Principais Lesões de um Jogador de Futebol

A grande parte das lesões que sofrem um jogador de futebol, que não são poucas e algumas podem ser bem graves, inclusive os afastando definitivamente dos campos, estão relacionadas aos movimentos de explosão e rotação muscular. É comum que passe a impressão de que essas lesões estão relacionadas as pancadas, mas na verdade não é bem assim. O que comprovou essa afirmação foi uma análise de prontuários médicos feita por profissionais da Universidade Federal de São Paulo.

Esse grupo formado por 8 ortopedistas constatou que as contusões, que são os choques entre os jogadores, representam somente 24,1% das causas, a maior parte é relacionada a lesão muscular, 39,2% e ainda 13,4% tendinites e 17,9% torções. Ainda segundo a mesma pesquisa, observou-se que a grande parte das lesões afetaram os membros inferiores, 72,2% delas, sendo que os órgãos mais lesados foram: 34,5% a coxa, 17,6% o tornozelo e 11,8% o joelho.

Ainda segundo a pesquisa realizada pela equipe de ortopedistas do hospital universitário, todas essas lesões são causadas pelo fato que os jogadores em campo fazem  movimentos inesperados para o próprio corpo a cada 6 segundos. Sendo assim, os músculos e articulações são mexidos de uma forma que não estão preparados, vão além do seu limite, por isso, as lesões.

Na Inglaterra, um outro estudo, que foi publicado no “British Journal of Sports Medicine” afirmou que na Copa do Mundo de 1994, as lesões aconteceram na grande maioria em momentos que foram considerados “faltas”, somando 71%. Com isso, a pesquisa chegou a conclusão que a competitividade do futebol moderno é a grande vilã para o atleta. Os movimentos bruscos que são feitos atualmente em campo, fazem com que  um jogador se afaste do campo com um rompimento do ligamento do joelho, um exemplo, fato esse que ele não precisa de um outro jogador para “ajudá-lo” conseguindo se machucar sozinho.

Nome das Principais Lesões do Futebol e o que Elas Afetam no Corpo do Jogador

Você já ouviu falar em contratura e entrose? Não? Esses e muitos outros termos identificam as principais lesões que um jogador de futebol pode sofrer dentro de campo. Seja em lance de bola individual, isto é, se machucando sozinho pelo excesso de esforço, seja em lance de contato físico com o adversário.

1- Rosto

O futebol se joga com os pés e todo mundo sabe disso, mas o que não deixa o rosto livre de algumas lesões. Se você observar, faça isso diante do espelho (apalpe), temos um osso que fica localizado bem sob os olhos. Esse osso que vai até a mandíbula se chama zigomático. O que acontece em campo e que acaba causando uma lesão nesse osso é que o jogador leva o próprio braço ao rosto para protegê-lo da bola, num lance de falta, por exemplo, e acaba acertando o rosto com o cotovelo. Uma cotovelada com uma certa força pode afundar o zigomático.

2- Púbis

A localização exata é embaixo da bacia, bem na parte onde púbis e o músculo adutor da coxa se encontram. Esse exato local é um dos pontos do corpo que são mais exigidos durante uma partida de futebol por parte do atleta. Os movimentos em campo são repetitivos nessa parte e isso acaba fazendo com que o tendão que faz a junção entre osso e músculo fique inflamado. Neste caso, o tendão não chega a romper, se trata mais de uma tipologia de tendinite, que popularmente é chamada de “puxada na virilha”.

3- Canela

A fratura mais comum que pode acontecer em campo é aquela da tíbia e há um tempo atrás era mais comum ainda, quando não era obrigatório usar as caneleiras, que atualmente devem ser usadas. Quando um jogador sofre esse tipo de fratura, ela pode se agravar ainda mais com o rompimento de outro osso, a fíbula, que é bem mais fina e não tem a mesma proteção oferecida pela caneleira para a tíbia.

no images were found

4- Tornozelo

Essa é outra parte do corpo que sofre bem mais com o futebol moderno porque exige muito mais, superando os limites: o tornozelo. Eles sofrem ainda mais do que o joelho porque ficam mais expostos aos buracos do campo e as pancadas dos adversários. O tornozelo pode ser afetado pelas entorses ou torções dos ligamentos, aqueles que fazem a ligação entre os ossos da perna e o ligamento que vem antes. É muito comum que um jogador de futebol sempre tenha uma dorzinha nesse lugar, mesmo quando não exige lesão.

5- Fratura por Estresse

O número de movimentos repetitivos em campo são responsáveis por algumas lesões e normalmente, são daquelas que ocasionam muita dor e não dá para vê-las facilmente em um aparelho de raio X. Um exemplo que facilita na compreensão é imaginar um arame que você fica fazendo uma dobra no mesmo lugar por inúmeras vezes. O resultado será que em um momento ele irá arrebentar. E é exatamente isso que acontece, principalmente com os ossos do pé que são aqueles mais finos e que são exigidos mais do que qualquer outro em campo por um jogador de futebol.

6- Joelho

Os joelhos também sofrem muito e o principal responsável é o movimento repetido inúmeras vezes em campo. No caso dos jogadores de futebol a lesão pode ser de várias formas: a lesão mais comum é de um rompimento parcial ou total do ligamento cruzado anterior; logo em seguida, lesão no menisco, e ainda,  no ligamento colateral da tíbia. Em todos os três casos podemos comparar a musculatura a um elástico que deve esticar-se a cada movimento e chega um momento que ele acaba sendo sobrecarregado. O problema depois de causado só é possível ser “corrigido reconstituindo com uso de outros tendões.

7- Coxa

Esse é um músculo que é composto de diversas fibras e quando o jogador de futebol faz determinados movimentos elas “escorregam” umas em cima das outras. Para que isso não ocasione um estiramento, esses movimentos deveriam ser harmônicos. Um exemplo, é quando o jogador está chutando, que esse músculo se contrai para dar força, mas se nesse momento, ele é esticado demais, acontece a lesão. Na coxa, normalmente, os músculos mais afetados são os posteriores, podendo romper ou simplesmente sofrer uma contratura, o que chamamos de travar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.