Ecto Mesomorfo Características

Biotipo Corporal

O biótipo corporal, que também pode ser chamado de somatótipo, é uma teoria – ideia solidificada por meio de estudos, especulações, hipóteses e/ou suposições – de um fisiologista norte americano chamado William Herbert Sheldon nos ano de 1940. William realizou estudos que foram capazes de dividir os tipos de estrutura física dos seres humanos em três principais tipos de condições diferentes: a endomorfia, a ectomorfia e a mesomorfia, sendo as duas últimas o principal foco desse artigo. Desse modo, as características corporais foram divididas pelas suas principais diferenças, e tornando novos estudos e trabalhos mais fáceis.

            Esse biótipo é definido majoritariamente por itens genéticos e físicos, mas também tem certa influência de fatores externos, que pode modifica-lo com o passar do tempo. É importante frisar que nenhuma pessoa deve ser restringida única e exclusivamente a um biótipo, já que é possível encontrar uma mistura deles.

Características dos Biótipos

Os endomorfos (indivíduos que carregam características endomorfas), são pessoas que possuem uma certa facilidade em ganhar peso, e naturalmente pesados. As características básicas deles são o fácil aumento de peso, e a maior propensão em ganhar massa gorda, do que massa magra. Entretanto, eles não são o foco desse artigo, e dessa forma não entraremos em maiores detalhes.

Ectomorfos

Os ectomorfos são os indivíduos que possuem as características ectomorfas, que se configuram no geral em metabolismo acelerado, menor apetite, estrutura corporal reduzida e também menor massa corporal e menor força. Essas características podem deixar pessoas que querem ganhar massa corporal na academia um pouco desanimados, porém, com treino e alimentação adequadas, o objetivo pode ser alcançado com sucesso.

Um dos itens importantes para ectomorfos que desejam ganhar massa, é começar a registrar suas calorias. As vezes essas pessoas acreditam estar ingerindo a quantidade necessária de calorias, porém, por não sentirem tanta fome, e por ter um organismo mais propenso a fazer esse controle, acabam consumindo uma quantidade muito inferior.

Para aumentar essa ingestão de calorias, as vezes se torna necessário utilizar alguns complementos, como shakes, por exemplo. Eles tornam possível a ingestão de calorias, mesmo quando não é possível ingerir alimentos sólidos, e quando já se está saciado. Os alimentos mais indicados para preparar os shakes são: pasta de amendoim, bananas, aveia, leite de arroz, entre outros.

Os treinos mais indicados para esse tipo de pessoa não são aqueles muito pesados, e praticamente insanos, que as pessoas costumam confundir, e muito pelo contrário, isso pode acabar causando o efeito oposto, onde a pessoa não conseguirá se recuperar totalmente de treinos muito estressantes, retardando o ganho de massa. Então, o ideal são pesos com menos volume e mais frequência, onde os músculos são estimulados a estares totalmente recuperados, em menor tempo, fazendo com que seja possível treinar novamente com mais rapidez.

Também é interessante diminuir a quantidade de atividades aeróbicas, já que as pessoas com características ectomorfas já possuem o metabolismo acelerado, e o principal objetivo dessas atividades também é esse. Elas também aumentam o gasto calórico, fazendo com que seja necessário os ectomorfos comerem ainda mais para suprir essas lacunas.

Imagem Ilustrativa das Características do Biotipo Ectomorfos

Imagem Ilustrativa das Características do Biotipo Ectomorfos

Outra coisa que não deve deixar de ser priorizada é o sono, pois é nesse momento que todo o nosso corpo – músculos, ligamentos, tendões, entre outros – se recupera. Também é nesse momento que os hormônios anabólicos são liberados. Desse modo, é bastante importante dormir pelo menos oito horas por noite, e se isso não for possível, devido a rotina e outros fatores, é interessante tentar dormir o máximo dentro das possibilidades. Um bom jeito para potencializar esse momento do sono, e aproveitá-lo da melhor maneira possível, é deitar mais cedo, diminuir o uso de celular e redes sociais durante a noite, entre outras coisas, fazendo com que o sono possua maior qualidade.

Mesomorfos

Esse biótipo é considerado raro, e a origem dessa palavra se deriva de um radical grego “mésos”, que significa “meio”, ou seja, algo entre dois extremos. Assim, é possível compreender que o mesomorfismo se encontra entre o endomorfismo e o ectomorfismo, que já foram citados acima.

As pessoas com características mesomorfas geralmente possuem estrutura óssea mais larga e pesada, mas não tanto com os endomorfos. Em geral eles possuem cintura fina e facilidade no ganho de massa muscular e mesmo não tendo o metabolismo mais rápido de todos, eles também não tem facilidade em acumular gordura.

A dieta mais indicada aos mesomorfos são aquelas com uma ingestão mediana de carboidratos e gorduras, para que exista um bom fornecimento de energia.  Já a quantidade de proteína deve ser consumida de acordo com a genética e o objetivo da pessoa, e a hidratação também é uma parte de grande importância, principalmente para o bom desenvolvimento muscular.

O treino das pessoas dessa categoria deve ser bastante árduo e pesado, e com uma quantidade relativamente baixa de aeróbicos, visando evitar qualquer possível acúmulo de gordura, e também melhorar o funcionamento cardiovascular. O sono e descanso também é um fator bastante importante, assim como foi dito para os ectomorfos.

É válido salientar que para conhecer de fato o seu biótipo, e alcançar os objetivos esperados, é interessante contar com uma ajuda profissional, já que eles são totalmente capacitados para adaptar o melhor treino ou a melhor dieta. Então é importante visitar um personal trainer/ educador físico e um nutricionista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.