Dinâmica de Grupo

A Dinâmica de Grupo são brincadeiras realizadas em um grupo de pessoas e que hoje em dia é muito utilizado no departamento de RH de empresas de todo o mundo para ajudar na seleção dos candidatos a uma vaga. Com a dinâmica de grupo é possível fazer uma grande pré-seleção de muitos candidatos. Para que as pessoas que estão aplicando a dinâmica de grupo consigam ver exatamente o candidato certo para a vaga é preciso muita agilidade! da parte deles, pois a escolha muitas vezes é bem difícil.

Aula

Aula

A dinâmica de grupo existe há muito tempo e vem desde o período paleolítico com as brincadeiras de crianças. Já nesse tempo já existiam desenhos feitos nas paredes de muitas cavernas. Já na idade média as brincadeiras eram com arco e flecha. Coma dinâmica de grupo é possível verificar como as pessoas se comportam em situações em que é preciso fazer tarefas juntas. Com a dinâmica de grupo é possível analisar como as pessoas se comportam em muitas situações.

Apresentações

Apresentações

Pode-se ver quem é o melhor em liderança comunicação, poder e tudo isso quando se destaca em uma pessoa ajuda muito no rendimento do trabalho dentro da empresa. Um bom funcionário dá a empresa muitos lucros e com isso à empresa ganha muitas cédulas de dinheiro e isso faz muito bem a todos. Em uma dinâmica de grupo é também possível ver qual dos candidatos à vaga possui uma grande capacidade para atuar em equipe que é também muito importante para uma empresa. Para que uma empresa tenha um crescimento bom e também importante que o chefe saiba como ser líder e com isso saiba lidar com seus funcionários de uma maneira adequada.

Dinâmica de Grupo

Dinâmica de Grupo

A dinâmica de grupo também é feita em terapias que são feitas geralmente com famílias para ajudar os membros da família a se entenderem melhor. Em casas que possuem uma família muito grande é bem comum que eles procurem uma terapia dessas e lá são feitas muitas dinâmicas de grupo. Ela é também realizada em muitas escolas com os alunos de uma mesma sala e isso ajuda muito os professores que hoje em dia sofrem muito com alunos mal educados e violentos. Com a dinâmica de grupo os alunos aprendem a conviverem juntos e começam a fazer as coisas juntos sem que tenham problemas e sem contar que acalma muito e descontrai o ambiente pesado que é uma sala de aula. Com a dinâmica de grupo tudo pode ser melhorado tanto no trabalho. Como em casa, na escola ou até mesmo em um barzinho com os amigos em um fim de semana. A dinâmica de grupo é aplicada em muitos momentos em nossas vidas e assim vai ajudando em situações que sem ela seriam bem complicadas.

Dinamicas de Grupo

por Salete Dias
As Dinamicas de grupo são muito utilizadas em processos seletivos para avaliação de candidatos bem como também para fazer aflorar nas pessoas, atraves de suas tecnicas,seus pensamentos  e emoções, com o objetivo de incluir alguns aspectos, que permitam a explicação das situações vivenciadas pelos individuos.

Os procedimentos utilizados, baseiam-se na participação, gerando uma aprendizagem que oferece ao individuo um processo de reflexão, levando-o a ampliar seu conhecimento e seu potencial na resolução de possiveis conflitos existentes. Toda tecnica aplicada deve ter um objetivo definido de acordo com as pessoas que dela estejam participando. Os profissionais que aplicam dinamicas, geralmente psicologos,tem uma meta estabelecida e utilizam recursos e materiais que auxiliam na concretização desses objetivos, como exposições, geralmente em grupos maiores, além de tecnicas teatrais, cartazes, video, som entre outros. o ambiente deve ser preparado de acordo com o tipo de dinamica a ser aplicada, favorecendo às pessoas para que entrem no tema que esta sendo abordado.

O periodo de  tempo estipulado para a atividade, deve ser seguido, principalmente, se ela esta subdividida em varias etapas. O numero de pessoas bem como as fases da dinamica, devem ser cuidadosamente elaborados, para que haja uma previsão do material a ser utilizado. Ao final, toda dinamica deve permitir o resgate do que foi vivenciado, atraves de perguntas e reflexões feitas pelo grupo e pelo profissional especializado que a esta conduzindo.

Exemplo de Algumas Dinamicas

Tecnica de apresentação

Divide-se o grupo em duplas e após um periodo de conversa em que eles devem se conhecer, voltam-se para o grupo maior e apresentam-se  como se fossem a outra pessoa da dupla, lembrando de tudo que a  pessoa disse, como se fosse a outra.

Tecnica de Interação

O condutor da dinamica escreve em um papel, uma palavra e a partir daí, cada componente do grupo deve adicionar outra , até formar uma frase completa. Essa  então, será discutida por todo o grupo, levando-os a uma reflexão conjunta.

Tecnica Ludica

Essa tecnica, apesar da aparencia ludica, pode trazer a tona varios sentimentos guardados dentro da pessoa, que ainda não teve como solucionar esses problemas. O psicologo especializado em dinamicas propõe ao grupo que imaginem que naquele momento são cientistas e devem inventar uma máquina, usando criatividade e imaginação. Que tipo de instrumento e com que finalidade eles criariam o invento. As respostas dadas geralmente, são frutos de expectativas  e desejos não concretizados, desse modo o profissional especializado esta apto a conduzir a situação, de modo a fazê-los refletir sobre o que os levou a fazer aquelas considerações.

A dinamica de grupo constitui-se um mecanismo fundamental, para tornar o processo de evolução emocional mais rico e criativo, sendo utilizado por isso mesmo, em varios momentos pelo especialista da  area. O resgate , com a reflexão do  que foi dito deve ser cuidadoso, para que o individuo se sinta motivado a  participar do grupo. A confiança é outro sentimento muito importante  na condução  do encontro grupal, pois as pessoas so se sentirão a vontade , se confiarem nas pessoas envolvidas no processo vivenciado naquele momento, que servirá de base  para varios outros, que porventura virão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>