Sobre Tuberculose

Sobre tuberculose, sabemos que por muitos séculos matou milhões de pessoas por todo o mundo em epidemias avassaladoras, assim como a varíola e outras doenças infecto-contagiosas que naquela época eram incuráveis. Hoje graças ao estudo de cientistas dedicados e o uso de novos avanços da tecnologia cientificas algumas dessas doenças foram erradicadas, assim como a varíola, outras estão em vias de erradicação através da vacinação como é o caso da paralisia infantil ou poliomielite e outras já tem tratamento eficaz como a tuberculose. A tuberculose é transmitida através do bacilo de Koch, denominado cientificamente de Mycobacterium tuberculosis.

Tuberculose

Tuberculose

Hoje a tuberculose já não assusta tanto as pessoas, pois é uma doença que tem tratamento e a doença sendo diagnosticada precocemente o paciente pode lograr a cura definitiva da doença, entretanto a tuberculose, assim como outras doenças contagiosas como a hanseníase, por muito anos relegou aos seus pacientes o isolamento da família e da sociedade, sendo uma doença muito temida. Atualmente cerca de um terço da população mundial pode estar contaminada com o bacilo de Koch. Esse bacilo é disseminado pelo individuo portador através da tosse e dos espirros, e pode ficar circulando no meio ambiente poluído pelo período de algumas horas, quando pode se alojar no organismo de outra pessoa e assim se da o contágio pelo bacilo.

Sintoma

Sintoma

A pessoa infectada pelo bacilo pode ou não desenvolver a tuberculose, pois o organismo de alguns indivíduos saudáveis e com o sistema imunológico organizado pode reagir a esta invasão e eliminar naturalmente o bacilo, enquanto outras acabam padecendo com a doença. O primeiro contato do bacilo com o organismo de uma pessoa é o mais propicio para gerar a doença, com a repetição desse contato os indivíduos vão ficando imunizados, adquirindo resistência e o organismo passa a organizar suas defesas voluntariamente. Atualmente o tratamento da tuberculose é simples, com duração média de 6 meses e a base de medicamentos, “receitas mágicas“, que são distribuídos pelos órgãos de saúde do governo, e mesmo assim morrem anualmente em torno de 6 mil pessoas com tuberculose.

Tratamento

Tratamento

A maior causa da incidência de mortes por tuberculose se dá com pacientes que não procuram os serviços da área saúde e não são diagnosticados em tempo hábil e entre aqueles que começam o tratamento com a orientação dos médicos e o acompanhamento dos agentes de saúde, mas depois de algum tempo, cessando os sintomas interrompem o tratamento, ocasionando a reincidência da tuberculose, o que os médicos chamam de tuberculose resistente. Nesse caso o índice de cura é bem menor e muitos pacientes chegam ao óbito. Tuberculose tem cura, o tratamento e feito nos centros de saúde municipais, a medicação e os exames são gratuitos, e a cura definitiva na grande maioria dos casos depende somente do paciente seguir ou não as recomendações médicas e o tratamento prescrito. Vale lembrar que a doença é contagiosa e o não tratamento voluntário causa novas vitimas, sendo portanto uma falta de consciência com o próximo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.