Síndrome Moebius

Síndrome Moebius

A principal característica da Síndrome Moebius é a paralisia da face sendo que esta pode aparecer em níveis diferentes de intensidade existindo casos em que a falta de mobilidade é observada em certas partes do rosto e em outros casos mais severos a paralisia se faz presente em toda a face. Nos casos parciais as pessoas podem realizar alguns movimentos com os músculos da face, embora estes sejam reduzidos e nos casos mais graves as pessoas já não conseguem realizar nenhum movimento que seja com os músculos do rosto, todos são afetados pela doença. Neste caso, o movimento dos olhos é afetado além dos músculos responsáveis pelo movimento da face que expressam as emoções e para isto não existe mensagem de otimismo que possa minimizar os grandes problemas do portador da síndrome e de sua família.

Síndrome Moebius

Síndrome Moebius

Causas

As causas da Síndrome de Moebius ainda continuam desconhecidas, pesquisas indicam má formação no nervo motor, outras apontam a falta do tecido muscular para que possa realizar os movimentos. Pesquisadores dizem ser a doença hereditária, outros acreditam na má formação do feto em vista da ingestão de produtos químicos que poderiam ser até medicamentos ingeridos pela gestante. A verdade é que existem diferentes pontos de vista com relação a este tema. Em se tratando da ingestão de produtos químicos, a dependência de drogas poderia se incluir entre as hipóteses. Diante de tantas incertezas, em 1966 uma pesquisa mostrou que 49% das crianças que nasceram com a Síndrome de Moebius, as mães tentaram a prática do aborto com o uso de misoprostol. Este é um medicamento para úlcera gástrica que é vendido pelo nome de Citotec e usado clandestinamente para forçar o aborto. Quando este não acontece o feto é prejudicado e daí a criança pode nascer portando a Síndrome de Moebius.

Características da doença

Dependendo dos nervos afetados serão as manifestações da síndrome, normalmente são dois os nervos mais afetados, mas podem acontecer de outros também terem anomalias e isso é que vai determinar a intensidade da imobilidade facial. As principais características da doença são: A face tem a aparência de uma mascara faltando expressão, não consegue sorrir sendo inábil para isso, possui estrabismo convergindo para um único ponto, os olhos não apresentam capacidade de piscar nem de fazer movimentos laterais, há uma dificuldade muito acentuada para fechar os olhos e com isso acontece o ressecamento da córnea, parte superior do corpo apresentando fraqueza muscular, mandíbula reduzida, palato estreito e alto, a língua é mal formada e pequena, apresenta alterações nos dentes e na fala, tem problemas de audição, extremidade com malformações, possui dedos a mais e unidos, retardamento mental, pés tortos, hérnia umbilical. Com tudo isto parece que não existem milagres que possam dar um jeito neste tipo de doença.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Tratamento

A síndrome não tem cura e os únicos tipos de tratamentos são as cirurgias e terapias para melhorar as condições dos músculos e dar uma melhorada na qualidade de vida tão comprometida das pessoas portadoras desta doença.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.