Comparação Entre Maradona e Pelé

Todo mundo que gosta um pouco de futebol, seja brasileiro, argentino ou de qualquer outra nacionalidade, sabe que existe a velha pergunta quem é melhor Pelé ou Maradona? Se para os brasileiros Pelé é rei, para os argentinos Maradona é um deus. Porém, é importante entrar um pouco no contexto em que cada um ganhou projeção internacional.

https://www.youtube.com/watch?v=d5dFkwjfi7w

Justiça seja feita muitos craques deixaram de ser lembrados pela história por terem sido brilhantes antes da TV e o videotape serem coisas comuns. Maradona teve uma parte maior da sua carreira televisionada do que Pelé e muitos lances incríveis do rei do futebol brasileiro foram testemunhados por poucos que estavam nos estádios.

Nessa primeira comparação podemos dizer que Pelé leva a melhor, pois conseguiu criar a sua lenda com grande parte dos seus lances narrados apenas pelo rádio enquanto Maradona contou com o aparato da TV e da imagem. Mas, ainda podemos fazer outras comparações entre os dois dos maiores craques da história do futebol mundial.

Rivalidade Fora de Campo

Quem pensa que essa discussão sobre quem foi maior fica restrita aos torcedores se engana, pois os dois ídolos tratam de sempre acirrar essa rivalidade. Pelé lançou uma cinebiografia intitulada “Pelé Eterno” dirigida por Aníbal Massaini ao mesmo tempo em que Maradona lutava para se ver livre do seu vício em drogas e quando entrevistado o craque brasileiro disse: “Estou orando muito para que Maradona se recupere bem e saia dessa. Assim, quando estiver bom, ele verá o filme e tirará suas próprias conclusões”.

Já do outro lado Maradona diz que Pelé não quis usar a sua alcunha de “atleta do século” para fazer mais pelo esporte, que ele deveria ter buscado fazer parte de associações que defendessem os jogadores e acabassem com o poder dos cartolas que somente prejudica o bom futebol.

O argentino ainda foi além e disso que Pelé poderia ter ajudado Garrincha a não morrer na miséria, mas simplesmente virou as costas. Como resposta o brasileiro acusa Maradona de ter perdido a oportunidade de servir de exemplo para os jovens quando passou a usar drogas.

Saia Justa

Devemos reconhecer que algumas vezes os argentinos levam a melhor, foi o aconteceu em 2000 quando a FIFA realizou uma votação pela internet para eleger o melhor jogador de todos os tempos e Maradona goleou Pelé com 53% dos votos contra apenas 16% do brasileiro.

Para evitar uma saia justa a FIFA resolveu conceder dois prêmios, um pelo voto popular para Maradona e outro pelo voto dos treinadores das seleções dos países afiliados a entidade. Acreditamos que nenhum dos dois ex-jogadores gostaram muito disso.

1000 Gols

Uma forma bem eficiente de fazer os argentinos pararem de cantar contra o Brasil é gritar: “1000 gols, 1000 gols…”, pois enquanto Pelé atingiu e ultrapassou a marca dos 1000 gols, Maradona fez apenas 695 em toda a carreira. A média de Pelé é de 0,93 contra 0,52 do argentino. Outra provocação bem conhecida contra os hermanos é dizer que Pelé com as três Copas que conquistou tem mais mundiais que a Argentina em todos os tempos que só tem dois.

Estilos Diferentes

Quando se vai fazer uma comparação é importante destacar que existem diferenças entre os estilos dos dois craques. Maradona foi um jogador que gostava de exibir as suas habilidades para os adversários e também para os seus colegas de equipe. Quando tinha a bola em seus pés era bem difícil para os adversários recuperarem a mesma.

Além da habilidade Maradona tinha uma grande velocidade, entretanto, a sua baixa estatura de 1,66 e a imprecisão dos seus chutes com o pé direito mostravam que ele não era completo. Já Pelé ficou conhecido por sua capacidade de jogar mesmo sem estar com a bola, um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi no jogo contra o Uruguai na Copa do Mundo de 1970 no México quando deu o famoso “drible da vaca” no goleiro sem nem mesmo estar com a bola nos pés. Mesmo sem ter feito o gol (Pelé chutou para fora) o lance é um dos mais lembrados dos mundiais.

Tipo Físico

O tipo físico de Pelé era bem mais adequado para a prática do futebol que o de Maradona. Estudos científicos (sim, até isso fizeram para determinar quem foi o melhor) indicaram que Pelé com o seu biótipo poderia ter jogado em qualquer posição, até mesmo goleiro que se daria muito bem. Uma curiosidade é que Pelé precisou jogar de goleiro por quatro vezes quando o goleiro oficial foi expulso da partida, ele não levou nenhum gol.

A Vida de Maradona e Pelé

Ambos nasceram em famílias pobres e conseguiram melhorar a condição social devido a ascensão no esporte. Entretanto depois da fama os dois seguiram caminhos diferentes, Pelé se tornou uma personalidade querida em muitos países do mundo. Enquanto o brasileiro buscou uma posição de embaixador sendo tido como demagogo por muitos, Maradona, preferiu se tornar uma personalidade mais revolucionária.

O argentino ostenta em seu braço uma tatuagem do guerrilheiro Che Guevara a quem aliou a sua imagem bem como ao presidente de Cuba, Fidel Castro. Maradona chegou a fazer um tratamento contra as drogas na Cuba, mas não foi lá que se livrou do problema. Ao contrário de Pelé que ficou com a imagem de diplomata, Maradona, é considerado um verdadeiro herói nacional para os argentinos uma vez que ajudou a devolver a dignidade para o país até mesmo depois de terem perdido para os ingleses na Guerra das Malvinas em 1976.

Ficha Técnica de Pelé

  • Nome – Edson Arantes do Nascimento
  • Data e local de nascimento – 23/10/1940, Três Corações (MG)
  • Altura – 1,74 metro
  • Peso – 70 kg (1970)
  • Perna boa – Apesar de chutar bem com as duas pernas Pelé é destro.
  • Chuteira – Número 39
  • Onde Jogou – Santos (1956 a 1974) e New York Cosmos (1974 a 1977).
  • Quantidade de Títulos – 59
  • Títulos da Copa do Mundo – Três nos anos de 1958, 1962 e 1970.
  • Pelé participou de quatro Copas do Mundo além das que venceu a de 1966.

Ficha Técnica de Maradona

  • Nome – Diego Armando Maradona
  • Data e local de nascimento – 30/10/1960, Lanús (Argentina)
  • Altura – 1,66 metro
  • Peso – 70 kg (1986)
  • Perna boa – Maradona é canhoto e sua perna boa era a esquerda e somente a esquerda. Excelente cobrador de faltas.
  • Chuteira – Número 39
  • Onde Jogou – Argentinos Jrs. (1976 a 1980), Boca Juniors (1980 a 1982 e 1994 a 1997), Barcelona (1982 a 1984), Napoli (1984 a 1991), Sevilla (1992 a 1993) e Newell’s Old Boys (1993 e 1994).
  • Quantidade de Títulos – 11
  • Títulos da Copa do Mundo – Um no ano de 1986.
  • Participou de 4 Copas nos anos de 1982, 1986, 1990 e 1994.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.