Síndrome Munchausen

Síndrome Munchausen

Em 1951 o médico inglês descreveu pela primeira vez a síndrome de Munchausen. Uma doença psiquiátrica que pode ser muito difícil de diagnosticar ao mesmo tempo que pode ter graves consequências. A síndrome Munchausen é referida quando o paciente ou o responsável por alguma criança, normalmente a mãe, simula ou mesmo provoca os sintomas de uma ou mais doenças para receber cuidados e tratamento médico, sem que haja, no entanto, nenhum tipo de vantagem com esse procedimento, a não ser o cuidado e o tratamento da doença fictícia. Deve ficar claro que a síndrome Munchausen é diferente de quando alguém simula uma doença com objetivos óbvios de obter alguma vantagem, seja material, judicial ou de inteligência emocional, quando o ato é intencional.

Síndrome Munchausen

Síndrome Munchausen

Muitos simulam doenças para garantirem auxílios do governo, aposentadorias, pensões ou licenças na área de saúde. No caso da síndrome Munchausen não há nenhum tipo de benefício dessa espécie e o comportamento ocorre de forma compulsiva, contínua, deliberada e premeditada, no entanto não apresenta nenhuma lógica. A síndrome Munchausen é considerada pela psiquiatria como uma perturbação grave da personalidade, com tratamento bastante difícil além de um prognóstico reservado. Os atos dos pacientes com a síndrome são descritos pelos tratados de psiquiatria como sendo distúrbios factícios.

Genética Modificada

Genética Modificada

Síndrome de Munchausen “by proxi”

By proxi quer dizer “por procuração”, e assim a Síndrome Munchausen “by proxi” ocorre quando a mãe ou o responsável por uma criança simula a doença do filho ou da criança sob sua responsabilidade. Nesse caso a doença se torna eminentemente perigosa, pois normalmente coloca a saúde da criança em risco e submetidas a situações invasivas com tratamentos, investigação de sintomas e muitas vezes até cirurgias. A síndrome Munchausen “by proxi” é considerada como uma forma clara de abuso infantil.

Muitas vezes quando é diagnosticado um caso de Síndrome Munchausen “by proxi” a criança já sofreu durante anos os abusos do doente psiquiátrico, muitas vezes com a administração intermitente de medicamentos de toda a espécie, além de intoxicação com substâncias para provocar os sintomas sejam medicamentos ou plantas, injeções de sangue, urina, ar, enfim, artifícios de toda a espécie de substancia para provocar com agilidade sintomas que levem a criança a simular uma doença ou a investigação desta, requerendo muitas vezes internações longas e até tratamentos cirúrgicos. Quando existem outros filhos mais velhos, frequentemente descobre-se que as outras crianças já sofreram as mesmas agressões.

Tratamento

O tratamento da síndrome Munchausen é psiquiátrico e requer acompanhamento por bastante tempo. É preciso levantar as causas que levaram a esse comportamento, que é comum em famílias com problemas e histórias de violência domésica, onde a doença e o tratamento de um filho podem se transformar numa fuga. Há sempre o sofrimento das partes envolvidas, e mesmo que os sintomas sejam simulados, psicologicamente o paciente pode sentir todos os males físicos que o afligem, além de que na tentativa de simular sintomas o paciente pode acabar desenvolvendo alguma doença real, como uma infecção generalizada ou outro problema grave. A síndrome Munchausen é um problema psiquiátrico sério e deve ser encaminhado para tratamento, pois pode ter graves consequências.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.