Copas Que o Brasil Foi Campeão

O sonho de chegar ao sexto título, em casa, não se concretizou. A seleção brasileiro mesmo com o apoio da sua torcida acabou ficando no paredão da seleção alemã. E se não bastasse perder o título em casa, o que não sairá da memória dos torcedores será a goleada de 7 a 1 para a Alemanha. Mas, jogo é assim mesmo, uns ganham e outros perdem. E mesmo não sendo hexa, o Brasil ainda é a única seleção do mundo com 5 títulos. Sim, nos somos pentacampeões e isso também não será apagado da memória.

A seleção brasileira que foi formada em 1914 pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, perdeu a chance de ganhar o título duas vezes em casa, mas mesmo assim, soma 5 deles. O primeiro em 1958, o segundo em 1962, o terceiro em 1970, depois do jejum longo, o tetracampeonato veio em 1994 e o título inédito no futebol mundial foi conquistado em 2002.

Conheça um Pouco da História de Cada um Desses Títulos Conquistados Pelo Brasil

  • O primeiro título foi no ano de 1958 (Técnico: Vicente Feola)

O Brasil conquistou o primeiro título em 1958 na Suécia e sob uma forte “ditadura” do então treinador, Vicente Feola. O técnico criou uma lista com coisas que os jogadores estavam proibidos de fazer, como fumar ou falar com jornalistas fora de lugares preestabelecidos. Outra preocupação da equipe técnica dessa época era com o humor e sentimentos dos jogadores. Eles tinham medo que as lembranças de 1950 pudessem afetar o rendimento dos atletas.

Em 1958, a seleção brasileira era a única que tinha no seu grupo um psicólogo.

Já se previa que o Brasil iria enfrentar grandes “batalhas” pela frente, uma vez que estava em uma chave considerada difícil, com URSS, Inglaterra e Áustria. Com os ingleses ficaram no 0 a 0, com os austríacos venceram de 3 a 0, mas o grande problema era enfrentar a então favorita URSS.

Porém, deu tudo certo, o Brasil venceu por 2 a 0 e superou a grande atuação do adversário.

Nas quarta de final o Brasil enfrentou o País de Gales e passaram nas semifinais pelos franceses. O jogo terminou em 5 para o Brasil e 2 para França.

E o Brasil acabou a Copa de 1958 tendo que enfrentar os donos da casa na final. O resultado final, que deu o primeiro título para a seleção foi de 5 para o Brasil e 2 para a Suécia.

  • O segundo título foi no ano de 1962 (Técnico: Aymoré Moreira)

A grande estrela da seleção brasileira de 1962 foi Garrincha. O time já não jogava com aquela pressão da derrota de 50, pelo contrário, estavam motivados pelo título de 1958 e eram os favoritos.

Garrincha encantou os brasileiros com os seus gols e seus passes durante todo o mundial disputado no Chile. A final foi disputada entre Brasil e Checoslováquia, placar: 3 a 1

  • O terceiro título foi no ano de 1970 (Técnico: João Saldanha, Zagallo)

A seleção brasileira de 1970 vinha de um grande fracasso ocorrido na copa de 1966. E começou do começo, disputando uma das vagas para disputar o mundial. Precisou enfrentar o Paraguai, a Colômbia e a Venezuela para ganhar um lugar na Copa daquele ano.

Passada a maré de readaptação, o Brasil fez uma excelente fase eliminatória, não perdeu um jogo. Totalizou 23 gols e sofreu apenas 2.

Os grandes nomes da seleção eram dos times do Cruzeiro, Santos e do Botafogo. O ataque tinha o grande Pelé ao lado de Tostão.

O único imprevisto que a seleção sofreu naquele ano foi a necessidade da troca de técnico, entrava Zagallo no lugar de João Saldanha. A troca foi feita bem próxima do início da competição.

Com a entrada do Zagallo algumas modificações significativas foram notadas, a maior delas foi o técnico ter deixado Pelé no banco em alguns amistosos e separá-lo de Tostão. Isso ainda na fase de amistosos.

A equipe que foi considerada a “melhor de todos os tempos”, segundo uma pesquisa realizada por uma revista inglesa “World Soccer”, ficou com o seu terceiro título, na Copa disputada no México.

O Brasil recebendo o seu terceiro título teve direito a ficar com a taça para sempre, mas a Jules Rimet acabou sendo roubada e derretida. O que restou foi uma réplica que foi um presente que os brasileiros receberam em janeiro de 1984.

  • O quarto título do Brasil na Copa foi em 1994 (Técnico: Carlos Alberto Parreira)

O jejum era longo, 24 anos e nem mais um título depois de 1970. A seleção brasileira seguiria para a Copa sem entrar para a lista das favoritas, baseado na campanha de eliminatórias que tinha feito.

O Romário foi o jogador que fez toda a diferença para ficar com o tetracampeonato. O baixinho, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, recebeu outro apelido o de “São Romário”.

A Copa de 1994 que foi disputada nos Estados Unidos estava sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira, que era muito criticado, era tido como “defensivo demais”.

Porém, o que era desconfiança foi virando otimismo com o decorrer da Copa. O Brasil passou como primeiro na primeira fase. Tirou os donos da casa nas oitavas de final. Um dia inesquecível para eles porque foi exatamente no dia em que os americanos comemoram a independência do país, 4 de julho.

O jogo duro contra a Holanda nas quarta de final e a seleção brasileira chegou a semifinal. E mais uma vez, disputava com a Suécia a vaga para a final da Copa do Mundo. E deu Brasil, que foi enfrentar a Itália para ficar com o quarto título mundial.

Um jogo emocionante que terminou com disputa de pênaltis e um Tafarel que encheu de orgulho o povo brasileiro.

Na Copa de 1994, o Brasil além de ficar com o título, ainda se colocou como o primeiro país tetra do mundo.

  • O Brasil se tornou pentacampeão em 2002 (Técnico: Luiz Felipe Scolari)

O Brasil queria mais, mais um título inédito, chegar ao pentacampeonato. Mas, parecia que o sonho estava bem difícil de se realizar. Foi com muita dificuldade que a seleção brasileira conseguiu se classificar para participar da Copa do Mundo de 2002.

O primeiro problema que a seleção enfrentou foi a troca de técnicos, até chegar a Felipe Scolari, foram 3 outros nomes.

A seleção foi para Copa desacreditada e o Ronaldo, que para muitos era o craque do time, para outros não estava em condições de jogar. O jogador pouco antes de viajar estava se recuperando de uma contusão, que ainda não estava de toda curada.

Mas, Ronaldo mostrou que estava em forma, e a seleção foi eliminando um a um os seus adversários: Bélgica, Inglaterra e Turquia. Até chegar a final e disputar o título com a Alemanha.

Ronaldo ainda foi o artilheiro da competição somando no total 8 gols.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.