Tuberculose

Os números que se relacionam aos índices de tuberculose no Brasil são impressionantes. Muitas curiosidades são reveladas através de sites da rede que se refere as doenças respirátorias contagiosas. Mais de um terço da população mundial está contaminado pelo bacilo de Koch. Cientificamente o bacilo de Koch é denominado de Mycobacterium tuberculosis.

Tuberculose

Tuberculose

Se o paciente portador do microorganismo espirrar ou tossir num determinado ambiente, o bacilo fica suspenso no ar por até algumas horas. Se uma pessoa entrar em contato com este ar contaminado poderá contrair a doença.

O bacilo de Koch quando entra em contato com homens ou mulheres bonitas saudáveis geralmente o próprio organismo desse indivíduo se encarrega de eliminá-lo através de suas defesas naturais. Já pessoas com imunidade baixa, adoentadas ou com alguma outra deficiência imunológica pode facilmente contrair o bacilo e desenvolver a doença. O primeiro contato do indivíduo com o bacilo é o mais perigoso. Com o passar do tempo o indivíduo que teve algum contato com o bacilo de Koch e não desenvolveu a doença vai adquirindo resistência e seu organismo se encarrega de afastar qualquer risco de contaminação.

Sintomas

Sintomas

Mesmo com todas as facilidades de tratamento para a tuberculose nos dias de hoje ainda morrem cerca de seis mil brasileiros por ano. O tratamento é todo gratuito e o paciente encontra na rede pública de saúde toda a medicação necessária. Basicamente o tratamento para a tuberculose resume-se a três tipos de medicamentos e dura mais ou menos seis meses. Quase 100% dos casos de pacientes infectados pela tuberculose são curados com a medicação. Mas este percentual de cura só acontece com pacientes que fazem corretamente o tratamento sem nenhuma interrupção. No caso de quem faz interrupções e não consegue a erradicação da doença no organismo pode se tornar resistente e aí está a maior preocupação da medicina, a tuberculose resistente.

A vacina BCG quando aplicada nos trinta primeiros dias de vida é capaz de imunizar a pessoa. Assim a importância da vacina é fundamental para que se possam diminuir os casos da doença nas casas brasileiras . Quando contraída a doença os sintomas mais freqüentes são a tosse persistente, o suor especialmente a noite, dores no tórax, emagrecimento lento, mas continuado. O paciente com tuberculose não sente fome, sem apetite e sem vontade para nada.

A tuberculose é considerada uma doença social visto que ela depende muito do meio ambiente equilibrado, boas condições da area saúde física do indivíduo, fatores conquistados em regiões com um bom padrão de sanidade. Boas condições sócio-econômicas fazem diferença nos índices de desenvolvimento da doença.

As campanhas nacionais de erradicação de algumas doenças altamente contagiosas estão sendo cada vez divulgadas, mas somente serão exitosas as campanhas que tiverem despertado a consciência da população que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de qualquer tipo de empreendimento voltado especialmente para a saúde. Muito dinheiro é investido pelos órgãos governamentais e não governamentais objetivando a erradicação de doenças que ainda atingem grande parcela da população. O Brasil é um país que investe em agentes da saúde e, políticas públicas estão voltadas à prevenção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.