os músculos.

Super Set

Método que oferece evolução do anterior em que são utilizadas três repetições com dois a quatro grupos de músculos que são antagônicos e agônicos em que haja intervalo para que seja completado um ‘set’. No intervalo entre os set é possível se dedicar a outro grupo muscular.

Origem e Inserção

Trata-se de um revezamento em que está num momento próximo da origem e em outro da inserção da origem.

Pré-exaustão

Concentra atividade intensa nos grandes grupos de músculos de forma isolada com ação menos intensa nos músculos dos grupos menores.

Completo por Articulação

O nome é autoexplicativo sendo que consiste num conjunto de movimentos focados em cada uma das articulações.

Método Combinado

Consiste em combinar exercícios focados nos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo, contudo, com atenção para não se dedicar a sequências inexistentes.

Prioritário

Método em que há prioridade para um grupo muscular específico. A dica é variar o grupo enfocado a cada semana.

Com essas dicas a respeito de ginástica localizada é mais fácil se dar bem com o treino na academia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.