Quem Foi Amarildo no Futebol?

Uma das notícias mais tristes da Copa do Mundo de 2014 foi a fratura de Neymar que até então era o grande craque da seleção brasileira. Muitos decretaram que sem o camisa 10 o time não conseguiria vencer e mesmo que não tenha conseguido chegar a final podemos dizer que foram diversos fatores que fizeram isso e não somente a sua ausência.

Porém, quando a notícia surgiu como uma bomba os brasileiros amantes de futebol cultivaram as suas esperanças fazendo um paralelo com a história da Copa do Mundo de 1962 em que o Brasil foi campeão mesmo sem o seu maior jogador, o craque Pelé. Nesse mundial disputado no Chile Pelé se machucou no segundo jogo e foi o seu substituto, Amarildo, um dos elementos determinantes para a vitória. Mas, afinal quem foi Amarildo?

Amarildo – O Craque que Substituiu Pelé

O jogador Amarildo Tavares Silveira ficou conhecimento somente pelo seu primeiro nome, pois acabou cativando o sentimento de ser íntimo de cada brasileiro que acompanhou a vitória de 1962.  Nascido no dia 29 de julho de 1939 em Campos dos Goytacazes hoje é treinador, mas brilhou na década de 1960 como atacante.

O grande momento de sua carreira foi em 1962 quando entrou no lugar de Pelé que havia se machucado no segundo jogo do campeonato. Amarildo participou de quatro jogos e marcou três gols. Dois dos gols foi na Espanha e um contra a seleção da Tchecoslováquia na final. Depois de sua atuação na Copa de 1962 Amarildo foi jogar na Europa e construiu uma carreira de grande sucesso.

A Carreira de Amarildo

No ano de 1963 depois do sucesso da campanha da vitória da seleção brasileira Amarildo foi jogar no AC Milan da Itália. Nesse clube europeu ele ficou até 1967 com grande sucesso. Depois disso jogou na Fiorentina entre 1967 e 1971. Durante os anos de 1971 e 1972 ele jogou novamente no Brasil pelo Vasco e encerrou a sua brilhante carreira no ano de 1974.

Titular do Ataque Glorioso

O craque entrou para a história do futebol também por sua atuação no Botafogo em que fez parte do chamado ataque glorioso composto por Amarildo, Didi, Garrincha, Zagallo e Quarentinha. Muitos especialistas em futebol costumam dizer que Amarildo e Garrincha levaram o Brasil a ser campeão no Chile.

Curiosidade

Nem sempre a sorte sorriu para Amarildo e por bem pouco ele não desistiu da careira de jogador. O craque foi dispensado dos aspirantes do Flamengo e então resolveu servir ao exército. Outro jogador, o Paulistinha, o convenceu a fazer um teste no Botafogo e ele foi aprovado.

Jogando com a camisa do Botafogo Amarildo disputou 238 partidas e fez 135 gols. O jogador foi Bicampeão Carioca (1961/1962) e ainda conquistou Torneio Rio-São Paulo de 1962 e da Copa Intercontinental de Clubes da França 1963. Pela sua atuação impecável na Copa de 1962 ele recebeu o apelido de “Possesso”. Ao todo Amarildo disputou 24 jogos pela seleção brasileira e marcou 9 gols.

O Jogo Contra a Espanha

Amarildo sabia que muita gente não confiava nele para substituir Pelé na Copa de 1962 e por isso já na sua primeira partida, contra a Espanha, ele marcou dois gols. Com isso a esperança pelo título voltou e todo mundo ficou mais tranquilo com a perda de Pelé na competição.

O jogador que entrou para substituir a estrela do time ainda marcou o primeiro gol do título no jogo contra a Tchecoslováquia. Para Amarildo o segredo do seu sucesso nessa situação adversa e de desconfiando dos demais foi entrar em campo com dignidade e sem pensar que estava entrando no lugar de Pelé.

Alegria

Claro que Amarildo estava chateado com a contusão de Pelé que era seu amigo além de companheiro de seleção, mas ele decidiu jogar com confiança e alegria para agarrar a chance de conquistar um lugar no melhor do time do mundo. Para ele foi como se estivesse defendendo o seu clube, o Botafogo.

Amarildo e a Contusão de Neymar

Depois da grande surpresa que foi Amarildo na Copa de 1962 que parecia ter sido perdida com a contusão de Pelé é claro que todo mundo se agarrou nessa história para buscar um substituto para a estrela de Neymar em 2014. Entrevistado sobre esse assunto Amarildo falou sobre a pressão de quem precisa assumir o lugar do grande jogador do time.

Porém, Amarildo disse que a situação de 1962 era completamente diferente já que a seleção brasileira tinha muitos jogadores excelentes, mesmo no banco. Quando chegaram ao Mundial todos sabiam quem eram os titulares e que eram os reservas. Assim quando Pelé se machucou ele sabia que seria o titular e mais sabia que a imprensa e até parte do time estavam desanimados pensando que não teriam chance.

Entretanto, ele ressaltou que no caso da seleção de 2014 Neymar era o único jogador diferenciado e dessa forma a situação não era a mesma. Percebemos que o camisa 10 fez mesmo falta para a seleção, uma pena não ter outro Possesso no banco de reservas.

Lance de Covardia

O ex-jogador da seleção brasileira disse que estava assistindo o jogo do Brasil contra a Colômbia e que ficou muito bravo com o zagueiro Zuñiga e também com o árbitro Carlos Velasco que não puniu um lance covarde. Para Amarildo a entrada do zagueiro não é lance de futebol e sim de luta livre.

Motivação

O jogador Amarildo disse que em grande parte o título de 1962 se deu pela força de vontade de todos que continuaram lutando mesmo depois de perder Pelé que era então o grande nome da seleção. O craque sonhava em ver a seleção ser campeã em casa já que como ele mesmo diz muitos levantaram a taça pelo Brasil, mas nunca em casa.

Não se sabe se a derrota da seleção em 2014 foi resultado apenas da falta de motivação e do abatimento pela saída de Neymar, mas que jogadores como Amarildo fazem muita falta isso ninguém pode negar. Quando precisou ele mostrou que era bom também e que podia compensar com as suas qualidades a perda das qualidades de Pelé. O mais importante é saber que o futebol se joga em equipe e não individualmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.