Triacilgliceróis: Características Gerais

Consiste em éster derivado de glicerol e três ácidos gordos. Triglicerídeos são sangues lipídicos que ajudam a permitir a transferência bidirecional de gordura adiposa e de glicose sanguínea a partir do fígado. Há muitas fontes: Dependendo da fonte de óleo, alguns estão insaturados em níveis altos e menores.

Triacilgliceróis: Compostos Saturados e Insaturados

Compostos estão “saturados” com hidrogênio. Todos os lugares disponíveis, onde os átomos de hidrogênio poderiam ser ligados aos átomos de carbono. Compostos insaturados têm ligações duplas átomos (C = C), entre carbono, reduzindo o número de locais onde os átomos de hidrogênio podem se ligar aos átomos. Compostos saturados têm ligações simples (CC) entre os átomos de carbono e a ligação a outro é ligado ao hidrogênio (CH-CH, por exemplo).

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

As gorduras insaturadas têm um ponto de fusão inferior e são susceptíveis de serem líquidas. Gorduras saturadas têm fusão mais elevada. Provável que seja sólido à temperatura ambiente.

Os triglicerídeos são os constituintes principais do óleo vegetal (normalmente mais insaturados) e gorduras animais (com maior saturação).  Representa componente principal do óleo de pele humana.

Estrutura Química: Triacilgliceróis

Triglicerídeos são formados pela combinação de glicerol com três moléculas de ácido gordo. Álcoois possuem grupo hidroxilo e se unem para formas esteres. A molécula de glicerol tem três hidroxilo (HO-).

Os comprimentos das cadeias dos ácidos gordos variam de maneira natural, A maioria contém entre 16-20 átomos de carbonos. Os naturais são encontrados em plantas e animais, compostos por apenas números pares de átomos de carbono, o que reflete a via para a biossíntese a partir de dois carbonos de blocos de construção.

Bactérias, no entanto, possuem a capacidade de sintetizar cadeia ramificada de ácidos gordos. Como resultado, os ruminantes de gordura animal trazem ácidos gordos ímpares. Muitos são os ácidos gordos insaturados, mas alguns são poli-insaturados, por exemplo, aqueles derivados a partir de ácido linoleico.

As gorduras mais naturais contêm mistura complexa de triglicerídeos individuais. Devido a isto, elas derretem sobre uma ampla gama de temperaturas. A manteiga de cacau é incomum em composto de apenas alguns triglicerídeos, derivado do ácido palmítico e ácidos esteáricos.

Metabolismo: Triacilgliceróis

As enzimas lipases pancreáticas atuam com a ligação éster. Na forma de triglicérides, os lipídeos não podem ser absorvidos pelo duodeno. Ácidos gordos, monoglicéridos e alguns diglicéridos absorvidos por duodeno se os triglicerídeos forem quebrados.

No intestino, após a secreção de lipases e biliares, os triglicerídeos são divididos em ácidos gordos livres em processo chamado de lipólise, movido para absorção de células que revestem o intestino.

Os triglicerídeos são reconstruídos nos fragmentos e embalados em conjunto com o colesterol e proteínas para formar quilomícrons. Estes são excretados pelas células, recolhidas pelo sistema linfático e transportadas para os grandes vasos perto do coração antes de ser misturado com o sangue.

Vários tecidos podem capturar quilomícrons libertando triglicerídeos para serem usados em fonte de energia. Gordura e células do fígado podem sintetizar e armazenar. Quando o corpo necessita de ácidos gordos como fonte de energia, a hormona glucagon sinaliza o colapso dos triglicerídeos para acontecer à liberação.

À medida que o cérebro não pode utilizar ácidos gordos como fonte de energia, o componente glicerol de triglicerídeos pode ser convertido em glicose, via glicólise por conversão em fosfato. As células de gordura também podem ser divididas caso as necessidades do cérebro superem o corpo.

Triglicerídeos não podem passar de maneira livre através das membranas celulares. Enzimas especiais nas paredes dos vasos sanguíneos, chamadas lipases de lipoproteína, devem quebrar triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Podem ser absorvidas por células através do transportador de ácidos gordos (FAT).

Triglicerídeos, como principais componentes de muito baixa densidade de lipoproteína (VLDL) e quilomícrons, desempenham papel importante no metabolismo, como fontes de energia e transportadores de gordura na dieta. Eles contêm mais do que o dobro da energia, como os hidratos de carbono.

Papel na Doença

No corpo humano os níveis elevados de triglicerídeos no sangue têm sido associados à aterosclerose e, por extensão, o risco de doença cardíaca e derrame. No entanto, o impacto relativo negativo de níveis elevados de triglicerídeos em comparação com o de LDL ainda é desconhecido. Os riscos podem ser explicados por forte relação inversa entre o nível de triglicérides e HDL.

Redução dos Níveis de Triglicerídeos

As dietas ricas em refinados carboidratos possuem 60% do consumo total de energia, fato que pode aumentar os níveis de triglicérides. Há evidências de que o consumo de hidratos de carbono causa elevado índice glicêmico à superprodução de insulina e aumentar os níveis de triglicerídeos em mulheres.

Mudanças adversas associadas com a ingestão de carboidratos, incluindo os níveis de triglicérides, são fatores de risco mais fortes para doenças cardíacas em mulheres do que em homens.

Os níveis de triglicérides também são reduzidos pelo exercício e consumo de ácidos graxos e ômega-3 do peixe, linho óleo de semente e de outras fontes. Uso elevado do álcool também pode gerar o aumento.

Viva Bem

Viva Bem

Usos Industriais

Óleos de linhaça e derivados são componentes importantes de produtos úteis usados em tintas e revestimentos relacionados. Ricos em componentes de ácidos gordos, aos quais tendem a endurecer, na presença de oxigênio.

Triglicerídeos também são divididos em componentes por meio de transesterificação durante o fabrico de biodiesel. Os resultantes de ácidos gordos esteres podem ser utilizados como combustível em motores a diesel. A glicerina tem muitos usos, tais como no fabrico de alimentos e na produção de produtos farmacêuticos.

Coloração: Triacilgliceróis

A coloração de ácidos gordos, triglicerídeos, lipoproteínas e outros lipídios são feitos através da utilização. Estes corantes podem permitir a formação de matéria gorda de interesse determinado por coloração do material de uma cor específica.

Significado de Lipídios

Constituem em grupo de ocorrência natural de moléculas que incluem as gorduras, ceras, esteróis, lipossolúveis, vitaminas, monoglicéridos, diglicéridos, triglicerídeos, fosfolípides e outros. As principais funções biológicas dos lipídios incluem armazenamento de energia, sinalização e age como componentes estruturais das membranas celulares. Os lipídios têm encontram aplicações nas indústrias de cosméticos e alimentos, bem como em nanotecnologia.

Lipídios podem ser definidos como pequenas moléculas hidrofóbicas ou anfifílicas, a natureza de alguns anfifílicos permite que eles formem estruturas, tais como vesículas, lipossomas ou membranas em ambiente aquoso.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.