Dores nas Axilas: O Que Pode Ser?

As dores nas axilas são daquele tipo que não esperávamos que acontecesse ou nem imaginávamos que fosse possível. Porém, elas existem sim e claro, existem causas para o seu surgimento.

O Que Provoca Dores nas Axilas?

Geralmente, quando as axilas começam a doer significa que um microrganismo “atacou” a região provocando uma infecção. Se trata de uma dor que pode ser comparada a uma ferroada de uma abelha, por exemplo, ou a sensação de uma pontada.

O processo da dor acontece por conta da infecção que faz com os linfonodos, que temos espalhados em algumas partes do corpo e em grande quantidade nas axilas, se inchem. O inchaço é que faz que a região fique sensível e que inicie a dor.

Porém, não é só por causa de uma infecção que uma mulher pode sentir dores nas axilas. Elas podem sentir o desconforto próximo aos primeiros dias da menstruação. O que é perfeitamente normal porque o corpo da mulher neste período é mais sensível. Mas, neste caso, passando o ciclo da menstruação as dores devem desaparecer.

Outro motivo que faz com que as mulheres sintam dores nas axilas é a presença do câncer de mama. A dor seria consequência da aparição de um nódulo na região embaixo do braço. Os homens também podem ter o problema, mas que é mais frequente nas mulheres.

no images were found

Além disso, fungos e bactérias que também podem provocar inflamações podem fazer com que apareça essa dor nas axilas. Neste caso, com um incomodo diferente, com muito prurido e até mesmo sensação de queimação. É comum, nestes casos, que o local fique vermelho.

Como Tratar as Dores nas Axilas

Como você viu anteriormente vários motivos podem fazer com que uma pessoa sinta dores nas axilas e sendo assim, o tratamento também varia de acordo com o problema. Na verdade, você não estará tratando da dor, mas do que a provocou, como a infecção, que normalmente é curada com antibióticos.

O uso dos analgésicos é permitido para diminuir a dor, porém, não bastam porque é preciso resolver o problema que está causando. No caso do câncer, o tratamento mais duro de todos, a radioterapia e a quimioterapia podem ser uma das técnicas adotadas.

no images were found

Dê Atenção às Dores no Seu Corpo

Falávamos de dores nas axilas e também fizemos referência a variedade de dores que podem afetar nosso corpo que nem podemos imaginar. O que temos que ter consciência é que não importa onde a dor aparece, ela deve ser levada a sério. A dor é um sinal de que alguma coisa no seu corpo não está funcionando como deveria.

Antes de sair tomando qualquer remédio ou mascarando a dor com analgésicos é melhor observá-la e caso persista e não exista nenhuma situação aparente, como um peso que você pegou, procure um médico. Lembrando que a automedicação é sempre a pior escolha.

Dores Que Merecem Atenção Especial

Dores no Pescoço: Ao primeiro sinal dessa dor imaginamos logo um torcicolo, que é simples e basta um creme e o problema está resolvido ou simplesmente esperar. Porém, se as dores no pescoço acontecerem repetidas vezes e se ele ficar duro depois que a dor sumir deixando dificuldades em alguns movimentos, ligue o alerta vermelho.

A dor no pescoço, neste caso, pode estar ligada à uma hérnia cervical e precisa de um tratamento sério e específico para não criar problemas ainda maiores mais tarde.

no images were found

Dores nas Mamas: A dica neste caso é prevenção do câncer de mama. A mulher deve consultar-se com uma ginecologista a cada 6 meses e na vida será feito os exames necessários. Mas, em casa mesmo, a mulher deve fazer o autoexame para verificar se não existe nenhum caroço. Além da dor, observe se não houve alterações nas mamas de formato e outro alerta é o surgimento de secreções e feridas na volta dos mamilos.

Dores Quando Vai Urinar: essa dor é comum em dois casos, problemas na bexiga ou na uretra e merece atenção e cuidados. Normalmente, a inflamação acontece quando bactérias do nosso próprio corpo contaminam o canal da urina. E não é só isso que provoca esse tipo de inflamação, sexo com violência também pode criar um “espaço” bom para o desenvolvimento das  bactérias que provocam o problema.

Quanto antes o tratamento começar melhor será. Caso seja ignorado o problema pode se espalhar para outros órgãos. Normalmente, os atacados são os rins, útero e ovários.

no images were found

Dores no Peito: Fique atento se sentir pontadas ou queimação. Não perca tempo e procure um médico. Essa dor é considerada mais grave ainda se você observar ela se repetindo na mandíbula e nos braços. Somados, são sintomas de angina. Problemas ligados ao coração.

Dores na Perna: Se é aquela dor depois de caminhar de salto o dia inteiro, nada demais, mas se é muito comum que a sua perna fique inchada e ainda por cima você sente dor. Esses sintomas estão relacionados as doenças do coração. Além de um médico especialista, em alguns casos, pode ser necessário uma cirurgia.

Dores de Cabeça: É uma daquelas dores que praticamente todo mundo tem. Pode ser provocada até mesmo por dia cheio de trabalho ou muito sol que você tomou. Até o estresse pode provocar dores de cabeça. Porém, a pior de todas as dores de cabeça é a enxaqueca, que costuma resistir a todos os remédios para diminuí-la. Neste caso, repouso e alimento adequado podem aliviar o problema e não tem muito mais o que fazer.

no images were found

Porém, se não é enxaqueca e a dor é regular é necessário pesquisar mais sobre o assunto. Duas doenças graves têm as dores de cabeça como sintoma: tumores no cérebro e meningite. No caso da segunda, o paciente também tem febre muito alta. No caso dos tumores, existe problema a visão e perda da força dos músculos e parcialmente do controle motor.

Dores de Barriga: Quando é uma dor muito forte e não tem nada a ver com o que você comeu pode ser um sintoma de mioma. Um problema bem mais comum entre as mulheres do que imaginamos, segundo pesquisas, 50% do sexo feminino tem o problema aqui no Brasil. O pior é que muitas mulheres levam anos para descobrir que possuem o problema, que pode ficar anos e anos sem dar nenhum sintoma.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.