História Da UEFA Champions League

A Liga dos Campões da UEFA ou UEFA Champions League é uma grande competição que é realizada pela UEFA desde o ano 1955. Mas está no formato atual da competição desde 1992. Quando ela foi criada possui outro nome, que era Copa Europeia dos Clubes Campeões. Os times participam deste torneio depois de vencer seus torneios regionais. Este campeonato é conhecido no Brasil como Liga dos Campeões da UEFA, Copa dos Campeões da Europa ou simplesmente Taça Europeia.

História Da UEFA Champions League

História Da UEFA Champions League

História

A Liga dos Campeões da UEFA é uma competição que foi inspirada no campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões que depois acabou se evoluindo para o que é hoje a Taça Libertadores da América.

Antes de pensarem de criar um campeonato parecido com o da America do Sul, eles pensaram em criar a competição que hoje é a Eurocopa, juntando as melhores seleções da Europa e formando um grande campeonato. No principio não foi a UEFA (Union des Associations Européennes de Football), quem criou este campeonato.

Forma De Disputa

Atualmente, este campeonato consiste em várias rondas, normalmente ele começa no meio do mês de Julho e termina em Maio. Ela começa com a realização de três eliminatórias de qualificação que se chama “knockout”. As dezesseis equipes melhores qualificadas enfrentaram as outras dezesseis que são as sobreviventes. Com isso, esses times são divididos em oito grupos com quatro times cada. Nesta fase os quatro times jogaram entre si em dois jogos como mandante e visitante, sendo que o time ganhador soma três pontos, se for empate um ponto e no caso da derrota não soma ponto.

Forma De Disputa

Forma De Disputa

Depois os dois primeiros colocados passam para a próxima fase das oitavas-de-final, nesta fase os confrontos são sorteados, mas quem era do mesmo grupo não se enfrenta e se forem do mesmo país também não se enfrentam. Nesta etapa também são dois jogos como mandante e visitante e o primeiro colocado joga com o segundo colocado de outro grupo.

Após a fase de grupos, todas as outras fases até a final são mata-a-mata. A final é disputada em um estádio que é previamente decidido e é realizado em um único confronto, que se persistir em empate passa para as prorrogações de quinze minutos cada e após as duas prorrogações, se ainda haver empate, a decisão vai para os pênaltis.

Times Da Competição

Este campeonato já foi ganho por mais de vinte e dois times diferentes, destes doze deles já ganharam mais de uma vez. O time recordista de vitorias e o Real Madrid, que já foi nove vezes campeão. Os outros times com mais vitórias na Liga dos Campeões da UEFA são: AC Milan com sete títulos, o Liverpool FC com cindo títulos, o FC Bayern Munique com quatro títulos, o Ajax Amsterdam com quatro títulos e o Barcelona também com quatro títulos. Além de ser o time com mais títulos desta competição, o Real Madrid também possui a maior sequência de títulos, chegando a conquistar quatro vezes seguidas e nas primeiras quatro partidas existentes.

Cada país da Europa possui um número de times que poderão participar da Liga dos Campeões da UEFA. Os países mais fortes possuem mais times participantes e os mais fracos menos times. Mas o time vencedor da última temporada já está classificado automaticamente, com isso pode haver exceções de países fracos com um participante amais do que o normal.

O jogador que possui mais títulos é Clarence Seedorf, que é mais conhecido apenas como Seedorf. Ele já conquistou esse título quatro vezes e três delas foram com times diferentes. A primeira foi pelo clube Ajax na temporada de 1994 a 1995, a segunda foi com o Real Madrid na temporada de 1997 a 1998, a terceira foi pelo Milan na temporada de 2002 a 2003 e a quarta foi também pelo Milan na temporada de 2006 a 2007.

Nos clubes Europeus existem muitos jogadores brasileiros que disputam esta grande competição. O sonho de muitos brasileiros que jogam no Brasil é ir para o exterior jogar em um time europeu e competir a Liga dos Campeões da UEFA e deixar sua história na competição.

Transmissão Dos Jogos No Brasil

No início dos anos noventa o canal aberto do Brasil que transmitia os jogos da Liga dos Campões da UEFA era a TV Cultura. Mas aqui no Brasil nenhum canal transmitiu essa liga inteira, eram transmitidos apenas os melhores jogos, e também as semifinais e as finais.

Desde a temporada de 2003 até a temporada de 2005, os direitos autorais deste campeonato pertenceram a uma empresa de marketing chamada TopSports Venture. Essas mesmas temporadas também foram transmitidas pelas RedeTV! Com isso, as duas emissoras entraram em uma briga e as temporadas seguintes foram transmitidas pela Bandeirantes. A Rede Record transmitiu também alguns jogos desde a temporada de 2006 até a de 2009.

A partir da temporada de 2010, a Rede Globo comprou os direitos autorais de transmissão, mas apenas para os jogos de quarta-feira. Entretanto, a Rede Globo só transmite os jogos importantes e decisivos, os outros jogos ela repassa para a Bandeirantes. Outra emissora que transmite os jogos da Liga dos Campeões é a TV Esporte Interativo, que é autorizada a transmitir jogos de terça feira e o canal fechado ESPN transmite os jogos que ela decidir.

Curiosidades

Existem dois jogadores que mais fizeram gols em uma temporada da Liga dos Campeões da UEFA, esses artilheiros são Altafini Mazzola e Lionel Messi, possuindo os dois quatorze gols.

Os clubes Benfica e Juventus são os dois times que mais perderam uma final de Liga dos Campeões da UEFA, possuindo cada um cinco derrotas.

A Espanha é o país que possui mais títulos de seus clubes com doze títulos e logo atrás vem à Itália com onze títulos.

O clube Manchester United foi o primeiro time a vencer a Liga dos Campeões da UEFA sem ter sido o vencedor de seu campeonato nacional e isso foi na temporada de 1998 a 1999, ele terminou seu campeonato nacional no segundo lugar atrás do time Arsenal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário