Diferenças Entre o Futebol de Hoje e dos Anos 70

Antigamente as equipes de futebol contavam com jogadores com inegável talento – e esse talento fazia toda a diferença quando o assunto era jogar bola. Hoje, no entanto, apenas talento não garante um futuro no futebol para a pessoa.

É necessário que a pessoa que queira viver do futebol não seja apenas talentosa, mas muito bem preparada fisicamente – isso pode ser visto na crescente intervenção dos profissionais de saúde no esporte, assim como da tecnologia que auxilia cada jogador a ter cada vez mais rendimento em campo. Isso faz com que o jogador seja cada vez mais profissional, com o físico, fôlego e força sempre em dia.

O Profissionalismo x Talento

Diferenças Entre o Futebol de Hoje e dos Anos 70

Diferenças Entre o Futebol de Hoje e dos Anos 70

Na década de 70, por exemplo, bastava que o jogador tivesse talento e jogasse bem. Hoje em dia isso não é mais o único critério: é só ver o exemplo de Ronaldo Fenômeno, que possui inegável talento mas foi alvo de duras críticas porque estava fora de forma para jogar.

Esse episódio provavelmente não aconteceria na década de 70 – um exemplo é Gérson, que levou a Taça de 70 usando sua técnica. Gérson era fumante compulsivo e provavelmente não teria fôlego para agüentar uma partida atual, onde o ritmo de jogo exige muito mais do jogador.

Os jogadores são cada vez mais exigidos e precisam atuar como profissionais de qualquer outra área: tem horário para chegar e treinar e precisam seguir regras rígidas de disciplina na maioria das vezes.

A Explicação está no Novo Futebol que Surgiu

Jogador

Jogador

O futebol do patrocínio e do comercio global. As empresas pagam muito pelo futebol, e o jogador começou a ser um ativo valioso para os clubes. Antes, um jogador geralmente jogava no time que o revelou até o fim de sua carreira. Hoje em dia, o jogador raramente começa e encerra a carreira no mesmo clube.

Por isso o jogador tem que estar sempre em dia com a saúde e o condicionamento físico, pois o clube que compra o passe de um jogador quer o máximo rendimento.

Diferenças do Futebol de Antes e de Hoje

Partidas

Partidas

O maior preparo físico começou a ser necessário pois as partidas hoje em dia exigem muito mais do jogador: antigamente um jogador corria cerca de 8 quilômetros por jogo. Hoje a média é de 13 quilômetros percorridos. A velocidade média também subiu. Na década de 70 a velocidade média era de 12,5 km/h, e hoje em dia já subiu para 15 km/h.

Até a capacidade respiratória mudou: um atleta de hoje consegue absorver mais oxigênio de seus pulmões, tornando a atividade respiratória mais eficiente. A média de VO2 (unidade de medida que avalia o volume máximo que uma pessoa consegue absorver dos pulmões em uma unidade de tempo) dos atletas atuais é de até 65 mililitros por quilo cada minuto. Na década de 80, era de apenas 55 mililitros.

Até os goleiros estão mais preparados: a impulsão de um goleiro atual é em média 15 centímetros maior do que um goleiro dos anos 70.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.