A Derrota da Seleção Brasileira na Copa 2014

A seleção brasileira de futebol é a única pentacampeã (por enquanto, pois as seleções alemã e italiana são tetra e estão a um passo do penta) e talvez por isso o torcedor brasileiro não saiba perder. A goleada de 7 a 1 sofrida pela seleção frente a seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 foi absolutamente traumática.

Além de parecer uma realidade alternativa muito cruel essa derrota serviu como um choque de realidade para que entendêssemos que a tal supremacia do futebol brasileiro não existe mais. Acreditar que somente vestir a camisa amarela já basta para sair vencedor de um jogo se mostrou absolutamente incoerente.

https://www.youtube.com/watch?v=RAytZdQndwQ

A Copa do Mundo de 2014

Uma Copa do Mundo realizada no Brasil, depois de 64 anos, o país era novamente sede da principal competição do futebol. O objetivo principal da nossa seleção era apagar o “Maracanaço” (em espanhol Maracanazo) sofrido em 1950 quando o Brasil perdeu o título de campeão do mundo para o Uruguai em casa.

Porém, já no começo da competição se pode vislumbrar que a seleção canarinho não estava tão bem quanto as campanhas publicitárias e os discursos inflamados gostariam de nos fazer acreditar. O primeiro gol da competição foi brasileiro, porém, contra. Marcelo acabou marcando 1×0 para a Croácia.

O primeiro jogo acabou 3×1 para o Brasil e nos deu uma falsa sensação de que aquele grupo poderia realizar o sonho de ser hexa em casa. Depois vieram os jogos contra o México que terminou num chato 0x0 e o jogo contra Camarões (a seleção mais fraca do grupo) e que terminou em 4×1 para o Brasil.

Brasil x Chile

A seleção cumpriu a sua tarefa de passar em primeiro lugar do grupo A e assim evitou o confronto com a Holanda (a seleção que havia nos eliminado na Copa da África do Sul em 2010). O jogo contra o Chile foi difícil, sofrido e nossa seleção passou nos pênaltis graças ao goleiro Julio Cesar que pegou duas cobranças.

Naquele jogo ficou claro que a seleção brasileira não era tão forte e poderosa como os grupos dos cinco títulos conquistados. A desconfiança começou a aparecer, mas a torcida continuou fazendo a sua parte e torcendo.

Brasil x Colômbia

Passando pelo Chile chegou a vez de jogar com a temida Colômbia de James Rodriguez que passou pelo Uruguai nas oitavas de final. Um dos jogos mais complicados até aquele momento, pois se tratava da seleção que tinha e terminou a competição com o artilheiro da Copa.

Um jogo difícil e bastante disputado que terminou 2×1 para o Brasil. O grande acontecimento dessa partida foi a contusão do craque Neymar causada pelo zagueiro da Colômbia Juan Zúñiga. A entrada por trás e com o joelho do zagueiro foi bastante questionada como desleal, porém, não houve punição.

A Seleção Sem Neymar

O grande nome da seleção brasileira da Copa de 2014 era Neymar e os torcedores e jogadores parece terem perdido o norte quando souberam que o jovem artilheiro não entraria mais em campo naquela Copa. Começaram então as especulações de quem entraria no lugar do jogador na partida com a temida e simpática seleção da Alemanha.

O Jogo com a Alemanha

A goleada de 7×1 sofrida pela seleção brasileira jogando em casa foi vista como uma verdadeira tragédia. O estádio do Mineirão ficou em silêncio assistindo ao verdadeiro massacre de bola do time alemão. Em apenas 6 minutos a seleção que se tornaria a campeão de 2014 fez 4 dos 7 gols.

No começo da partida parecia realmente que a seleção brasileira tinha chance diante da mais preparada das seleções. Porém, aos 10 minutos a Alemanha abriu o placar com Thomas Müller livre dentro da área após uma cobrança de escanteio. Os torcedores e os próprios jogadores sofreram um baque naquele momento.

4 Gols em 6 Minutos

Depois da abertura do placar começou o show da seleção europeia na nossa casa. Depois dos 22 minutos de partida a goleado começou a ganhar os seus contornos para a tristeza dos brasileiros. O jogador alemão Kroos deu um passe perfeito para Klose na área que chutou para o gol e no rebote de Julio Cesar marcou o segundo gol da partida.

Aliás, foi com esse gol que Klose superou a marca de Ronaldo como o maior artilheiro da história das Copas, Ronaldo tinha feito 15 gols, Klose fez 16. Logo depois disso, aos 24 minutos do primeiro tempo, Lahm subiu pela direita e cruzou a bola que passou por todo mundo para chegar em Kroos que encheu a rede do Brasil.

Após um minuto disso o jogador brasileiro Fernandinho bobeou e perdeu a bola para Khedira que tocou para Kroos que novamente fez um gol, já estava 4×0. Logo na sequência, aos 28 minutos, Khedira novamente roubou a bola e passou para Ozil que dentro da área apenas finalizou e fez 5×0.

Segundo Tempo

O jogou foi para o intervalo com inacreditáveis 5×0 para a Alemanha, o que já era terrível. No segundo tempo a seleção brasileira voltou para o jogo com Ramires e Paulinho nos lugares de Hulk e Fernandinho. Teve pressão brasileira logo no começo, porém, o goleiro alemão Manuel Neuer fez defesas incríveis.

A Alemanha não estava cansada de marcar e aos 23 minutos do segundo tempo  fez o sexto gol. Assistindo a tudo isso Felipão fez então uma substituição trocando o atacante Fred por Willian. A Alemanha ainda fez mais um gol, o sétimo novamente com Schurrle. Oscar fez o gol de honra (se é que isso é possível nesse jogo) do Brasil.

A Disputa do Terceiro Lugar

Para uma seleção tão acostumada a ser campeã e as glórias foi amargo ser mandada disputar o terceiro lugar com a seleção da Holanda (que perdeu nos pênaltis para a Argentina). Porém, até mesmo nesse jogo a seleção decepcionou mais uma vez os seus torcedores que foram em peso para Brasília para levantar a moral do time.

No final da partida a Holanda venceu por 3×0 e ficou com o terceiro lugar. Para muitos brasileiros a Copa terminou mesmo no dia do jogo com a Alemanha que além de enterrar o sonho do hexa por um bom tempo ainda deixou para trás uma seleção humilhada. Mas, não podemos esquecer que é só futebol e que novas oportunidades irão aparecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.